Como limpar piscina e deixá-la pronta para o verão

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Ter uma piscina em casa é uma das melhores aquisições para os momentos de diversão, calor e descanso com família e amigos, não há como negar.

Mas também não dá para deixar de lado a necessidade de manutenção e limpeza que ela precisa de tempos em tempos.

O problema é que nem todas as pessoas sabem como limpar piscina.

Por isso, vamos ensinar aqui quais os produtos necessários, como utilizar os equipamentos e a ordem em que tudo deve ser feito.

Isso para garantir que você tenha uma piscina cristalina. Confira todas as dicas e o passo a passo completo!

Qual a ordem dos produtos para limpar piscina

É essencial saber a ordem de aplicação dos produtos para limpar a piscina, já que a manutenção, limpeza e desinfecção da água requerem a utilização de produtos adequados.

Porém, muitas dúvidas surgem na hora de aplicar os produtos para a limpeza da piscina. Para te ajudar, separamos os produtos, suas funções e as etapas de aplicações.

Primeiro: floculante ou clarificante

O floculante (ou clarificante) é um produto utilizado para solidificar e concentrar as impurezas ao fundo da piscina, visando facilitar a filtragem e limpeza das partículas maiores de sujeira. A aplicação desse produto é dispensável caso sua piscina não esteja tão suja assim.

Segundo: cloro, sal ou bromo

Para a desinfecção da sua piscina, eliminando micróbios e impurezas não visíveis a olho nu, você pode optar pelos seguintes produtos:

• Cloro
• Sal de limpeza por eletrólise
• Bromo

1- Cloro

Após a limpeza manual superficial, o cloro é o primeiro produto que deve ser colocado na hora de limpar a sua piscina.

O cloro é o produto mais tradicional para limpeza de piscinas no Brasil, além de ser barato e mais fácil de achar para comprar.

Sem contar que ele pode ser encontrado de várias formas: pastilhas, líquido e em pó.

Além disso, o cloro tem a vantagem de ser relativamente simples de usar, basta jogar na piscina manualmente ou colocá-lo no recipiente específico de cloro.

2- Eletrólise de sal

Em vez do cloro você pode optar pelos produtos em forma de sal que limpam a piscina por meio da eletrólise.

A eletrólise é um processo automático que converte sal em cloro usando um conjunto de eletrodos.

Esse é o tratamento mais usado depois do cloro e é só colocar o produto na água e o clorador fará o resto.

Esse tratamento não irrita a pele. O único fator a se atentar é que ele é um pouco mais sensível às mudanças no pH que o cloro.

3- Bromo

Disponíveis em pastilhas ou líquido, o bromo é um produto inodoro, ou seja, sem cheiro, o que pode ser fator crucial de escolha para quem não curte o cheiro de cloro da piscina.

Por outro lado, ele é mais sensível às mudanças de temperatura da água, mais caro e requer uso mais delicado.

Sua dissolução é mais lenta, porém seu uso é mais preciso. O bromo é o queridinho para a limpeza de spas.

Terceiro: produtos antialgas (ou algicida)

Os produtos antialgas devem ser aplicados em sequência.

Ele é utilizado para prevenir a formação de algas na água da sua piscina, evitando a mudança de coloração (xô, piscina verde!).

Quarto: redutor de pH e barrilha (elevador de pH)

Por fim, com a ajuda dos testadores ou tiras de teste de pH, verifique se o pH da água está entre 7 e 7,4 (considerado ideal).

Caso esteja acima disso, aplique os redutores de pH. E, se estiver abaixo, jogue a barrilha para desacidificar a água da piscina, aumentando seu pH.

Como limpar piscina passo a passo

Johonnny Drumond, do Casa de Verdade, nos ajuda a entender o passo a passo:

1º) Limpe o deck com uma vassoura

Dependendo de onde a sua piscina estiver instalada, é normal que o deck ou a área no entorno da fibra acumule folhas e pequenos galhos de plantas que ficam na margem.

Para começar o passo a passo de como limpar piscina corretamente, varra – ou passe o rodo – nessa parte lateral, para tirar a sujeira de perto da água.

2º) Higienize os filtros manualmente

A maioria das piscinas de fibra tem um filtro que serve para sugar sujeiras maiores que caem na água, como folhas, flores e insetos.

O intuito é manter tudo o mais limpo possível, portanto, o segundo passo de como limpar piscina é tirar esses resíduos do depósito.

Ele costuma ficar perto da borda e você só vai precisar desligar a bomba do filtro, abrir e desencaixar de dentro do depósito o objeto que coleta as impurezas, limpá-lo e encaixar novamente no lugar.

3º) Retire a sujeira que fica na superfície

Os resíduos de sujeira que não forem filtrados e continuarem na água serão retirados nesta etapa do processo de limpeza da piscina.

Você vai precisar de uma peneira própria para isso e, dependendo do tamanho da piscina, pode ser necessário encaixar o acessório num cabo telescópico, que vai aumentar o alcance e tornar a limpeza mais simples.

4º) Escove os revestimentos

Depois de tirar a sujeira que tiver ficado na água, vai chegar o momento de escovar os revestimentos da piscina, caso ela seja de azulejo.

A intenção é retirar o acúmulo de resíduos e gordura que pode ficar por ali depois de alguns dias de uso.

Para isso, você vai precisar de uma escova com cerdas de nylon, que também pode ter o alcance aumentado com o cabo telescópico.

5º) Aspire o fundo da piscina

Para tirar os resíduos de sujeira que ficam no fundo e não saíram com a peneira ou com a escovação dos revestimentos, será necessário aspirar o fundo da piscina.

Você vai precisar de um aspirador próprio para isso, que tem o acabamento retangular e consegue alcançar tranquilamente todos os cantos da piscina.

Ele também necessita do cabo telescópico para ser usado.

6º) Finalize tratando a água

Com o objetivo de evitar o desperdício e o descarte de água, a última parte do processo de como limpar piscina é, justamente, tratar a água.

Primeiro, meça o pH da água com a fita teste e, caso a correção da quantidade de hidrogênio seja necessária, use um regulador de pH.

Depois, para eliminar os microorganismos nocivos, será necessário colocar o cloro de piscina. Mas atenção: manuseie o produto com cuidado e faça a diluição correta.

Como manter a piscina por mais tempo limpa

Quem as utiliza com frequência sabe que é preciso manter o cuidado das piscinas em dia, já que a manutenção não deve ser feita somente durante os meses de calor.

Quem tem piscina em casa deve cuidar dela o ano inteiro.

Tenha um sistema de filtragem para sua piscina

A filtragem de piscinas é essencial para manter a piscina limpa por mais tempo.

Na verdade, existem vários sistemas de filtração e você deve escolher o modelo mais adequado para a sua piscina.

Para isso, você pode optar por filtros de terra diatomácea, filtros de cartucho, filtros de pellets de vidro ou filtros de areia.

Faça a manutenção regular

A água limpa da piscina nunca é uma questão de sorte, mas sim de uma limpeza regular. Para remover grandes impurezas da superfície, use uma rede.

Para depósitos de impurezas no fundo da piscina, um aspirador é uma excelente opção.

O segredo para manter a piscina por mais tempo limpa é justamente a manutenção diária de limpeza, mesmo se ela não estiver sendo utilizada.

É recomendável a limpeza, filtragem e a aplicação corretas dos produtos regularmente.

Em resumo, use redes de limpeza próprias para piscinas, faça a filtragem periódica e aplique corretamente os produtos de limpeza.

Evite acumular sujeira na água

Além da chuva, da temperatura e da vegetação, a água suja também é fruto de descuido dos proprietários.

Se você caminhou no cascalho ou na grama e logo em seguida pulou na piscina, essas impurezas ficarão na água. Portanto, antes de mergulhar em sua bela piscina, tome uma ducha.

Cheque o pH da água

Entre os parâmetros mais importantes a serem considerados no equilíbrio da água da piscina, o pH está certamente no topo da lista. A água desequilibrada da piscina é a causa dos problemas mais comuns de piscina, como o crescimento de algas.

A medição do pH é realizada por meio de gotas, tiras de teste ou regulador automático de pH e deve ser feita semanalmente.

É importante observar que o pH da água muda devido às condições externas, como chuva e temperatura, por exemplo.

O pH da água de uma piscina deve estar entre 7 e 7,4. Caso o pH da água da piscina esteja acima ou abaixo desses limites, é recomendado o uso de um produto de tratamento para equilibrá-lo.

Utilize capas protetoras

Por fim, mantenha a piscina protegida. Utilize capas e tampas de proteção para evitar que os agentes externos sujem sua piscina.

Como limpar a sujeira que fica no fundo da piscina

A melhor maneira de limpar a sujeira acumulada no fundo da piscina é com a ajuda de um aspirador manual ou automático.

Geralmente esse aparelho vem com haste telescópica, uma mangueira para a sucção e a uma escova, podendo vir acompanhado também da bomba de sucção, para otimizar a aspiração da piscina.

Mas antes, comece jogando o floculante (ou clarificante) na água da piscina, para que a sujeira grude e decante totalmente no fundo.

Aguarda alguns minutos e, em seguida, faça a aspiração com a ajuda do aparelho próprio.

O segredo para aspirar a sujeira ao fundo da piscina é tentar mexer o mínimo possível o aparelho aspirador, deslocando-o verticalmente aos poucos.

Portanto, proceda com cuidado. Caso opte pela comodidade de um aspirador robô, ele fará todo o trabalho sozinho por você!

Quando o fundo estiver claro, proceda com o passo a passo da limpeza. Pronto! Agora é só dar um mergulho na piscina e divertir-se!

Como limpar a piscina verde?

A água ficou verde, está turva e as paredes escorregadias? Sem dúvida, isso acontece devido à proliferação de algas que se desenvolveram na piscina.

O motivo? Tempo de filtragem insuficiente ou filtro inadequado, pH muito alto, bloqueando a ação do cloro, ou nível insuficiente de algicidas.

Para isso, há apenas um remédio: ajuste do pH da água para a média entre 7 e 7,4 e aplicação de algicidas.

Um dia depois, escove as paredes da piscina para remover as algas mortas e finalize com o passo a passo completo de limpeza.

Não se esqueça de, ao final, checar de novo o pH da água de sua piscina.

Conclusão

Depois de todas essas dicas, você claramente se tornou um especialista no cuidado de piscinas!

Especialmente agora que o verão se aproxima, você já sabe o que fazer para desfrutar de água limpa e saudável durante toda a temporada (sem proliferação de bactérias), economizando em equipamentos e produtos de limpeza.

É só seguir todas as etapas e aproveitar sua piscina! Curta e compartilhe com todos essas dicas incríveis.

Leia mais:

Decoração para piscina: confira 30 inspirações

Como escolher móveis para piscina?

Confira as 7 melhores piscinas infláveis

Área de Recreação: melhores itens para área de lazer infantil

Modelos de área de lazer simples: 5 espaços para se inspirar

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo