Apoiado pela LEROY MERLIN, Viva Perifa chega a São Leopoldo
O projeto tem como objetivo conectar a arte urbana à esperança de um novo tempo nas escolas gaúchas
São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, é o berço da Colonização Alemã no Brasil (Lei 12394/2011) e, tanto quanto as outras cidades gaúchas foi, também, impactada pelas chuvas. Há um esforço da sociedade, governo, empresas em contribuir para a reconstrução das áreas atingidas de diferentes maneiras, ora, do ponto da construção/reconstrução física, ora do ponto de vista da saúde mental e emocional das pessoas que tiveram suas vidas abaladas e ora, com a oferta de esperança, leveza e resgate da autoestima e alegria por meio da arte e da cultura.
É com esse propósito que o Projeto Viva Perifa está chegando em São Leopoldo e conectando arte, educação e comunidade escolar no Município, reconhecendo e valorizando este ambiente como ponto de partida para a retomada das bases socioemocionais de uma parte da população.
O projeto Viva Perifa é uma iniciativa cultural que traz a arte urbana como linguagem e resgate da autoestima das crianças, adolescentes e professores das escolas públicas. Projeto apoiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura pela LEROY MERLIN Brasil, é uma iniciativa produzida pela Yabá Consultoria e com coprodução da Aflora Cultural.
Nesta primeira fase, o projeto beneficiará algumas escolas públicas a partir da criação de uma galeria de arte a céu aberto, desenvolvida por mulheres muralistas que vivem no Rio Grande do Sul e, juntas, estão dedicadas a grafitar as histórias, memórias e sonhos das pessoas que foram impactadas pelas águas este ano.
Além da arte urbana nos muros das escolas, o projeto também oferecerá ao longo de 2025 oficinas culturais temáticas de artes visuais, grafitagem e criatividade, conectando temas de sustentabilidade, inclusão social e diversidade para que a comunidade escolar desenvolva um olhar para o futuro.
Entre 2024 e 2025 estão sendo beneficiadas, as escolas Castro Alves, Cândido Xavier, Edgard Coelho, João Belchior Marques Goulart, Paulo Beck e Rui Barbosa, situadas nos bairros de Santos Dumont e Vicentina, respectivamente.
“Visitamos as escolas e compreendemos as demandas da comunidade local, levar a arte urbana para São Leopoldo com temáticas socioambientais, que valorizam a educação e sonhos é unir esforços com a sociedade para apoiar na reconstrução das comunidades de forma solidária, sensível e estratégica”, explica Andrea Moreira, presidente do Grupo Yabá.
O projeto realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é patrocinado pela LEROY MERLIN Brasil e conta com o apoio do Instituto Leroy Merlin Obramax.
“A LEROY MERLIN tem o compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e saudável para todos. Projetos como o Viva Perifa estão em total sintonia com nosso propósito de criar lares mais acolhedores e pessoas mais felizes. Desde o início da tragédia no Rio Grande do Sul, nossas equipes estão trabalhando de forma dedicada para apoiar a população e contribuir para a reconstrução da região. Acreditamos que cada ação, como a revitalização das escolas, representa um passo importante na criação de espaços onde as pessoas possam viver com mais dignidade e bem-estar.”, – Andressa Borba, Diretora de Impacto Positivo e Comunicação Corporativa da LEROY MERLIN Brasil.
O projeto foi iniciado em setembro de 2024 e é desenvolvido em fases. Em novembro e dezembro, serão realizadas grafitagens em três escolas são quase 600mts2 de arte; já em 2025, o Viva Perifa além de atuar em São Leopoldo seguirá para a cidade de Porto Alegre. “É um projeto cultural, que inclusive gera trabalho e renda para a população local”, finaliza Andrea Moreira.
Sobre a programação:
Entre os dias 20.11 até 20.12, as escolas Castro Alves, Cândido Xavier e Rui Barbosa serão grafitadas.
O projeto também contará com a participação voluntária dos colaboradores da Leroy Merlin Brasil, por meio do Projeto Bricoleiros do Coração que realizará ações de revitalização de espaços internos das escolas.