Quarto de bebê com irmão mais velho: como adaptar e decorar o ambiente do melhor jeito para os dois
Preparar o quarto para a chegada de um novo integrante da família é uma tarefa complicada, certo? E é mais ainda quando um irmão mais velho está envolvido na equação. É um desafio fazer com que duas crianças dividam o quarto de forma harmoniosa e organizada, principalmente se eles são de idades diferentes. Quer saber como montar e decorar um quarto para dois filhos da melhor forma possível? O Casa de Verdade trouxe algumas dicas para te ajudar:
Estabeleça a regra: quarto é para descansar
Uma das melhores formas de tornar o convívio mais tranquilo em um quarto para dois é estabelecer a prioridade do uso desse espaço: descansar. Dessa forma, é mais fácil fazer com que os irmãos respeitem os horários um do outro – o mais velho não ficará, por exemplo, tentado a jogar videogames em volume alto durante a soneca do bebê. É interessante, portanto, estabelecer outro cômodo da casa – de preferência a sala – para brincadeiras e estudo. Caso não haja uma área para dever de casa em outro ambiente, implante um horário para as tarefas que esteja ligado com outro hábito da rotina do irmão mais velho – depois do banho ou do jantar, por exemplo.
Utilize cores neutras para os móveis mais básicos do quarto
A chegada de um bebê é motivo grande de ciúmes e mudanças na rotina no irmão mais velho. O quarto pode ser um ponto de conflito, mas também pode ajudar a amenizar essa fase: tente utilizar as cores mais neutras possíveis para os móveis desse ambiente compartilhado. Assim, o irmão mais velho poderá dar seus toques pessoais com pequenos acessórios, como brinquedos, roupas de cama e almofadas. Isso também permite que o menor decore ao seu gosto quando crescer e dá às crianças um senso de responsabilidade pelo próprio cantinho – uma das principais dicas para que os pequenos não contribuam com a bagunça.
Tenha espaço de armazenamento suficiente para os dois irmãos
Ter espaço suficiente para os dois pode ser difícil: muitas vezes o quarto foi planejado para só um filho e os móveis novos para o recém-nascido podem atrapalhar. Mas é essencial – tanto durante o processo de decoração quanto na manutenção da organização do quarto – que as coisas de cada um dos irmãos tenham o seu espaço. Você pode começar com o processo de “destralhar que já ensinamos aqui no blog”: embora seja possível que os brinquedos antigos do irmão mais velho sejam repassados para o mais novo, não é interessante mantê-los no quarto. Faça um processo de triagem: jogue fora os quebrados, doe alguns e guarde outros. Ache, em outra área da casa, um espaço para eles – excessos no quarto infantil podem ser distrativos para a criança, o que causa bagunça. Nichos e móveis verticais também podem ser úteis, já que armazenam, mas também economizam espaço. Alguns princípios do quarto montessoriano, como deixar tudo que a criança necessita (brinquedos, algumas roupas e produtos de higiene) à sua altura podem auxiliar: isso já insere um pequeno hábito de organização no dia-a-dia de ambos. Mas não se esqueça: com um bebê em casa, os cuidados de segurança infantil devem ser redobrados. Seguindo todas essas dicas, a adaptação dos dois ao mesmo espaço vai ser bem mais fácil.