Principais modelos de piscina: inspire-se com +20 ambientes

Publicidade

Hoje em dia, o mercado oferece os mais variados modelos de piscinas no mercado, feitos com diferentes materiais e destinados a propósitos diversos.

Seu sonho de verão pode estar a um passo de ser realizado com o modelo de piscina ideal para sua casa.

Retangular, redonda, grande, média, pequena, de fibra, de lona, de armar, de alvenaria, inflável, ofurô, spa inflável etc., os tipos de piscinas são inúmeros e saber como escolher o modelo de piscina perfeito para você é tarefa necessária para não desperdiçar dinheiro.

Por isso, é preciso estar atento ao design, estilo, cores, recursos de segurança e materiais de piscina, pensando no seu ambiente e no seu estilo de vida. Afinal, nada como ter o modelo de piscina certa em casa para relaxar nos dias de calor.

Assim, dentre tantas opções, para escolher a melhor para você, o primeiro passo é conhecer e entender as diferenças e vantagens de cada produto, antes da compra.

Então, veja abaixo todos os modelos de piscina, tamanhos e acessórios e escolha a que melhor se adapta ao seu espaço!

Leia também:

As 10 melhores piscinas infláveis para curtir o verão

Fotos de piscinas: inspire-se com +50 áreas de lazer com piscina

Os 9 principais modelos de piscina

Existem, hoje em dia, os mais diversos modelos de piscinas, atendendo, assim, diferentes gostos e necessidades.

Para ajudá-lo a escolher a opção mais viável para a sua casa, selecionamos as 9 opções com o melhor custo-benefício.

Confira!

1. Piscina inflável

A piscina inflável, também conhecida como piscina de plástico, é a melhor opção para quem não deseja investir tanto tempo e dinheiro na construção de uma piscina.

Disponível nos mais variados formatos e tamanhos, o modelo ideal para a sua família pode ser montado no jardim ou na varanda.

E o melhor de tudo é que as piscinas infláveis costumam ter um preço acessível e, independentemente da forma ou do tamanho escolhido, são de fácil transporte. Ou seja, você pode levar a sua piscina para onde quiser!

Lembrando que esses modelos funcionam com bombas e filtros que, além de facilitar, agilizam o processo de enchimento da piscina. Lembre-se também de sempre estar de olho nas instruções do fabricante em relação ao processo de montagem.

Confira as melhores piscinas infláveis para escolher o modelo ideal para você!

Vantagens e desvantagens

As piscinas infláveis são opções perfeitas para quem tem pouco espaço e precisa de um modelo de piscina que pode ser desmontado.

A desvantagem é que você precisa tomar cuidado para sua estrutura não ser danificada, pois como ela é de plástico, é mais fácil de rasgar. Se sua piscina inflável tiver um furo, você pode fazer um pequeno conserto utilizando um kit de reparo para piscina inflável.

Quer saber mais sobre este modelo? Fique ligado neste vídeo especial do canal Leroy Merlin Brasil que vai te ensinar como escolher a piscina inflável ideal, além de dar dicas de manutenção e limpeza:

2. Piscina de armar

Ao contrário do que muitos pensam, as piscinas de armar também são tão práticas quanto as infláveis. Caso você ainda não deseje investir muito tempo na construção de uma piscina fixa, esse modelo pode ser o ideal para você e a sua família.

Feitas a partir de uma estrutura de canos de metal e base de PVC, as piscinas de armar podem ser encontradas em diferentes formatos e tamanhos, e possibilitam que você escolha modelos maiores do que as infláveis, podendo chegar a uma capacidade de até 20 mil litros.

Entre os modelos de piscinas disponíveis no mercado estão as piscinas de armar retangulares e as piscinas de armar redondas, disponíveis em diversos tamanhos, permitindo que você escolha de acordo com o espaço disponível e as suas preferências.

Alguns modelos de piscina, sejam infláveis ou de armar, acompanham escadas, principalmente em produtos de maior capacidade. Isso porque, o uso desse item é visado especialmente para facilitar o acesso e garantir a segurança de toda a família.

E não se preocupe caso a sua área de lazer não seja muito grande: há diversas opções de piscinas pequenas, que garantem que você consiga se refrescar nos dias quentes do ano, sem ocupar muito espaço na casa.

Vantagens e desvantagens

A piscina de armar é um dos modelos mais baratos, ideais para quem não quer investir uma grana alta na construção da piscina.

A desvantagem é que essas opções têm tamanhos reduzidos e, portanto, não comportam tantas pessoas em seu interior quando comparado às piscinas fixas.

3. Piscina de alvenaria

Versáteis, as piscinas de alvenaria podem ser construídas de azulejos, pastilhas, pisos específicos, além de diferentes tamanhos e formas. Assim, uma das suas vantagens é a variedade de acabamento.

Também apresentam alta durabilidade, com poucas manutenções ao longo do tempo (a cada 10 anos é ideal fazer uma vistoria para evitar fissuras e rachaduras).

Porém, elas são mais caras em relação a outros modelos, visto que precisam de mão de obra. Sem contar que demoram mais para serem construídas e a sua limpeza deve ser frequente para evitar acúmulo de sujeira nos rejuntes.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do modelo de piscina de alvenaria é que você pode construí-la do jeito que preferir, escolhendo o revestimento para piscina que mais lhe agrada. Além disso, a sua durabilidade também a torna uma escolha muito vantajosa, pois ela pode durar para sempre.

A desvantagem é que a limpeza e manutenção devem ser feitas de forma mais constante e detalhada. Além da limpeza tradicional, é preciso fazer a higienização dos rejuntes para não acumular sujeiras e algas.

Para ensinar direitinho como fazer manutenção de piscina corretamente, qual a frequência e produtos para piscina necessários, o canal Leroy Merlin Brasil elaborou este vídeo guia. Confira:

• Leia também: Confira 12 tipos de pedra para piscina para usar no seu projeto!

4. Piscina de fibra

Entre os modelos de piscinas, a piscina de fibra também requer mão de obra para sua fundação. Mas, após a escavação, o processo é bem rápido, basta posicionar a piscina.

A limpeza desse modelo de piscina é relativamente fácil, já que conta com uma superfície lisa, não acumulando muita sujeira.

Além disso, apresenta também alta durabilidade, já que a fibra é um material resistente. Porém, seu custo é mais alto em relação aos outros modelos, como as infláveis e de armar.

Vantagens e desvantagens

A vantagem da piscina de fibra é que após a abertura do espaço para a colocação, a instalação é rápida. Em poucas semanas a sua piscina estará pronta.

Como a superfície é lisa, a limpeza também é fácil e não acumula algas ou sujeiras. A durabilidade é um grande benefício, podendo durar até 20 anos. A desvantagem é que seu custo pode ser mais elevado.

5. Piscina de vidro

As piscinas de vidro são modelos de piscinas que têm a vantagem de apresentar um design refinado e muito atrativo, valorizando qualquer área de lazer.

Contudo, seu custo de instalação e manutenção é bem alto, já que requer mão de obra especializada e materiais resistentes, que tendem a ter custo elevado.

Para garantir segurança, o material mais indicado dessas piscinas é o vidro laminado múltiplo, que possui várias camadas e é mais resistente.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvida, uma das principais vantagens deste modelo de piscina é a sua estética, valorizando ainda mais a área de lazer.

Ao escolher essa opção, você pode usar e abusar de um projeto de iluminação com LED para piscinas, cascatas e demais acessórios de piscina. Fica lindo!

Nesse caso, a desvantagem também está relacionada com o custo, que pode ser bem elevado.

Projeto de Capponi Arquitetura via Archtrends

6. Piscina de vinil

Os modelos de piscina feitos de vinil também requerem mão de obra para construção e são de fácil manutenção e limpeza. O próprio vinil é um material impermeabilizado, e isso dispensa o uso de produtos e acabamentos para combater a infiltração.

Outra vantagem está no seu custo, que é baixo em relação aos modelos de alvenaria e vidro. São versáteis e podem ser personalizadas com várias estampas e designs.

Entretanto, sua desvantagem está na sua fragilidade, uma vez que o forro de vinil não é tão resistente e é suscetível a atritos ou ressecamento.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da piscina de vinil é que a sua construção é muito rápida, com um prazo de 30 dias após as obras. Outra vantagem é que você não precisa usar revestimento com rejuntes, pois ela é feita com uma capa que cobre sua estrutura.

Além disso, os custos são mais acessíveis quando comparados com outros modelos de piscinas.

Porém, a desvantagem é que o forro não possui muita resistência a atritos, podendo rasgar. Sem contar que o cloro dos produtos de tratamento também pode desbotar o desenho da piscina.

7. Spa e ofurô inflável

Se, além de refrescar-se nos dias quentes você também deseja relaxar, o SPA e ofurô inflável são as opções ideais para você. Esses modelos de piscina apresentam a grande vantagem de dispensar uma mega obra para garantir esse sonho.

Os modelos de piscinas infláveis apresentam ainda funcionalidades de aquecimento de água, hidromassagem e são extremamente fáceis de montar. Em alguns modelos, também é possível regular a temperatura da água e a intensidade do jato de bolhas.

Vantagens e desvantagens

Esse modelo é fácil de ser montado e também tem um custo mais baixo em comparação com outras opções de piscina.

A desvantagem nesse caso é que esses modelos são menores e não conseguem acomodar muitas pessoas.

Quer conhecer melhor os detalhes dos SPAs infláveis? Confira o funcionamento deles neste vídeo:

8. Piscina infantil

Caso seu objetivo seja encontrar um modelo de piscina infantil, você deverá atentar às especificações de tamanho e capacidade, que são diferentes dos modelos para adultos.

Dentre as piscinas infantis, há opções para bebês, de até 50 litros. Já para um grupo de 2 a 3 crianças, opte por um produto de 51 a 500 litros.

Há ainda a possibilidade de encontrar opções que atendem a crianças e adultos, como é o caso das piscinas de 501 a 1000 litros, por exemplo, que comportam até 4 crianças e 1 adulto.

As piscinas com capacidade maior que 1000 litros são ideais para famílias e, na maioria dos casos, podem ser utilizadas também por crianças. Entretanto, para isso, é preciso que haja a supervisão de um adulto, garantindo que a brincadeira seja segura.

As piscinas infantis infláveis são as mais procuradas, porque são extremamente compactas e de fácil instalação – é necessário apenas o uso de uma bomba de ar para inflá-las em poucos minutos.

Para divertir os pequenos, é possível apostar em piscinas com formatos diferenciados. O modelo de piscina playground oferece mais diversão nos dias quentes! Alguns modelos infláveis contam com tobogãs que incitam as brincadeiras mais divertidas.

Há ainda modelos infláveis no formato de animais, que deixam a brincadeira ainda mais divertida. Além dos bichinhos, você pode encontrar piscinas infantis no formato de objetos, como carrinhos, princesas, castelos e muito mais!

Vantagens e desvantagens

A vantagem é que piscinas infantis foram projetadas para garantir a segurança da criança, além disso, elas também são fáceis de montar e desmontar.

A desvantagem é que os adultos não podem se refrescar com as crianças, pois elas costumam ser bem pequenas.

Fantástica Piscina Aquário de Jogo 1 Golfinho 2 Peixes Palhaços 1 Polvo 2 Aros – 308 Litros 2.39m x 2.06m x 86cm

9. Piscina de plástico

Outro modelo de piscina muito comum é a de plástico, considerada uma das soluções mais fáceis na hora de se refrescar.

Esse modelo pode ser montado e desmontado, sempre que preferir. Essa é uma boa alternativa para quem não tem muito espaço em casa.

Vantagens e desvantagens

A vantagem é que esse modelo tem um custo mais baixo em relação a uma piscina de fibra, por exemplo, sendo uma opção viável para quem não tem muita grana para investir.

Porém, a desvantagem é que esse modelo de piscina de plástico não comporta uma grande quantidade de pessoas, o que limita os convidados para uma tarde de piscina.

Tamanhos de piscina

Os tamanhos de piscina podem sofrer variação conforme a quantidade e a altura das pessoas que vão usufruir do modelo. Pensando nisso, confira os tamanhos de piscina mais comuns:

Pequena

As piscinas de até 50 litros são recomendadas para o uso de bebês, já que são bem compactas, e sua montagem é fácil. São, em sua maioria, feitas de plástico, apresentam o formato circular e podem ser levadas para qualquer lugar.

Os tamanhos de piscina de 51 a 500 litros (piscinas infantis) são perfeitos para comportar de 2 a 3 crianças, entre as idades de 3 a 6 anos.

Esse modelo conta com um reforço nas bordas, proporcionando uma sustentação superior e, em consequência, uma maior segurança para os pequenos.

As piscinas de 501 litros ou até 1.000 litros também são consideradas modelos de piscinas pequenas, sendo possível comportar adultos e crianças.

Em seu maior tamanho, a piscina de 3.000 litros comporta 2 crianças e 2 adultos — essa é a indicação máxima da categoria.

Média

Os modelos de piscinas de 3.000 a 6.000 litros são opções indicadas para 3 a 5 pessoas, sendo consideradas boas opções para o público adulto.

Essas piscinas, além de normalmente contarem com entrada para filtro, disponibilizam também entradas para bombas.

Grande

As piscinas com mais de 6.000 litros são recomendadas para comportar 7 pessoas ou mais.

Essa categoria apresenta uma profundidade considerável, o que faz com que ela tenha, além da bomba e filtro, escadas para assegurar a entrada e a saída da piscina em segurança.

No mercado, existem modelos de piscinas infláveis ou estruturadas de até 20.000 litros!

Piscina Armar Retangular Ultra XTR 17203L 274x549cm 127V (110V) Intex

Formatos e estilos de piscinas

Além de tamanhos diferentes, há também piscinas com os mais diversos formatos e estilos. Listamos abaixo os principais, confira!

Retangular e quadrada

O modelo de piscina quadrada é um formato muito usado.

Já a piscina retangular é um modelo que deixa a sua área de lazer ainda mais bonita, sendo também muito usada em casas e centros esportivos.

Piscina de Armação Retangular 2000 Litros Standard Mor

Redonda e formas orgânicas

O modelo de piscina redonda não é muito usado no Brasil, principalmente, porque esse formato dificulta a aplicação de alguns acabamentos, como as pastilhas, que são muito usadas nesse tipo de construção.

Porém, mesmo tendo esse ponto negativo, uma piscina redonda é linda e também pode se transformar em uma hidromassagem ao inserir os recursos necessários.

Piscina Estruturada 6.473l Steel Pro Frame Pool Set 3.66m x 76cm filtro 1249 l/h Bestway – 110v

Canto

O modelo de piscina de canto é o ideal quando a sua área de lazer é pequena e, por isso, o espaço é limitado.

Uma boa ideia é usar esse modelo e inserir linhas modernas ao desenhar a sua piscina. Acredite: o espaço ficará ainda mais bonito.

Com borda infinita

As piscinas com bordas infinitas viraram tendência, sendo usadas em prédios e arranha-céus luxuosos e hotéis. Se você gosta desse modelo de piscina, saiba que é possível ter uma em casa para se refrescar em dias quentes.

O ideal é que um lado dela seja construído na lateral do imóvel, de preferência com uma bela vista.

Projeto de Sena Arquitetos Associados via Archtrends

Interna

Os modelos de piscina internos são usados, geralmente, em regiões mais frias ou em clubes. Em muitos lugares, ela é construída para receber água quente para espantar o frio.

O ideal é instalá-la quando o imóvel estiver em fase de construção para, assim, evitar o quebra-quebra.

Projeto de AND Arquitetura via Archtrends

Acessórios indispensáveis para qualquer tipo de piscina

Além de acertar na escolha do modelo ideal, é preciso investir também em acessórios de piscina indispensáveis, que vão desde a manutenção e os cuidados com o produto, até objetos de decoração para a área de lazer.

• Os filtros e bombas são itens essenciais para a montagem de piscinas infláveis. Com eles, em questão de minutos, você é capaz de encher os seus produtos, até mesmo os de maior capacidade.

• Os colchões e boias permitem que a sua área de lazer se torne ainda mais divertida e confortável. Com esses itens, você poderá construir um ambiente de diversão e segurança tanto para crianças quanto para adultos!

• Para a proteção do seu modelo de piscina, é recomendado adquirir capas e forros. Caso você opte por deixar seu produto montado por um longo período, por exemplo, as capas protegerão a piscina da sujeira, contribuindo inclusive para a manutenção e os cuidados gerais.

• Além disso, é necessário o uso de forros embaixo da estrutura das piscinas, para protegê-las caso haja alguma irregularidade no chão que possa danificá-las.

• E que tal deixar a sua decoração da área de lazer ainda mais atrativa com um bar inflável? Com esse modelo de boia, você poderá armazenar, dentro da piscina, as mais variadas bebidas e pode até colocar gelo dentro do recipiente! Assim, você pode se refrescar sem precisar sair de dentro da água, com conforto e praticidade.

Dicas para escolher o melhor modelo de piscina

Anote aí as dicas para escolher o melhor modelo de piscina para sua casa!

Local a ser instalada

O primeiro passo para acertar na escolha dos modelos de piscina é saber exatamente onde ela será colocada. Por isso, meça o local onde a piscina será posicionada e compre o modelo que caiba no seu espaço, seja terraço, jardim, sacada ou área externa.

Existem algumas medidas consideradas padrões, como: 3 x 5 m, 4 x 8 m, 6 x 4 m, entre outras. Porém, nada impede que você escolha modelos que tenham medidas diferenciadas. Apenas se atente ao tamanho do espaço que ela será colocada.

Capacidade em litros e quantidade de pessoas

Para saber como escolher os modelos de piscina ideais, é necessário levar em conta a capacidade do produto em litros em relação à quantidade de pessoas que vão utilizar.

Seja 50 litros (para bebês), 51 a 500 litros para comportar até 3 crianças de 3 a 6 anos, piscina de 3.000 litros suportando 2 crianças e 2 adultos, modelos de piscina de 3.000 a 6.000 litros para 3 a 5 pessoas ou acima de 6.000 litros que são recomendadas para comportar 7 pessoas ou mais.

Manutenção

É importante levar em conta qual a manutenção adequada para aqueles modelos de piscina escolhidos. As piscinas infláveis, piscinas de armar, ofurôs e spas infláveis possuem uma manutenção bem fácil. Diferente dos modelos de alvenaria e de fibra.

Além disso, se atente aos cuidados básicos com a água da piscina, como controle do nível de pH da água, remoção de folhas, insetos e outras impurezas, tratamento com cloro e algicida etc.

Sem contar que quanto maior a piscina, mais altos tendem a ser os custos de manutenção. Então, é necessário prestar atenção a esses fatores ao escolher os modelos de piscinas.

Design

Depois de pensar nas medidas e no local onde você deseja instalar sua piscina, considere o design que mais gostar.

Os formatos mais comuns são o retangular e o redondo, mas você também pode escolher modelos de piscinas que tenham um layout irregular, com bordas curvilíneas, de canto ou até mesmo formatos diferentes.

Também é possível brincar com cores e estampas. Aqui, são seus gostos estéticos que mandam!

Acessórios

Os acessórios dos modelos de piscina são vários, como bombas, escadas, filtros, lonas, capas, entre outros. Eles são ideias para a comodidade dos usuários, então considere seu orçamento e escolha os acessórios necessários.

Custo-benefício

Um dos pontos fundamentais na hora de construir ou instalar uma piscina é pensar no custo-benefício daquele modelo.

Como visto acima, existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma adequada a um tipo de necessidade específica. Por isso é importante conhecer melhor cada um dos modelos e avaliar as vantagens e desvantagens que oferecem, além do seu preço.

Fato é que não adianta comprar os modelos mais caros, se você apenas precisa de um tipo básico e fácil de montar para se divertir com a família. Coloque tudo na ponta do lápis!

Marca

Prefira as marcas já consolidadas no mercado. Isso porque elas têm mais chances de entregar produtos com maior qualidade, variedade e apreço pelos consumidores.

Verifique se a marca oferece algum tipo de garantia, para que em caso de problemas, seja mais fácil negociar e trocar o produto com o fabricante.

Quais modelos de piscina podem ser construídos no formato em L?

Os modelos de piscinas que permitem a construção em L são as opções de vinil e alvenaria, as quais você deve fazer a instalação completa, ou seja, do zero.

Outros modelos que já vem pronto da fábrica, como as piscinas de fibra, que não permitem nenhuma alteração.

Projeto de Jonas Afonso via Archtrends

Como conservar os principais modelos de piscina?

A verdade é que os cuidados com as piscinas podem variar de acordo com o modelo. Sendo assim, cada uma precisa de uma atenção especial.

Os modelos de piscinas em alvenaria e vinil, por exemplo, precisam de um cuidado maior com relação aos rejuntes, que precisam ser bem limpos para evitar a formação de algas ou qualquer outro resíduo.

Ao construir esses tipos de piscinas, o ideal é usar o epóxi, já que ele garante uma superfície impermeável.

Já as opções de vinil podem ser danificadas com arranhões. Dessa forma, recomenda-se sempre o uso de materiais não-abrasivos ao fazer a limpeza.

As piscinas de fibra de vidro são modelos muito práticos, já que a sua manutenção é fácil. Isso acontece porque a sua superfície é lisa e, por isso, dificilmente as algas se proliferam. Porém, é preciso tomar cuidado com o cloro, pois ele pode manchar esse tipo de material.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os melhores modelos de piscina, ficou mais fácil investir naquele modelo com a sua cara, não é mesmo?

Saiba que as melhores opções de piscinas, materiais e produtos de limpeza estão na Leroy Merlin, que oferece ainda os menores preços e as condições de pagamento mais vantajosas do mercado.

Leia mais:

Conheça as vantagens do robô aspirador de piscina!

6 conselhos para economizar água da piscina

Boias de piscina: modelos incríveis para você curtir o verão

Como escolher móveis para piscina? Confira dicas!

21 inspirações e dicas para escolher o melhor piso para piscina

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo