Construção e Reforma

Tanque de plástico: por que escolher esse material

Mesmo com a tecnologia e a adoção da máquina de lavar roupa, o uso do tanque de plástico ainda é muito comum em residências.

Às vezes, são poucas peças para lavar, o que acaba não valendo a pena ligar a máquina, ou são peças que precisam ser lavadas à mão, ou um tênis que precisa tirar a sujeira. E é aqui que o tanque de plástico se torna ainda mais útil.

Com tantos modelos e tamanhos disponíveis, conhecer as características e as vantagens do tanque de plástico para lavanderia ajudará você a escolher o ideal e com o melhor custo-benefício.

Vantagens do tanque de plástico

Os tanques são alguns dos utensílios indispensáveis nas residências. Em tamanhos variados e podendo ser instalados de diversas maneiras, eles se tornam flexíveis o suficiente para serem instalados em todo tipo de ambiente e espaço.

O tanque de plástico traz consigo um bom custo-benefício, além de ser bonito, harmônico e moderno. Sua versatilidade e facilidade de instalação fazem desse tipo um dos mais utilizados, principalmente por quem não precisa lavar muita roupa à mão.

Por ser resistente à ferrugem e à umidade, o tanque de plástico de lavar roupa tem uma durabilidade grande. E por ter a superfície mais lisa, ajuda a conservar as roupas, evitando puxar fios enquanto lava, e facilita a limpeza e higienização dele.

Tanque de Plástico: Tanque plástico na cor branca

Tonalidade do tanque

O tanque de plástico branco é o mais comum, pois combina bem com a maioria das decorações e ambientes, sejam internos ou externos.

Tanque de Plástico: Tanque plástico deitado

O tanque de plástico cinza dá um toque mais moderno ao local, e em ambientes externos, voltados para a decoração rústica, ele passa uma impressão de tanque de cimento, mantendo a harmonia visual.

Tanque de Plástico: Tanque plástico na cor cinza deitado

Tamanho do tanque

Cada modelo de tanque de plástico pode ter um tamanho diferente, mas, em geral, existem 3 tamanhos básicos.

O tanque pequeno tem capacidade para até 20 litros, cerca de 53 cm de largura e altura entre 80 e 90 cm, com uma profundidade de mais ou menos 37,5 cm. Modelo ideal para espaços de tamanho reduzido.

O tanque médio conta com capacidade para até 31 litros, aproximadamente 54,5 cm de largura e altura de 82 cm, com uma profundidade de cerca de 48,5 cm. Ótima opção para residências com mais pessoas.

Já o tanque grande suporta até 38 litros, tem em média 60 cm de largura e altura de 84,5 cm, com uma profundidade de aproximadamente 52 cm. Excelente para casas com muitas pessoas e uso intensivo.

E ainda existe o modelo extragrande, muito comum em lavanderias e residências de famílias numerosas. Ele tem capacidade de até 47 litros, medindo 65,5 cm x 84 cm, com profundidade de 56,5 cm.

Além do tanque simples, você também poderá encontrar modelos duplos e triplos, cujas medidas e capacidades são bem maiores que as apresentadas.

Tanque de Plástico: Área de serviço com tanque plástico, máquina de lavar e parede na cor vermelha

Modo de instalação

Com a diversidade dos modelos, é normal encontrar modos de instalação diferentes.

O tanque de fixar é instalado diretamente na parede, diminuindo as chances de ceder com o tempo. Por ter uma fixação suspensa, a parte inferior fica livre para a instalação de prateleiras ou gabinete.

O tanque de embutir é uma opção para quem busca integração com a decoração do ambiente, além de possibilitar a instalação de um gabinete na parte inferior, que permitirá guardar materiais de limpeza e outros utensílios.

O tanque de coluna é muito semelhante ao de fixar. A diferença é que ele conta com uma coluna inferior, que ajuda a distribuir melhor o peso, evitando que ele ceda, e ainda esconde o sifão.

Tanque de Plástico: Tanque em polipropileno na cor cinza

Funções extras do tanque de plástico

Alguns modelos de tanque de plástico contam ainda com funções extras que facilitam o dia a dia e ajudam a manter o espaço organizado.

A esfregadeira é ótima para quem precisa lavar roupas com mais sujeiras, reduzindo os esforços de esfregar manualmente a roupa. O porta-sabão e escova deixa os principais itens à mão, evitando abertura de armários ou a necessidade de ir buscar em outro lugar.

A válvula para o ralo é muito útil quando é necessário deixar a roupa de molho. O sifão flexível é mais versátil, principalmente se for sanfonado, pois permite a correção de alinhamento do tanque com a conexão de saída de água.

E tem o tanque de lavar roupa com gabinete, que deixa o espaço mais organizado e se torna parte da decoração. Alguns modelos são produzidos com plástico antichamas, tornando-o ainda mais seguro.

Seja qual for o modelo, cor e tamanho do tanque de plástico que esteja procurando, na Leroy Merlin você encontra uma boa variedade de marcas e preços. Venha conferir as ofertas e encontre o modelo ideal para sua residência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo