Tijolo ecológico: o que é e quais as vantagens de escolher

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O tijolo ecológico está em alta. Bonito e “amigo do meio ambiente”, ele tem sido a preferência de quem está em busca de uma construção mais sustentável e com menor impacto à natureza.

Esse modelo de tijolo pode ser encontrado por diferentes nomenclaturas, como tijolo modular de solo-cimento ou BTC (bloco de terra comprimida). Em inglês, ele é conhecido como CEB (Compressed Earth Block).

Tijolo ecológico: Tijolo Modular Bauth

Quer entender melhor o que é esse tijolo e as vantagens que ele apresenta? Confira as informações que a Leroy Merlin separou!

O que é o tijolo ecológico?

O tijolo ecológico é aquele produzido a partir de um material chamado “solo-cimento”, uma mistura de terra, cimento e água. A proporção de cimento empregada é de apenas 10%.

Essa mistura é, então, conformada em prensa hidráulica para o tijolo ganhar forma. Na sequência, é feita a “cura” do tijolo, com o material sendo mantido úmido por 28 dias. Somente depois desse período ele está pronto para ser transportado e usado nas obras.

Quais as diferenças entre o tijolo ecológico e o tijolo comum?

A grande diferença entre o tijolo ecológico e o tijolo comum é que o ecológico não precisa ser queimado. Por isso é considerado ambientalmente correto, uma vez que não libera CO₂ na atmosfera.

Além disso, esse tijolo dispensa o uso de argamassa e outros materiais de construção, porque é assentado por encaixe entre as peças.

Tijolo ecológico: Tijolo Comum Vermelho Bauth

O tijolo ecológico, ainda, conta com furos verticais que permitem embutir a estrutura de sustentação, evitando-se, também, o uso de formas de madeira e resíduos no final da construção, e também as instalações elétricas e hidráulicas, evitando quebradeira e custos elevados com mão de obra e material.

Quais as vantagens do tijolo ecológico

O tijolo ecológico oferece uma série de vantagens e por isso tem sido tão procurado atualmente.

Esse tijolo permite uma obra mais rápida, justamente pelo sistema de assentamento utilizado. Também traz facilidade na hora de realizar as instalações elétricas e hidráulicas, devido à sua estrutura de furos internos, que ajuda a acelerar a obra e a reduzir o entulho.

Outro ponto positivo é o preço. Ainda que o milheiro de tijolo ecológico seja mais caro que dos blocos e tijolos tradicionais, como ele não necessita de argamassa e outros materiais para ser assentado, acaba gerando uma economia de até 40% na obra.

Tijolo ecológico: sala com Papel de Parede de tijolos

Se você desejar uma aparência mais rústica, pode deixar o tijolo ecológico aparente, dispensando a necessidade de reboco ou qualquer outro acabamento, o que também ajuda a economizar. Mas se quiser rebocar e usar revestimento cerâmico, ele aceita muito bem esses materiais.

No caso de usar o tijolo aparente, contudo, é necessário fazer uma impermeabilização, especialmente nas áreas externas. O processo pode ser feito com verniz ou resina. Nas áreas molhadas internas, como os banheiros, é obrigatório o uso de revestimentos cerâmicos.

Ainda que não usem argamassa, os tijolos ecológicos precisam do uso de rejunte.

Apesar de ter uma aparência frágil, o tijolo ecológico é seis vezes mais resistente que o bloco de construção tradicional, desde que, claro, ele seja de boa procedência, de uma empresa que siga as normas da ABNT.

Os tijolos ecológicos, ainda, promovem maior conforto térmico na habitação, graças aos seus buracos verticais que criam câmaras de ar e ajudam na troca de temperatura entre o ambiente interno e externo. Isso ajuda a reduzir os gastos e o consumo de energia com ventiladores, ar-condicionado e outros aparelhos de climatização.

Tijolo ecológico: Meio Tijolo Modular Bauth

E, claro, esses tijolos são muito mais sustentáveis. Porque não liberam CO₂ na atmosfera, já que não passam por um processo de queima, reaproveitam materiais, geram menos resíduos na fabricação e promovem mais oportunidades locais.

Para aproveitar todos esses benefícios, contudo, a construção precisa ter alguns cuidados, como:

  • a fundação deve ter sido impermeabilizada;
  • é preciso construir um rodapé externo de 15 cm com argamassa impermeável;
  • as faces externas dos tijolos devem ser impermeabilizadas para evitar infiltrações;
  • nas construções com telhado por cima da laje, é preciso fazer a instalação de um rufo ou outra proteção nas paredes expostas às chuvas;
  • é necessário contar com mão de obra qualificada.
  • Modelos de tijolo ecológico

    Os principais modelos de tijolo ecológico são:

  • padrão: as laterais têm chanfros bem acabados de 6×6 mm, com encaixe macho e fêmea, arredondados;
  • meio bloco ou meio tijolo: é usado para a terminação de paredes internas, janelas, portas, entre outros, quando necessário. A vantagem é não precisar cortar o tijolo padrão, evitando desperdícios e trazendo mais limpeza às obras;
  • tijolo canaleta: permite a passagem de conduítes como rede de água, esgoto, elétrica, eletrônica, antenas de TV, telefones etc.
  • Agora que você já sabe tudo sobre tijolo ecológico, que tal começar a usar esse produto nos seus projetos, obras e reformas? Na Leroy Merlin, você encontra diferentes modelos, com preços imperdíveis. Confira!

    Leia mais

    O que é telha ecológica

    Tipos de tijolos e blocos

    Calcular quantidade de tijolos por metro quadrado

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo