Prateleira para quadros acima do sofá: veja como usar esse novo truque de decoração para as salas

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Prateleira para quadros acima do sofá: veja como usar esse novo truque de decoração para as salas

Uma novidade que anda aparecendo nos projetos dos designers de interiores com cada vez mais frequência é a prateleira para quadros. Ela é uma versão mais fina do suporte tradicional e traz um charme especial ao estilo da sala de estar quando fica situada acima do sofá, por exemplo. Veja como a instalação do utensílio é simples e confira de que forma você pode personalizar o seu cômodo utilizando esse truque de decoração.

Prateleira para quadros acima do sofá: veja como usar esse novo truque de decoração para as salas

Tendência de decoração não é só bonita, mas super prática

A principal vantagem da prateleira para quadros é, sem dúvida, a sua versatilidade. Esse modelo é a opção perfeita para quem ama quadros e curte mudar um pouco a disposição das peças de tempos em tempos: isso porque não é preciso fazer buracos na parede toda vez que a pessoa pretende modificar a arrumação delas – o procedimento se torna muito mais descomplicado. A prateleira apresenta uma espessura estreita por ser própria para sustentar esse tipo de objeto, dando um visual completamente renovado à sala sem a necessidade de reforma. Por conta disso, pode ser colocada acima do sofá sem receio, já que não há o risco de alguém bater com a cabeça na tábua quando quiser levantar do assento.

Prateleira para quadros acima do sofá: veja como usar esse novo truque de decoração para as salas

Confira as diversas formas de arrumar seus quadros nas prateleiras

Como a organização dos itens sobre a prateleira é facilmente adaptável, dá para brincar bastante com diferentes cores, formas e tamanhos na hora de compor a decoração. A primeira coisa a ser pensada é no tipo de conteúdo que cada quadro vai apresentar. Pôsteres das suas bandas e filmes preferidos, retratos de família, histórias em quadrinhos, pinturas coloridas, estampas geométricas variadas, frases motivacionais… as opções são inúmeras. Uma dica interessante para valorizar os quadros escolhidos é investir em molduras bem diferentes. A extensão da prateleira geralmente segue o comprimento do sofá, então é possível colocar uma boa quantidade de peças. Dê preferência, então, às médias e pequenas – o mais indicado para as maiores é pendurá-las na parede mesmo, já que conseguem se destacar mais.

O número de prateleiras varia de projeto para projeto. Se a quantidade de artigos é grande e você planeja expor todos eles na sala de estar, não tem problema: dá para aproveitar o espaço vertical do local e montar um suporte em cima do outro sem dificuldade. Os quadros, por sua vez, geralmente são arrumados lado a lado para que fiquem bem visíveis. Se você quiser, eles também podem ser organizados explorando a profundidade da prateleira. Nesse caso, os mais largos normalmente ficam na fileira de trás e os mais compactos, na parte da frente – tudo vai depender do efeito que você pretende causar no ambiente.

Como instalar a prateleira para quadros de forma fácil

Para posicionar a prateleira no local desejado, não tem segredo. A maioria dos modelos disponíveis no mercado já conta com parafusos e buchas, itens necessários para fixar o suporte na parede. Outras ferramentas também facilitam muito o trabalho, como o nível. Com ele, você garante que a prateleira será instalada de forma alinhada. Após encostar a peça na superfície, marque com um lápis o ponto exato dos furos de cada lado da prateleira e realize a perfuração da parede com a ajuda de uma furadeira. Para evitar a sujeira durante o processo, use um coletor de pó compatível ou até mesmo um simples saquinho plástico embaixo do equipamento. Depois disso, coloque as buchas e, então, os parafusos no lugar. Os tapa-furos camuflam a cabeça dos parafusos e são ótimos para proporcionar um melhor acabamento. Agora você já pode começar a arrumar seus quadros favoritos sobre as prateleiras e adotar uma decoração que é a cara das tendências de 2018.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo