Piscina com borda infinita é uma febre: entenda qual é o segredo por trás desse efeito
Imagine uma piscina dos sonhos para aproveitar durante o verão. Já imaginou? Pois certamente você pensou, assim como muita gente, na piscina de borda infinita. O modelo, que vem fazendo a cabeça de vários hotéis de luxo e clubes mundo afora, é um projeto de arquitetura ambicioso que tem como objetivo aproximar as pessoas daquilo que está ao redor, dando atenção principalmente à natureza. Entre as ideias mais incríveis, dá para citar aquelas em que a cor da água da piscina se mistura com a do oceano, dando a sensação de que é tudo um único mar de beleza e tranquilidade. Se você mora longe da praia, também dá para gerar um efeito semelhante. É só continuar lendo que você já já vai entender.
Por que faz tanto sucesso?
A ideia de uma piscina que não tem fim vem da visão que temos do mar. Se você já olhou para o oceano, sabe que não é possível enxergar o fim da água e, por isso, chamamos aquela linha tênue que marca o encontro do mar com o céu de “linha do horizonte”. A piscina de borda infinita tem o mesmo propósito: provocar a ilusão de que a água e o céu são a mesma coisa, ou que a água da piscina é a mesma presente nos oceanos. É por isso que, de modo geral, essas construções são feitas em lugares mais altos, para que nenhuma interferência do cenário (como carros, banhistas ou mesmo construções) possam atrapalhar a sensação de tranquilidade ou quebrar a continuidade.
Onde posso construir piscinas de borda infinita?
Próximo à praia é a resposta mais óbvia e automática, porque foi de cenários paradisíacos que as piscinas desse tipo vieram. Em ambiente mais montanhosos, no entanto, o modelo também pode fazer muito sucesso, porque ajuda a refletir árvores e galhos, aumentando a conexão com a natureza. Além disso, em alguns casos, a borda infinita pode alcançar o céu além das montanhas, o que permite uma linha azul de tranquilidade e calmaria. Se você mora em ambientes urbanos, rodeado de prédios por todos os lados, o raciocínio é o mesmo: faça sua piscina bem no alto para que seja possível não só fugir do barulho da cidade, como também aumentar sua conexão com o que há de mais puro no azul entre as nuvens.
Como é feita a construção de uma piscina assim?
De modo geral, é mais recomendável que você construa sua piscina em uma ambiente que tenha algum desnível — porque o ideal é que a piscina fique na parte mais alta do espaço. Caso você esteja em uma superfície plana, talvez seja melhor fazer um rebaixamento no espaço inteiro, deixando apenas a piscina na altura natural, um pouco acima. Isso é necessário porque, dessa forma, a borda infinita estará em um nível mais superior que as demais partes do ambiente, aumentando a conexão com o que há no cenário além do espaço no qual a piscina está inserida.
É muito comum, aliás, que a borda infinita esteja presente em apenas uma das extremidades da piscina, mas se você quiser inserir o efeito em duas ou mais bordas, o efeito será ainda maior. Preste bastante atenção para que as pastilhas internas combinem ou até reflitam o céu ou o mar do lado de fora. De todo modo, você vai precisar de ajuda profissional para essa construção, mas a gente tem certeza que vai valer muito a pena!