Projetar as tomadas da casa evita reformas futuras

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Variadores de Luminosidade e Ventilação

Produtos precisam ser instalados em todos os cômodos e podem ser de 10 e 20 amperes. Confira as dicas da Leroy Merlin e aproveite nossos preços imbatíveis

Planejar todos os detalhes da construção significa ter menos dor de cabeça no futuro, já que o esquecimento ou a falta de planejamento de alguma etapa da obra podem acarretar em reformas e gastos desnecessários. Entre as diversas fases, o projeto de instalação das tomadas merece toda a atenção.

Comece pensando nos cômodos que necessitam da instalação dos produtos. O ideal é que todos os ambientes recebam as tomadas. Aliás, estude a necessidade de um ou mais pontos em paredes distintas. Nas salas e nos quatros, você pode precisar ligar TVs, DVDs ou abajures simultaneamente.

Já na cozinha e na área de serviço, aparelhos como micro-ondas, geladeira, fogão, máquina de lavar e secadora geralmente são ligados no mesmo momento. Pense nisso!

Outro ponto de atenção é o tipo de tomada. Existem modelos de 10 e 20 amperes. Os eletroeletrônicos mais comuns, como televisores, DVDs e batedeira, utilizam a versão de 10 amperes. Aparelhos que necessitam de mais força para seu funcionamento, como micro-ondas e geladeira, precisam ser ligados em tomadas 20 amperes. O tamanho dos furos dos produtos modifica, conforme sua potência. As tomadas de 10 amperes possuem diâmetro menor, se comparadas às versões de 20 amperes.

Atenção aos detalhes

Já que eles são importantes na hora da escolha. Portanto, considere algumas características, como o tipo do produto (se é para residências ou para indústrias), a cor e o design.

Cuidado com as crianças

Se há crianças na sua casa, é importante adquirir o protetor de tomada para garantir a segurança dos pequenos.

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo