Profissão marceneiro: Beto Nóbrega conta sua história ao lado do pai
Seus pais moravam em Itapecerica da Serra, região da grande São Paulo, mas o único hospital próximo ficava na cidade de Osasco. Ali nasceu Beto Nóbrega, marceneiro de profissão, e embaixador da Leroy Merlin. No Instagram @acasadobeto, ele ensina projetos DIY a quase 170 mil seguidores.
Filho do marceneiro Valdir, Beto começou na marcenaria cedo, aos 15 anos, mostrando que a história com a profissão foi passada de uma geração a outra.
Aos 73 anos, seu Valdir é um mestre da marcenaria e está na profissão há mais de 50 anos. Começou fazendo tamancos de madeira, depois passou a fazer móveis planejados. Se estabeleceu em Itapecerica, onde trabalha com Beto em um espaço de 100 m². Mais que uma marcenaria, o lugar é uma fábrica de realizar sonhos.
Beto bateu um papo com a gente, contou sobre sua trajetória e nos emocionou com a relação afetuosa que tem com seu pai. Prepare o lencinho: Beto é muito amor com seu Valdir.
Como a marcenaria entrou na sua vida?
Beto Nóbrega: Comecei a trabalhar com 15 anos na marcenaria de um amigo. Foi um grande aprendizado, porque eu não tinha noção de como era o ofício. Meu pai é marceneiro há mais de 50 anos, mas eu tinha pouco contato com a profissão quando era pequeno, porque quando eu acordava, ele já tinha saído para trabalhar.
Só fui conhecer o trabalho dele quando eu tinha por volta de 16, 17 anos, quando a gente foi visitar um cliente. Ali eu vi o quanto o trabalho do meu pai era incrível.
**Você sempre sonhou com essa profissão?
Beto Nóbrega: No começo eu pensava em fazer outra coisa e cheguei a trabalhar três anos com produtos eletrônicos. Aí meu pai abriu uma marcenaria em Itapecerica e me chamou para trabalhar lá. Comecei a fazer projetos grandes, a ganhar uma grana e ter contato diário com ele.
**Como é sua relação com seu pai?
Beto Nóbrega: Ele é uma pessoa muito calma, divertida, gosta de contato e de abraçar. Os amigos dizem que “o abraço do Valdir é o melhor”. Ele é um exemplo de homem honesto e batalhador.
Como seu pai influenciou na sua vida? Quais os ensinamentos dele?
Beto Nóbrega: A criatividade dele me influencia até hoje. Meu pai também é uma pessoa muito positiva e nunca desistiu dos seus sonhos. E aprendi a ser assim. A honestidade dele também foi um grande ensinamento. Ele é muito querido por clientes e amigos, todo mundo gosta dele. É um belo exemplo de pessoa e de pai.
Como é seu espaço de trabalho?
Nossa oficina fica em Itapecerica da Serra. É um barracão simples de 100 m², mas suficiente para fazermos serviços de qualidade e dar boas risadas durante o dia.
Quando eu pisei naquela marcenaria, as coisas na minha vida mudaram e eu tive a oportunidade de viver mais com meu pai, estar com ele todo dia. Ali é um lugar mágico, onde vivemos bons momentos.
De onde vem sua inspiração?
O que me inspira é poder ajudar e transformar a vida das pessoas, criando coisas que elas vão amar. E saber que nossos projetos serão muito úteis no dia a dia delas. Em alguns casos, chegam a mudar a vida dos clientes, como a marcenaria que fizemos na motorhome do casal @traveleiros, que está viajando com ela pelo mundo.
Quais peças você mais curte fazer?
Como profissional, eu poderia fazer coisas que só um profissional sabe, mas minha intenção não é essa. Gosto de fazer coisas que fujam do óbvio, que ressignificam objetos para serem usados de outra forma.
Já transformei barril em gabinete, grelha de churrasqueira em prateleira e ripas de madeira em casinha estilo industrial para a minha cachorrinha Amora.A lista é grande!
Para terminar, conte para a gente uma história inspiradora com seu pai
Beto Nóbrega: Quando eu conheci a marcenaria é que fui entender o que meu pai fazia: o que ele criava e como transformava a vida das pessoas. Ele realizava o sonho de cada família fazendo o móvel que elas queriam. Era incrível ver como ele transformava a madeira em um móvel lindo e funcional.
Ver que ele trabalhou para três gerações de uma família é muito inspirador, porque é sinal de que ele fez as coisas corretas. Ele é um grande profissional e uma grande pessoa também. E trabalhar com meu pai é incrível, ele é O Mestre, sabe demais de marcenaria. Fico até emocionado de falar.
A gente tenta ficar o máximo com ele, tocar violão juntos, tocar* A Casa do Sol Nascente*, que ele gosta. Ele é um cara incentivador, tem orgulho dos filhos e acompanha todas as minhas lives no Insta. Meu pai é o melhor pai do mundo.