Conheça os Tipos de Brocas para Furadeira
Em uma operação na qual é necessário perfurar alguma superfície, deve-se recorrer a uma Furadeira e às Brocas. Porém, é preciso atenção quanto aos tipos de brocas que serão utilizadas.
Isso porque existe uma grande variedade de modelos que variam de acordo com o tipo de material a ser perfurado. E cada material – madeira, concreto, vidro e metal – pede um tipo de broca específica.
Por isso, é aconselhável verificar a superfície que será perfurada e escolher a ferramenta mais indicada para a execução do trabalho.
Não podemos negar que o acabamento é parte essencial de uma construção, reforma ou mesmo decoração. E ao escolher a broca correta, você consegue deixar o seu projeto, seja ele a construção de um móvel ou mesmo um furo na parede para pendurar um quadro, com acabamento profissional.
Então, se você deseja fazer furos que se adaptam perfeitamente à natureza de um material e às suas restrições (espessura, tamanho e grau de dureza), você pode escolher entre determinadas brocas específicas a que melhor se ajusta.
Para ajudar você, trouxemos todos os tipos de brocas para furadeiras existentes no mercado, bem como a superfície a que cada uma é indicada. Se preferir, confira o vídeo que preparamos sobre como escolher brocas.
Tipos de broca
Confira a seguir quais os principais tipos de broca e qual deles é o mais indicado para cada superfície – parede, madeira, vidro, concreto e metal:
1. Broca para parede
A broca para parede é a chamada broca de vídea (ou broca para alvenaria). Na ponta, ela possui um formato mais largo e mais duro (apelidado de vídea), o que a torna ideal para perfurar cimento, alvenaria, tijolo, pedra e concreto.
Ainda existe a broca multimaterial (ou multiconstruction), que é o único modelo de broca que pode ser utilizado para a perfuração de todas as superfícies, inclusive paredes.
2. Broca para madeira
Há inúmeros modelos de broca para madeira: broca três pontas, broca serpentina, broca chata, broca forstner, broca escariadora e broca serra copo.
A broca três pontas é o modelo específico para o trabalho em todos os tipos de madeiras. Elas costumam ser fabricadas em aço carbono, o que as torna mais resistentes ao calor gerado pelo atrito da madeira com as resinas.
Já a broca serpentina é apropriada para o uso em madeiras duras, macias e úmidas. Esse modelo de broca proporciona uma perfuração com ótimo acabamento e escoamento de cavacos.
A broca chata é utilizada para perfurar madeira, aglomerados e fibras. É recomendada para casos nos quais o material a ser perfurado é muito grosso, pois esse modelo de broca possui uma capacidade de perfuração acima de 20 cm.
Muito parecida com a broca chata, a broca forstner é utilizada, em geral, para fazer furos com diâmetros maiores nas superfícies de madeira.
A broca escariadora serve para as furações alargadas da madeira, para que a cabeça do parafuso seja embutida na peça e esta fique plana.
Por fim, a broca serra copo também serve para fazer furos com diâmetros maiores. São muitos os modelos de serras copo, existindo uma específica para cada tipo de material, em especial, madeiras.
3. Broca para concreto
A broca para concreto pode ser de vídea ou brocas SDS. A broca de vídea deve ser utilizada apenas em concreto, alvenaria e mármore. Recomenda-se que esse modelo de broca seja utilizado com a furadeira na posição martelete.
Quanto às brocas SDS, assim como a de vídea, são recomendadas para a perfuração de concreto, mármore e alvenaria em geral, porém de forma mais profissional e segura. Isso porque possui um sistema de encaixe especial capaz de prevenir eventuais deslizes durante a perfuração, o que costuma ser comum com alguns modelos de brocas.
As brocas SDS são divididas em dois tipos:
• Broca SDS-Plus: utilizadas nos martelos de classe até 4kg.
• Broca SDS-Max: utilizadas nos martelos superiores a 4kg.
4. Broca para metal
Com relação às brocas para metal, as mais indicadas são: brocas aço rápido ou brocas escalonadas. É possível, ainda, usar as brocas feitas de titânio e cobalto para perfurar materiais metálicos.
As brocas do tipo aço rápido são recomendadas para quem irá trabalhar com superfícies metálicas, justamente porque são capazes de suportar mais atrito e pressão. Em geral, são usadas na perfuração de metais mais flexíveis, como o alumínio.
Já as brocas escalonadas, também indicadas para superfícies metálicas, possuem uma ponta bem afiada, o que permite uma furação rápida e de alta precisão nas chapas de metal.
Não tão comuns, as brocas de cobalto têm acabamento em cobre e são mais caras do que as demais. Ideais para furos em superfícies de aço inoxidável e em metais mais duros.
As brocas de titânio também são recomendadas para furar metais duros, como aço inoxidável e ferro. Além disso, têm boa precisão e duram mais que as outras brocas, além de ter menos chance de rachar ou quebrar a peça.
5. Broca para vidro
Por último, as superfícies de vidro, por serem mais sensíveis e delicadas, requerem uma broca específica: as brocas de diamante.
Essas brocas são de dois tipos: brocas de diamante (adequadas para furos maiores do que 1,27 cm de diâmetro) e brocas de diamante de ponta arredondada (perfeitas para furos de até 1,27 cm de diâmetro).
Como identificar os tipos de brocas?
Para identificar os tipos de brocas, sempre leia as recomendações do fabricante. Além disso, adquira suas brocas em lojas especializadas e se ainda assim tiver dúvidas peça ajuda a algum profissional de confiança.
Quais os tamanhos de broca para furadeira?
Existem vários tamanhos de broca para furadeira. Via de regra, o tamanho de broca ideal corresponde ao diâmetro do furo que se quer fazer. Fato é que a numeração da bucha e do parafuso devem ser correspondentes ao tamanho da broca.
Para saber qual escolher, basta verificar o número da bucha e do parafuso correspondentes no próprio item (normalmente o parafuso já vem junto com a bucha).
No mais, as furadeiras comuns geralmente aceitam brocas com variação entre 3/8 (10 mm), ½ (13 mm) ou 5/8 (16 mm) de tamanho.
Recomendação na hora de utilizar furadeiras com os diferentes tipos de brocas
• Sempre proteja os olhos e as mãos, utilizando os EPIs (equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção e luvas).
• Antes de perfurar metais, recomenda-se lubrificar a superfície para diminuir o atrito e evitar o aquecimento.
• Não substitua a broca na furadeira, enquanto ela estiver conectada à tomada.
• As brocas especiais para madeira e aço rápido nunca podem ser utilizadas na furadeira no modo impacto.
• Lembre-se: toda atenção na hora da escolha de uma broca é válida para ajudar a evitar atrasos ou imprevistos com a obra.
• O uso de uma broca que não seja específica para uma superfície pode causar dano tanto no material perfurado, quanto no equipamento utilizado.
Leia mais:
Como usar furadeira em madeira, metal e na parede
O que é EPI e quais os tipos de Equipamento de Segurança?
Como escolher ferramentas profissionais?
Como escolher ferramentas de corte e desbaste?