Como escolher móveis para piscina?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Chegou a hora de decorar a sua área externa, aquele espaço privilegiado e dos sonhos de qualquer mortal, onde estão a sua varanda, piscina ou jardim, e você está em dúvida por onde começar? Calma, que a gente vai ajudar você nessa missão de escolher móveis para piscina.

A Leroy Merlin tem tantas opções de móveis para piscina, que você nem imagina. As alternativas se espalham entre móveis e acessórios para tomar sol, relaxar, descansar, servir refeições ou somente mesmo curtir o espaço entre amigos ou com a família.

Esse é um espaço da casa que vem recebendo cada vez mais atenção e carinho dos moradores. Afinal, é ali que você entra em contato com a natureza, toma sol ou se protege dele, sente a brisa do dia e renova suas energias. É por isso que a área externa é um dos locais preferidos da casa.

Mas, na hora de decorar esse espaço com móveis para piscina, é preciso observar alguns aspectos, já que as condições climáticas aí são diferentes das do interior da casa e os móveis para jardim acabam ficando expostos a sol, chuva, vento e umidade.

Na hora de escolher os móveis, é preciso combinar dois aspectos importantes: a estética e a funcionalidade. Ao escolher móveis para área externa, é preciso optar por materiais que resistem a praticamente qualquer tipo de clima e, principalmente, são fáceis de limpar.

Então, vamos à regra principal: móveis para jardim precisam ser produzidos com materiais duráveis e resistentes às intempéries do clima, como sol, chuva e ventos, e de fácil manutenção e limpeza. São esses fatores que guiarão você para a escolha do material adequado a esse tipo de ambiente.

Projeto: Thaisa Bohrer Bohrer arquitetos

A resistência, portanto, é fator fundamental na escolha de móveis para a área da piscina. Materiais pouco abrasivos como metais inox, pedras, madeiras tratadas e plásticos são os mais indicados!

Lembre-se também de optar por itens revestidos com tecidos impermeáveis, principalmente nas cadeiras e espreguiçadeiras, afinal, esses móveis são usados com roupas molhadas.

E para ajudar você fazer as escolhas mais acertadas de móveis para piscina, para sua área externa, conversamos com os arquitetos Cezar Scarpato e Thaisa Bohrer, da Bohrer Arquitetos. Eles nos deram superdicas, que a gente compartilha a seguir, tintim por tintim.

Aproveite para conferir este vídeo com dicas especiais para ajudar você na escolha de seus móveis para piscina.

Como escolher móveis para piscina

Tamanho do espaço, utilidade, resistência à água e ao clima são alguns dos fatores mais importantes na hora de escolher móveis para piscina. Afinal, esse mobiliário fica exposto a sol e chuva na grande maioria das vezes.

Mas não são só esses aspectos que você deve levar em consideração. Confira, a seguir, as dicas dos arquitetos Cezar Scarpato e Thaisa Bohrer para escolher os móveis para piscina ideais e alguns fatores específicos:

Área de circulação

A área de circulação está diretamente relacionada ao conforto e bem-estar, devendo ser bem analisada, antes mesmo de você ir à loja comprar móveis para piscina.

Você não deve obstruir a passagem e a rota de circulação de acesso e entorno da piscina, vestiários, chuveirão e lava-pés, bar e também áreas internas. Meça os espaços disponíveis e observe qual será o melhor posicionamento dos móveis.

Tem pouco espaço? A Mesa de Apoio Timea Naterial garante apoio para pequenos objetos, como copo, óculos e petisqueira, e não atrapalha a circulação

Dimensão dos móveis

A área de circulação disponível irá determinar um segundo item importante: a quantidade e as dimensões das peças elencadas.

Antes de mais nada, analise o espaço disponível e a sua real necessidade. a necessidade de circulação na área. Essa análise já determinará a quantidade e a dimensão dos móveis para piscina.

Funcionalidade dos móveis

Escolha os móveis para piscina de acordo com a função que você deseja que eles desempenhem. Por exemplo: você precisa de um lugar para tomar sol? Eleja espreguiçadeiras. Precisa de um lugar para descansar? Talvez um de rede para descanso ou um sofá para área externa entrem na sua lista.

Gostaria de se proteger do sol? Que tal uma tenda ou gazebo? Precisa de um lugar para bebericar? Talvez uma mesinha de apoio seja suficiente. Ou gostaria de um bom lugar para servir churrasco gostoso? Certamente não dará para fugir de um conjunto de mesas e cadeiras.

Espreguiçadeiras Bogotá para piscina, em aluminio amarelo: além de ecologicamente corretos, são produtos de qualidade, muito resistentes ao tempo, produzidos em estrutura de alumínio polido que não enferruja

Experiência sensorial

É necessário considerar o que as pessoas vão experienciar ao utilizar o mobiliário: uma vista interessante da piscina ou paisagem ou um paredão? Vão ouvir o barulho da casa de máquinas ou a queda d’água e pássaros?

Vão ficar mais tranquilamente isolados ou ficarão na rota de passagem e receber água a cada mergulho? Os móveis podem ajudar a tornar a experiência mais agradável, a depender do seu conforto, da privacidade ou da proteção que eles vão oferecer.

Conjunto de mesa e cadeiras integradas à vegetação dão aconchego ao espaço no entorno da piscina Projeto: Cezar Scarpato Foto: Bicubico

Resistência às intempéries

A regra principal de móveis para piscina é a resistência ao tempo. Para serem autênticas, as áreas externas precisam de móveis para jardim que, além de funcionais, decorem o ambiente e deixem o espaço confortável e acolhedor, tanto para diversão quanto para contemplação.

Mesas e cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras, puffs, sofás confortáveis com almofadas, ombrelones, mesas de apoio… tudo isso e um tanto mais farão das suas áreas externas muito confortáveis e aconchegantes.

Com um detalhe: todos os móveis escolhidos devem ser resistentes ao tempo. Também é importante que os tecidos sejam impermeáveis e fáceis de limpar.

Materiais

O fato dos móveis para piscina serem normalmente mais resistentes, já que são para exterior, não exclui os cuidados básicos com a sua especificação. Os materiais também são de suma importância já que todos eles devem ser específicos ou prever um tratamento adequado.

Metais e madeiras necessitam, principalmente, de proteção quanto à água. Já os materiais plásticos e tecidos demandam mais resistência quanto à insolação.

A mesa de madeira, por exemplo, é muito comum, afinal o material é versátil e combina com diferentes estilos de decoração, sem perder o toque mais rústico e aconchegante.

Contudo, se a mesa ficará em um local exposto a intempéries, é muito importante que a madeira receba um tratamento com verniz ou uma camada acrílica. Por isso, antes de comprar, verifique se o mobiliário já vem com a madeira tratada.

Outro modelo muito procurado é a mesa de metal. Os mais usados são o ferro e o alumínio, que trazem um toque diferente à sua decoração de área externa. Porém, da mesma forma que a madeira, o ferro precisa receber um tratamento para suportar as intempéries.

A mesa de alumínio é uma opção interessante, que adiciona modernidade à decoração. Ela é leve, fácil de limpar e não perde a cor com o tempo, resistindo bem à ação do vento, da chuva e do sol. A limpeza também não conta com grandes segredos, basta usar água e sabão.

Se você precisa de uma opção que possa ser molhada, a mesa de plástico é uma boa alternativa. Ela é mais barata, leve e tem uma manutenção simples. Além disso, você encontra mesas em diferentes tamanhos, formatos e cores, permitindo ousar na sua decoração.

Por fim, também existe a mesa de fibra sintética, fácil de manter e bem resistente às alterações de temperatura, chuva, sol e calor. Você encontrará diferentes modelos, tamanhos e estilos.

• Leia também: Móveis para a área externa que podem molhar

Quais os materiais para móveis de piscina disponíveis no mercado?

Cada vez mais surgem novas opções de mobiliário para área externa. Confira os materiais mais comuns e, ao mesmo tempo, mais resistentes para área externa e ideais para os móveis para piscina, bem como suas vantagens e desvantagens:

• Estruturas metálicas

• Plástico

• Madeira

• Tecidos, impermeáveis, fibras sintéticas e cordas náuticas

Estruturas metálicas

Estruturas metálicas, como o alumínio, geralmente são leves, duráveis e sem necessidade de tratamento anticorrosão. Podem receber pintura eletrostática em cores diversas e as telas de trama em fibra sintética para resistirem às intempéries.

Prós: são leves, duráveis e têm design arrojado.

Contras: valor alto, dificuldade de reparo perfeito na pintura e nas telas que geralmente devem ser inteiramente trocadas. Esta opção acabou por substituir os móveis de fibra de vidro utilizados como opção leve e resistente.

Plástico

É uma alternativa sempre mais econômica e fácil de fazer a manutenção e a limpeza.

Prós: são sempre mais básicas, baratas e leves

Contras: pecam na estética e têm pouca durabilidade pois ressecam. E apesar de terem surgido móveis de plástico colorido com design mais arrojado, as cores no plástico tendem a esbranquiçar expostas ao sol. Por serem extremamente leves podem ser levadas pelo vento.

Madeira

Madeira é um material versátil e combina com diferentes estilos de decoração, sem perder o toque mais rústico e aconchegante. A madeira mais usada em ambientes externos é a Teca, que apresenta densidade média e ótima durabilidade.

Outra possibilidade é o cedro, resistente a intempéries e insetos. Quando tratada adequadamente, a mesa de madeira pode durar mais de 25 anos.

A madeira natural pode aparecer com novos tratamentos e vernizes, mas também há lugar para as madeiras sintéticas. Normalmente são materiais plásticos com compostos orgânicos ou até mesmo com materiais reciclados, recebendo o nome de “madeira ecológica”.

Prós: geralmente são móveis mais fáceis de harmonizar em ambientes externos principalmente proporcionando o toque e visual natural

Contras: demandam manutenção constante da pintura evitando farpas que podem machucar, evitando rachaduras e ataque de insetos. Também são pesadas e difíceis de reposicionar.

Tecidos impermeáveis, fibras sintéticas e cordas náuticas

Tecidos impermeáveis e, hoje, as fibras sintéticas, mais tecnológicas, tornam-se mais resistentes e desbotam com menos facilidade. Junto a eles também vem aumentando a utilização das cordas náuticas no mobiliário externo.

Prós: a preferência pelos materiais naturais enriquecem as composições e tornam os ambientes mais agradáveis.

Contras: por outro lado, tendem a resistir menos e demandam algum tipo de manutenção de tempos em tempos.

Quais os melhores tipos de móveis para piscina

Agora que você já sabe os critérios para escolher os melhores tipos de móveis para piscina, bem como os principais materiais disponíveis no mercado, listamos os móveis que têm função imprescindível para seu conforto e bem-estar à beira da piscina.

• Espreguiçadeira

• Ombrelone

• Mesinha de apoio

• Mesas e cadeiras

• Futons e almofadas impermeáveis

• Gazebos fixos ou retráteis

• Poltronas reclináveis

• Colchonetes e boias infláveis

• Sofás amplos de madeira ou fibra sintética

• Rede e balanço para jardim

• Daybeds

• Cooler

• Luminárias tipo lanternas de piso

1. Espreguiçadeiras

A espreguiçadeira é um dos móveis mais presentes na área externa. Ela tem diversas funções, desde aproveitar um dia de sol à beira da piscina até relaxar em meio ao jardim.

A cadeira espreguiçadeira pode ser encontrada em diversos materiais e modelos — inclusive há opções de espreguiçadeira para piscina com rodinhas, que facilitam o transporte na hora de tomar sol, e espreguiçadeiras com estofado.

O primeiro ponto, quando for comprar sua espreguiçadeira, é avaliar o local em que ela ficará. Assim, você poderá encontrar o tamanho ideal. Avalie ainda quantas pessoas vão usar o móvel e se há necessidade de ele ser transportado — preferindo, nesses casos, as versões dobráveis e com rodízios.

Depois, considere o tipo de material do qual a espreguiçadeira é produzida: cadeira espreguiçadeira de fibra é muito bonita e excelente para as áreas externas. Esse é um material resistente, fácil de limpar e suporta bem intempéries, como chuva, frio, calor e sol; espreguiçadeira de madeira pode ser usada em varandas, jardins e até na beira da piscina, dependendo do tratamento da madeira tem.

Espreguiçadeira de metal: o alumínio é uma opção bastante interessante, já que também apresenta boa resistência a intempéries; para a área da piscina, uma das melhores escolhas é a espreguiçadeira de plástico: embora as brancas sejam as mais comuns, é possível encontrá-las em diversas cores.

Também existem opções confortáveis, como as espreguiçadeiras de plástico com estofado; espreguiçadeira de tecido: caso o móvel fique em ambiente aberto, sem proteção, opte por tecidos impermeáveis e fáceis de limpar, garantindo a durabilidade.

Espreguiçadeira Aluminio Lyra Cinza Escuro Naterial

• Leia também: Espreguiçadeiras baratas: selecionamos as melhores!

2. Ombrelone

Semelhante a um grande guarda-sol, o ombrelone possibilita fazer refeições ao ar livre, além de garantir um espaço agradável para confraternizações. Os ombrelones são usados em jardins, quintais e piscinas para proporcionar sombra e proteção contra os raios solares.

Perfeito para sombra e proteção, o ombrelone é o item de jardim e varanda ideal para quem busca criar um espaço de descanso e relaxamento. Seja para ler um livro ou para desfrutar de refeições ao ar livre, um ombrelone para piscina, por exemplo, proporciona a sombra necessária para suas atividades.A diferença entre guarda-sol e ombrelone é que este último possui uma saída de ar na parte superior, por isso suporta ventos mais fortes sem cair. Além disso, os ombrelones são peças maiores, que proporcionam mais proteção.

Os ombrelones criam um ambiente confortável, ao mesmo tempo que protegem da chuva e dos raios solares, como este modelo Ombrelone Aço Lateral Polar Taupe Naterial. Outra vantagem do uso dos ombrelones está na paisagem e decoração. Aliados a outros móveis para área externa, eles deixam sua varanda, quintal ou jardim ainda mais charmoso e elegante.

Ombrelone Aço Lateral Polar Taupe Naterial.

• Leia também: Modelos de ombrelone: conheça os melhores

3. Mesinha de apoio

Mesinhas de apoio para espreguiçadeiras servem de apoio para drinks, livros, óculos e protetor solar. Dá para gastar muito pouco, como esta Mesa de Apoio Plástico Redonda Miami Branco Grosfillex.

Mesa de Apoio Plástico Redonda Miami Branco Grosfillex

4. Mesas e cadeiras

Para refeições e maior conforto na posição sentada. Uma boa recepção exige atenção a alguns detalhes, como a acomodação adequada dos convidados. Com os conjuntos de mesa e cadeiras para jardim você recebe muito bem e ainda garante decoração charmosa.

Os modelos que a Leroy Merlin reservou vão fazer a sua cabeça sem esvaziar o seu bolso. Basta escolher entre os conjuntos de mesa de madeira, de aço e de concreto, que acompanham de duas a quatro cadeiras, como este modelo Conjunto para Jardim Alumínio Lyra 4 peças Cinza Naterial.

Conjunto para Jardim Alumínio Lyra 4 peças Cinza Naterial

5. Futons e almofadas impermeáveis

Feitos sob medida para bancos de alvenaria e madeira, como esta Almofada para Assento Quadrado Listrado Verde. Deixa o móvel mais confortável para sentar e ainda decora o ambiente, garantindo mais beleza e aconchego.

Almofada para Assento Quadrado Listrado Verde

6. Gazebos fixos ou retráteis

Para maior área de cobertura contra intempéries. A tenda, também chamada “gazebo para jardim”, como o Gazebo Aço Taupe Oxis Naterial, está disponível em diversos modelos e, em comum, todos oferecem uma cobertura que pode proteger do sol, da chuva, do vento leve e até mesmo do frio ou do calor, dependendo da estrutura.

A **tenda* é o item ideal para quem deseja criar um espaço bonito, confortável e funcional para reunir pessoas no jardim. Afinal, ela garante proteção contra sol e chuva e ainda ajuda a decorar essa área a partir de modelos de vários tamanhos e cores.

Gazebo Aço Taupe Oxis Naterial

7. Poltronas reclináveis

Para relaxamento, tomar sol ou apreciar a vista sem necessariamente deitar por completo, como este Kit 5 Poltronas De Junco Para Varanda Argila, que se integra aos mais diversos ambientes, dando a eles personalidade e qualidade, deixando o espaço agradável e acolhedor. Sua estrutura em aço com junco garante melhor conforto e resistência.

Kit 5 Poltronas De Junco Para Varanda Argila

8. Colchonetes e boias infláveis

Esses itens fogem da categoria de móveis para piscina, mas não dá para deixá-los de fora. Para relaxamento dentro da piscina, é diversão garantida para toda a família, como esta Boia Bronzeador Inflável Colchão Flutuante Piscina Sorvete Intex.

Boia Bronzeador Inflável Colchão Flutuante Piscina Sorvete Intex

9. Sofás amplos de madeira ou fibra sintética

Há diversos modelos e tamanhos de sofás de jardim, resistentes às ações da natureza, como este modelo de fibra sintética Sofa Porto Rico Capuccino. Em formato redondo também tem ganhado força pelo conforto que proporcionam.

Sofa Porto Rico Capuccino

10. Rede e balanço para jardim

Redes podem ser armadas sob a sombra de vegetação alta. Balanços com suporte próprio, como o Balanço para Jardim Alumínio Lisboa Marrom têm sido muito utilizados.

Balanço para Jardim Alumínio Lisboa Marrom

11. Daybeds

Destinadas às áreas mais secas e que atendam demandas de maior permanência e maior conforto, daybeds são mais que uma espreguiçadeira, quase uma cama, apropriada para ambientes a céu aberto, que proporciona conforto e beleza para o ambiente da sua piscina.

Projeto: Thaisa Bohrer Bohrer Arquitetos

12. Cooler

Acessório indispensável para manter as bebidas geladas, o cooler não está na categoria de móveis, propriamente, mas não pode ser esquecido dessa lista.

A principal vantagem dos coolers ou caixas térmicas é que mantêm a temperatura por um bom tempo, o que confere conforto e saúde, já que os alimentos e as bebidas permanecem frescos e saborosos. Além disso, há ainda a praticidade de limpar e guardar, e os produtos estão disponíveis em vários tamanhos e modelos.

Outro diferencial de ter um cooler térmico é que muitos modelos são portáteis e, portanto, fáceis de serem levados para vários lugares, como praias, piscinas, acampamentos, pescarias, churrascos e festas. O modelo de cooler com rodinhas, por exemplo, evita os transtornos relacionados à alimentação em uma viagem ou evento, garantindo muita praticidade.

Cooler Cool Bar 710230 – Keter Gelo

13. Luminárias tipo lanternas de piso

Luminárias de piso ou postes de jardim são indispensáveis para manter a segurança e ainda dão um charme ao ambiente da piscina.

Poste de Jardim 1 Lâmpada Preto Metal 2,16m IP20 Blumenau

• Leia também: Iluminação para jardim: dicas para escolher a sua

Quais móveis valorizam mais a área da piscina?

“A escolha dos móveis para piscina está diretamente relacionada ao seu uso, mas também ajudam muito a compor a ambientação e o visual esteticamente, garantindo aquela sensação intrínseca de relaxamento e lazer”, explica o arquiteto Cezar Scarpato.

Misto de cama-gazebo, para relaxar e contemplar a paisagem Projeto: Cezar Scarpato Foto: Bicubico

“Móveis com design arrojado e cores interessantes são ótima opção para atualizar e valorizar uma área de piscina com revestimentos mais antigos, por exemplo”, complementa Cezar.

Espreguiçadeiras e bancos criam uma agradável área de convivência Projeto: Cezar Scarpato Foto: Bicubico

Confira nesses projetos do arquiteto Cezar Scarpato como os móveis são capazes de transformar um ambiente, conferindo-lhes requinte, conforto, elegância e bem-estar.

Ombrelones e espreguiçadeiras são a dupla perfeita para relaxamento e proteção ao sol Projeto: Cezar Scarpato Foto: Bicubico

Leia mais:

Espreguiçadeiras baratas: selecionamos as melhores!

Modelos de ombrelone: conheça os melhores

Como limpar piscina e deixá-la pronta para o verão

Ideias baratas para fechar área externa

Kit verão: produtos que não podem faltar na sua casa na estação + quente do ano

Móveis para a área externa que podem molhar

Confira as 7 melhores piscinas infláveis

Tipos de cercas para jardim (cercar espaços e proteger de insetos)

Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa

Quais os principais sistemas de irrigação para jardim e como eles funcionam

Cantinho do churrasco: ideias para você montar e decorar o seu

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo