Quem busca uma opção nobre e elegante para construir ou decorar vai se encantar pelo mármore travertino. Marcado por pequenas cavidades e veios que se estendem pela superfície, seu desenho lembra ramos e flores, oferecendo beleza e sofisticação para os mais diversos ambientes.
Composto pelos minerais calcita, aragonita e limonita, o mármore travertino é uma das pedras mais usadas em construção, pisos e revestimentos no Brasil. A rocha na forma natural apresenta a cor bege, mas também há variações em outros tons para criar um ambiente único e repleto de requinte.
Tipos de mármore travertino
Por se tratar de uma rocha natural, o mármore travertino pode ter variações relacionadas à região em que foi formado. Essas diferenças impactam a coloração da superfície, assim como o desenho que cada pedra apresenta em sua superfície.
O mármore Travertino Romano Clássico, por exemplo, é o mais procurado pela presença histórica em todo o mundo. Prova disso é que foi utilizado no Coliseu, em Roma, e na Basílica de São Pedro, no Vaticano. É uma peça muito resistente e com longa vida útil.
O mármore Travertino Navona é outro modelo que tem a Itália em suas raízes, já que é importado diretamente de lá. Essa rocha tem coloração mais clara que o mármore Travertino Romano, voltada para o laranja e para o creme. Além disso, tem veios menos marcados.
Outro modelo é o mármore Travertino Nacional, chamado assim porque tem origem brasileira. Essa peça apresenta desenhos rústicos que variam entre tons de marrom e de bege, sutilmente marcados em uma superfície mais clara.
Além de investir em um mármore travertino, outra opção para garantir a elegância dessa estampa é contar com porcelanato mármore e pisos cerâmicos que reproduzem o tradicional desenho. Dessa forma, você promove sofisticação com um custo-benefício ainda melhor para alguns bolsos.
Tipos de acabamentos do mármore travertino
Além das diferenças de coloração relacionadas ao local de formação, o mármore travertino também pode ter acabamentos variados de acordo com o tratamento que recebe, o que interfere no local de aplicação indicado para cada peça.
O mármore travertino bruto ou natural, por exemplo, é chamado assim porque mantém as características originais da rocha, preservando o aspecto rústico dela, incluindo a aspereza. Ele é ideal para revestimentos de paredes nos mais diversos ambientes.
Há também o mármore travertino resinado ou estucado, que recebe uma camada de resina para que os poros da superfície da peça sejam cobertos, minimizando o aspecto áspero do mármore. Esse tipo de acabamento pode ser usado em vários espaços.
Já o mármore travertino levigado é lixado para deixar a peça com um aspecto liso e opaco, mantendo a cor natural do mármore. Esse acabamento pode ser usado combinado ao tipo de levigado e polido, e é recomendado tanto para ambientes internos quanto externos.
Por fim, outra opção é o mármore travertino polido, que recebe polimento e se torna ainda mais liso e com brilho. Ele pode ser usado em paredes e pisos internos, mas é escorregadio, o que pode exigir alguns cuidados.
Como utilizar o mármore travertino da decoração
O mármore travertino é uma peça versátil em todos os sentidos: além de ser ideal para construção, decoração e revestimento, ainda pode ser utilizado nos mais diversos ambientes.
No banheiro, por exemplo, esse tipo de mármore é comumente usado como piso ou para a aplicação nas paredes, tanto dentro como fora do box. Além disso, pode dar um toque de elegância ao espaço quando usado na bancada ou em nichos.
Na cozinha, o mármore travertino tem lugar garantido nas bancadas, bem como em tampos de mesa. A instalação na parede e nos pisos é muito comum também na cozinha, não só pela beleza, mas pela facilidade na limpeza.
A sala é outro cômodo onde o mármore travertino se destaca. Além da utilização como piso e nas paredes, esse tipo de peça ganha presença como painel para TV e também em lareiras, promovendo ainda mais beleza e estilo para o espaço.
Seja em ambientes internos, seja em áreas externas, esse modelo de mármore ainda pode ser usado como piso. É possível investir na rocha natural ou no piso travertino, peça em cerâmica que remete a esse estilo tradicional.
O uso do mármore travertino também é comum em escadas, nas quais esse modelo oferece não só estilo como facilidade na limpeza e manutenção. Além disso, essa peça se destaca na aplicação em paredes em vários cômodos, da sala ao banheiro.
O mármore travertino é sinônimo de beleza e elegância em qualquer espaço. E agora que você já sabe tudo sobre essa peça, é hora de conferir todos os modelos da Leroy Merlin. Aproveite!