Chuveiro ou ducha: qual é o melhor e como escolher?
Quando a dúvida é sobre chuveiro ou ducha, é sempre bom contar com uma referência nesse assunto para responder e explicar as principais características de cada um. A Docol, que se orgulha em ser genuinamente brasileira, com foco em design e inovação, vai te ajudar a esclarecer algumas das dúvidas mais comuns e frequentes sobre duchas e chuveiros.
Qual a diferença entre chuveiro e ducha?
Pressão: Com o chuveiro, a vazão depende da pressão da água do imóvel e do tamanho do crivo do aparelho.
Aquecimento: Outra diferença é que o aquecimento da água acontece dentro do aparelho, por conta do resistor, que é uma peça de níquel, cromo ou ambos, que alcança altas temperaturas, esquentando a água.
Consumo de energia: O chuveiro também acaba gastando mais energia elétrica, já que o calor é gerado pelo superaquecimento da resistência.
O chuveiro, portanto, é uma excelente opção para quem busca ajuste gradual da temperatura da água, o que é interessante principalmente nas mudanças de estação. Por essas características, é um aparelho ideal para residências e ambientes que não têm sistema de aquecimento.
Já as duchas, como é o caso da ducha Docol, são indicadas para quem deseja alta pressão de água, mas, antes, você deve verificar se a pressão é suficiente para o aparelho. Esteja atento ao fato de que uma ducha não tem um sistema que esquente a água em seu interior, ou seja, o aparelho precisa de um sistema central de aquecimento, que pode ser a gás, solar ou elétrico.
Como as duchas não aquecem a água por si só, a água já deve ser aquecida na tubulação. Em relação às vantagens, esses aparelhos, além de oferecerem alta pressão de água, ainda garantem economia de energia, quando utilizados junto a aquecedores – ao contrário dos chuveiros elétricos, por exemplo, que demandam mais uso de energia elétrica.
Para que o jato de água seja mais potente, e até funcione como uma massagem, a dica é fazer a instalação em um ângulo inclinado na parede. Assim, a água sairá mais forte e ainda mais potente, para um banho relaxante.
Este tipo também é muito utilizado em áreas externas, como piscinas, saunas e calçadões de praia, visto que não precisa de conexão à rede elétrica. Mas é preciso estar atento ao custo inicial da instalação porque é necessário um sistema de aquecimento prévio.
Como escolher entre os dois?
Na hora de escolher entre chuveiros e duchas Docol, conheça as características de cada um deles. Apesar de terem função semelhante, na prática, eles são diferentes. A dica de ouro é fazer a escolha após analisar a estrutura da sua casa ou apartamento. Outro ponto importante é pensar nas outras peças que estarão diretamente ligadas ao seu chuveiro, ou ducha, confira algumas dicas sobre os principais complementos!
Registro de chuveiro
O registro Docol está disponível em três versões distintas. E vale lembrar que um registro de pressão é a peça responsável pelo controle do fluxo de água e, portanto, atua na regulagem e bloqueio da saída de água, aumentando ou diminuindo a vazão.
Existe a opções de registro de pressão que faz o controle do fluxo do líquido, próximo ao ponto de uso. Outro tipo de registro Docol é o de gaveta. O registro de gaveta é utilizado para bloquear totalmente a passagem da água, com instalação também perto do ponto de uso. Já o registro de esfera é de PVC, recomendado para caixas d’água.
Manutenção ou troca de registro
Para evitar o desperdício de água e, consequentemente, o aumento das contas, a dica é ficar atento a pequenos vazamentos. Quando notar que o chuveiro está pingando, não fecha por completo ou que o registro gira, mas sem a água do chuveiro sair, é sinal de que o registro precisa ser trocado.
O passo a passo da troca é muito simples e não necessita de um profissional. Para trocar seu registro, você vai precisar de uma chave Phillips, chave Allen, chave-inglesa, alicate, um registro novo e uma haste de válvula nova. Também vale investir em acabamento para registro Docol.
Primeiro, feche o registro de alimentação do banheiro e abra a torneira, liberando a água até que o fluxo pare por completo. Se o aparelho for elétrico, desligue o chuveiro para que ele não seja danificado.
Depois, retire o botão de acabamento com as pontas dos dedos, remova, cuidadosamente, o parafuso logo abaixo dele e guarde essa peça.
Em seguida, solte as partes metálicas conhecidas como volante e canopla, com as mãos. Utilizando um alicate, retire o reparo do registro. Girando no sentido anti-horário, remova esse item, localizado ao redor do registro, e puxe o registro para fora da parede. Na sequência, instale a nova peça e reinstale a canopla, o volante e o botão como estava anteriormente e abra o registro geral. E seu registro já está novo!
Vale lembrar que, optando tanto pelo chuveiro quanto pela ducha, os produtos Docol têm a Garantia Toda Vida. Ou seja, garantia sem limite de tempo, para você e sua família ficarem sempre tranquilos. E não se esqueça: as melhores ofertas Docol você encontra na Leroy Merlin!
Ainda com dúvidas? Confira esse vídeo: