Entenda a diferença entre os tipos de caixa d’água

Publicidade

Conheça as diferenças entre as tampas click e rosca, saiba a litragem indicada para sua casa e entenda como instalar o produto

Caixa d'água

Muitos são os questionamentos acerca da escolha da caixa d’água, como o tipo de tampa, a capacidade de armazenagem e a diferença entre ela e a cisterna. Para que sua compra seja certeira e para você não ter dor de cabeça no futuro em relação à instalação do produto, a Leroy Merlin esclarece essas e outras dúvidas. Anote tudo e aproveite as condições facilitadas de pagamento e os preços mais baixos do mercado.

Tampa click ou rosca?

Os modelos de caixas d’água possuem dois tipos de tampa. A versão rosca, como o nome sugere, precisa ser rosqueada para sua total vedação. Já a tampa click possui fechamento prático: basta encaixá-la com ¼ de volta para que a tampa trave. Ambos os produtos vedam a entrada de sujeira e insetos.Além de escolher entre os dois modelos, você pode optar por produtos que possuem tampas com quatro camadas. Altamente resistente, a primeira camada possui boa durabilidade, mesmo quando exposta às variações climáticas. A segunda é a responsável pelo bloqueio da entrada de luz. Feita de material especial (polietileno esponjoso), a terceira camada dá estrutura à tampa. Antibacteriana, a última fica em contato com a água e é fácil de limpar.

Instalação

Para ter água com pressão nas torneiras e no chuveiro, é preciso que a instalação da caixa d’água seja feita no ponto mais alto da casa. O produto deve ser assentado sobre uma superfície nivelada, sem a presença de pedras ou de qualquer outro detrito. Evite colocar a peça em solo arenoso, pois a água da chuva pode desnivelar a base.

Para a instalação hidráulica da caixa d’água, recomenda-se a contratação de profissionais especializados. Afinal, são necessários alguns conhecimentos técnicos, como a furação da caixa e o encaixe dos tubos de entrada, de saída e do ladrão (cano que escoa a água para evitar o transbordamento, caso a boia apresente algum problema).

Litragem ideal

No momento em que for adquirir sua caixa d’água, é importante analisar a capacidade de armazenamento do produto. A escolha é baseada na quantidade de pessoas que serão abastecidas. Modelos de 500 litros são ideais para o abastecimento de casas com até duas pessoas. Produtos de 750L a 1500L são recomendados para residências com até cinco integrantes. Já as versões de 1750L a 5000L devem ser a opção caso residam de 10 a 15 pessoas no local. Caixas d’água acima de 5000L são indicadas para locais com mais de 20 indivíduos. Todos esses modelos suprem a necessidade de até dois dias, caso o fornecimento público de água seja interrompido. Confira nossas dicas!

Diferença entre a caixa d’água e a cisterna

Caixa d'água e cisterna

Ambos os produtos são indicados para o armazenamento de água, porém existem algumas diferenças entre eles. A cisterna é muito utilizada como reservatório da água de chuva, que deve ser utilizada apenas para tarefas domésticas como dar descargas, lavar o quintal e regar plantas.

Já a caixa recebe água do fornecimento público e a armazena para qualquer utilização: desde o cozimento de alimentos até o uso doméstico. Há, ainda, outras características que diferem os dois produtos. Enquanto a cisterna é instalada abaixo do nível da casa, a caixa d’água deve ser colocada em um ponto alto do imóvel. O custo de instalação também é distinto: a mão de obra da cisterna exige maior investimento.

Leia mais:

Caixas D’Água em Promoção na Semana do Consumidor

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo