Árvores floríferas: cores vibrantes no seu jardim!

A beleza das flores pode transformar qualquer ambiente. Geralmente a gente pensa nelas em vasos ou até no jardim, mas em plantas menores, como as lindas orquídeas.

Só que dá pra gente pensar em fazer um paisagismo com as árvores floríferas, aquelas que são conhecidas pela beleza das suas flores.

Quem nunca se encantou com a beleza de um Ipê ou de um Manacá repletos de flores?

Imagina uma planta como essas na sua casa? É uma explosão de beleza que transforma o seu jardim e até valoriza o seu imóvel.

Mas sabemos que nem sempre é fácil escolher qual espécie plantar. Tem a questão do espaço, da poda e do tempo que elas demoram pra florir. Vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre as árvores floríferas para você logo escolher uma para transformar o seu quintal.

Para começar: o que são árvores floríferas?

Chamamos de árvores ornamentais aquelas que são cultivadas não apenas por sua sombra ou frutos, mas principalmente por sua beleza. 

São aquelas árvores escolhidas pela qualidade das flores, pelo tipo de folhagem e até formato do tronco.  A função aqui é dar uma transformada no espaço e ainda trazer aqueles benefícios que toda boa árvore deixa pra gente: sombra, ar mais fresco e até um pouco de privacidade.

No Brasil, temos inúmeras opções de árvores cheias de beleza e que cumprem com louvor essa missão.

O Ipê, que falamos há pouco, é um símbolo nacional em nosso país.

O Pau Fava tem flores amarelas lindíssimas, e as variedades de Manacás também. Plantas de outros países cheias de beleza também se adaptaram muito bem aqui, como a Resedá. 

Uma dica importante: a escolha da sua árvore deve levar em conta não só a beleza, mas também o espaço disponível, o tipo de manejo que ela vai exigir e as condições do solo. 

Árvores para jardim

Quando pensamos em árvores para jardim, a primeira preocupação que vem é o espaço. Tanto para árvore crescer em altura, quanto para o desenvolvimento das raízes.

O bom é que existem opções para todos os espaços. Um bom exemplo para espaços pequenos é o manacá-da-serra-anão, que floresce com cores que variam do branco ao roxo.

Para quintais maiores, a magnólia se destaca com suas flores grandes e perfumadas, perfeitas para criar um ponto de destaque no paisagismo.

Além da estética, essas árvores podem cumprir funções práticas, como atrair polinizadores, refrescar o ambiente e até melhorar a qualidade do ar ao redor. 

E lembre-se: invista também em bons produtos de jardinagem, substratos e fertilizantes para sua árvore. Assim, ela cresce forte e saudável, e seu jardim será um local ainda mais especial.

Dama da noite

Essa árvore florífera é especial. E não estamos falando só das flores, mas de um perfume inesquecível e que cria toda uma atmosfera especial! Até a vizinhança vai agradecer quando você plantar a sua Dama da Noite. 

Ela tem floração durante várias épocas do ano e para cultivá-la em casa basta escolher um local ensolarado e garantir regas regulares. Com o tempo, ela cresce rapidamente e se torna uma presença marcante: a Dama da Noite nunca passa batida em nenhum jardim!

Vale a pena investir em vasos decorativos da Leroy Merlin, que ajudam a valorizar ainda mais essa planta encantadora.

Flor de cerejeira: tradição milenar

Essa é mais uma árvore florífera que virou até símbolo nacional, pela sua beleza e importância histórica.

No Japão, as cerejeiras são chamadas de Sakura e são um importante símbolo para o povo japonês, que aguarda ansioso a época da sua floração.

No Brasil, a flor de cerejeira também é muito popular. Essa é uma árvore que depende de um clima mais frio. Ela se adapta especialmente bem em regiões de clima mais ameno, como São Paulo e Paraná, onde também existem fortes comunidades japonesas.

Ter essa árvore em casa é trazer um pedaço da cultura oriental para o dia a dia, carregado de significado e beleza.

Essa árvore florífera carrega uma mensagem especial: tudo na vida é passageiro e que a beleza deve ser apreciada enquanto dura, já que suas flores permanecem por poucas semanas. 

Por isso, cuide delas com carinho e registre em fotos e vídeo a beleza das flores da cerejeira!

Melhor dos dois mundos: floríferas e frutíferas

Quando dá pra conciliar a beleza das flores com o benefício da fruta, o resultado é sensacional. Muitas árvores entregam justamente isso: flores lindas que depois se tornam frutos deliciosos pra gente colher no pé.

A Jabuticabeira em flor tem um visual tão diferente, com a flores no tronco. A Pitangueira tem flores brancas e lindíssimas.O mesmo a  gente pode dizer da Acerola.

Aqui no Blog a gente fez uma seleção de árvores frutíferas pequenas para ter no quintal. Dá uma olhada e se inspire para transformar esse espaço da sua casa!

Escolher árvores floríferas é uma forma de dar vida ao jardim, ao quintal ou até mesmo a varandas amplas. 

Vale a pena visitar a Leroy Merlin para conhecer produtos que auxiliam no cultivo e manutenção dessas árvores: capriche na escolha de adubos, substratos,vasos decorativos e ferramentas de jardinagem

E, claro, tem sempre ótimas ofertas aqui no site para você cuidar das suas árvores floríferas!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo