Uma obra de qualidade demanda cuidados em relação ao material utilizado, mão de obra e quantidades necessárias para cada etapa da construção. Dessa forma, sabendo como calcular argamassa, você garante uma obra com segurança e ainda evita desperdícios.
Diferentes tipos de argamassa
Antes de saber como calcular o material, é preciso entender um pouco sobre as diferentes funções das argamassas. Isso porque cada tipo de argamassa é indicado para um determinado local e desempenha uma função específica.
Esse material pode ser dividido em tipos de argamassa principais. A argamassa de construção é usada para unir blocos de construção (como tijolos) e vedar paredes e pisos; a argamassa para assentamento cerâmico é indicada para colar revestimentos nas superfícies, sejam porcelanato, vidro, cerâmica, pastilhas ou outros.
Um dos fatores que diferencia os tipos de argamassa é a capacidade do material após a finalização da construção. A argamassa ACI, por exemplo, é versátil e pode ser utilizada no assentamento de porcelanatos, cerâmicas, piscinas ou fachadas. É indicada para aplicação tanto em ambientes externos quanto internos, de alto ou baixo tráfego.
Já a argamassa ACII tem indicações um pouco mais específicas. Ela pode ser aplicada em locais que ficam sempre molhados, como piscinas. Por sua resistência a rachaduras e trincas, é um material indicado para ambientes com tráfego médio.
Quando o assunto é ambientes com alto nível de tráfego, como espaços públicos, é necessário optar por uma variação com alta resistência. Para isso serve a argamassa ACIII, que pode ser utilizada tanto em espaços secos quanto molhados.
Para assentar pisos e revestimentos em porcelanato, você pode utilizar a argamassa de porcelanato. O material é indicado tanto para ambientes internos quanto externos e áreas de baixo ou alto tráfego. Escolhendo as melhores argamassas de porcelanato, você pode ter um melhor andamento na sua obra.
A argamassa piso sobre piso é ideal quando não se deseja quebrar os ambientes para retirar piso ou revestimento. Isso porque esse material pode ser utilizado para fixar uma nova camada de revestimento sobre a existente sem que a qualidade seja prejudicada.
Por fim, a argamassa polimérica é uma variação do material produzido a partir de cimento que recebe a adição de polímeros, garantindo mais resistência e durabilidade, visto que evita rachaduras e trincas na parede. Esse tipo é indicado para ambientes expostos à umidade.
Como calcular argamassa
Aplicar uma quantidade de argamassa maior do que a indicada não é sinônimo de construção de qualidade, pois pode prejudicar o restante do material e comprometer a segurança da obra. Assim como usar a argamassa em quantidade menor também não garante economia, pois pode resultar em reformas desnecessárias e prejuízos.
Por isso, aprender como calcular argamassa é essencial antes de fazer a compra do material.
Fatores como a maneira de aplicação, a função do material e as especificações de cada produto influenciam no cálculo. Quando é necessário usar argamassa para aplicação de revestimentos, é feito o cálculo com base no quilo das peças e quantidade de m² a ser aplicada (kg/m²). Já para a etapa de rejunte, basta converter a medida de quilo em gramas (g/m²).
Com a calculadora Leroy Merlin você consegue fazer um cálculo seguro de forma prática, rápida e sem errar pela falta ou excesso de material!
Confira os diferentes tipos e marcas de argamassa no catálogo da Leroy Merlin para garantir a qualidade na sua obra!