Refresque os ambientes com ventiladores
Os dias mais quentes do ano causam, inevitavelmente, algum tipo de desconforto. Recorrer aos ventiladores é uma solução econômica para refrescar qualquer ambiente. Aliados da saúde, os aparelhos também renovam o ar poluído por um mais fresco.
Para atender às diferentes necessidades dos consumidores, estão disponíveis diferentes tipos do equipamento. Saiba mais sobre os modelos e descubra como escolher o ventilador perfeito para você.
Ventilador portátil
Modelo tradicional, o ventilador portátil tem o grande benefício de poder ser levado a qualquer ambiente da casa ou até mesmo a uma viagem. Com esse produto, você pode direcionar o fluxo de ar para onde desejar. A Leroy Merlin oferece três tipos de ventiladores portáteis. O de mesa é mais utilizado em ambientes que não necessitam de ventilação intensa. O modelo de coluna tem uma haste longa, permitindo o ajuste da altura e, por isso, garante a melhor distribuição do vento. Já o aparelho de torre tem as vantagens de ser silencioso e ainda contar com designs mais modernos.Indicado para ambientes médios ou pequenos, de, no máximo, de 12 m², tem consumo de energia reduzido, se comparado com outros produtos de refrigeração, e é encontrado em três versões.
Ventilador de parede
O ventilador de parede é instalado em um ponto fixo da parede. Em ambientes amplos, é indicado para quem deseja ventilação em um canto específico do cômodo. Esse modelo proporciona ótima ventilação ao local para o qual é direcionado e, por isso, costuma ser utilizado em ambientes em que a circulação de ar é deficiente. O alcance desse ventilador pode chegar até 50m². O aparelho é mais indicado para espaços estreitos – onde geralmente não cabe o modelo de teto. Quem gosta de aparelhos ajustáveis também vai se familiarizar com essa versão: você pode regular esse ventilador tanto na horizontal como na vertical para adaptar a direção do ar. Alguns modelos possuem o modo oscilar, em que ventilação fica em movimento lento por alguns instantes, permitindo que o fluxo de ar seja mais uniforme em todo o ambiente.
Ventilador de teto
O ventilador de teto faz sucesso por ser maior e muito eficiente. Em média, possui alcance de 15 a 25 m2 e de maneira uniforme. Como é um ventilador fixo refresca somente o local onde foi instalado. Se você gosta de comodidade, ficará feliz ao saber que há disponível o ventilador de teto com controle remoto, que permite o comando da velocidade com apenas alguns cliques. Devido aos seus lindos designs, ele ainda ajuda no momento de compor a decoração do ambiente.
Versatilidade é outra característica importante do produto. Ele possui um sistema de exaustão que, quando acionado, altera a rotação para o sentido anti-horário (e leva o vento para cima), permitindo uma eficiente circulação de ar. Importante: na hora da instalação, deve-se respeitar a distância mínima de 70 cm entre as pontas das pás e os demais objetos ou paredes que estejam envolta do aparelho. Saiba como instalar um ventilador de teto.
Além da função de ventilar, o produto ajuda a economizar energia durante o inverno. Isso porque, em ambientes com lareira, ar condicionado ou aquecedores, a tendência natural do calor é ficar próximo ao teto, graças ao peso menor do ar aquecido, que faz com que ele suba. Nesse contexto, o ventilador de teto, quando ligado em baixa rotação, espalha o ar quente, aquecendo o ambiente de maneira padronizada. Justamente por essa uniformização da temperatura, os aquecedores utilizam menos energia elétrica para garantir o conforto térmico.
Diferenças entre ventiladores e circuladores
Os dois equipamentos possuem aparência muito parecida, mas desempenham funções diferentes. O circulador proporciona circulação do ar de maneira homogênea e não produz um vento direcionado. Sua principal função é circular o ar para deixar a temperatura amena.
O ventilador, por sua vez, tem um fluxo de ar mais concentrado e direcionado para algum ponto específico.Por ser um produto mais silencioso, o circulador é mais indicado para quartos, sobretudo o das crianças. O ventilador, como produz vento mais focado, deve ser utilizado em espaços compactos. Já o outro aparelho costuma ter ótimo desempenho em cômodos maiores, porque sua distribuição de ar é maior.