Conheça os variados tipos de argamassa e suas formas de utilização
Há vários tipos de argamassa disponíveis no mercado e esse é um produto indispensável em qualquer construção. A finalidade da argamassa é assentar tijolos e blocos, azulejos, porcelanatos, granitos, ladrilhos e cerâmicas, além de ser excelente para impermeabilizar superfícies, eliminar as ondulações e nivelar paredes, pisos e tetos.
Tipos de argamassa e suas utilizações
Argamassa para porcelanato
Um dos tipos de argamassa é a AC2 branca, indicada para porcelanatos de até 60x60cm, além de ser excelente para ambientes internos e externos, como banheiros e fachadas. Para porcelanatos acima de 60x60cm, recomenda-se utilizar a argamassa AC3 branca, porém, não são indicadas para ambientes pintados, encerados e úmidos, pois dificultam a aderência da superfície.
Importante lembrar que, antes de iniciar o processo de rejuntamento, é necessário retirar o excesso de argamassa.
Argamassa para assentamento
Para utilização do produto em cerâmica, é recomendável utilizar as argamassas AC1, AC2 e AC3, cinza ou branca. As argamassas AC2 e AC3 podem ser trabalhadas tanto em ambientes externos quanto internos, como piscinas e saunas. A AC1, no entanto, não deve ser utilizada nestes locais. Deve-se aplicar sempre duas camadas do produto AC1 diretamente no chão ou na parede.
Argamassa para granito
As argamassas AC2 cinzas e AC3 brancas usadas em granitos, porcelanatos e cerâmicas são ideais para ambientes internos e externos, como paredes, fachadas, pedras ornamentais e saunas úmidas. Porém, a argamassa AC2 cinza não pode ser usada em ambientes que possuam superfície pintada (fachadas, churrasqueiras, lareiras, ardósia etc).
Consumo por m²
Depois de conhecer os diferentes tipos de argamassa e suas diferentes funções, é necessário saber que a medida geralmente utilizada é de cerca de 4 kg de argamassa por m². O ideal é calcular o ambiente antes de efetuar a compra e se atentar às medidas dos materiais que serão fixados no local.