Elegante, moderno e sofisticado, o porta-facas magnético pode facilitar muito a sua rotina. Ao deixar suas facas à mostra, você adquire mais praticidade na hora de cozinhar e ainda desfruta de um objeto que contribui para a decoração.
Não à toa, este porta-facas é muito funcional na hora de cozinhar, otimizando o espaço da sua bancada ou pia. Com produtos feitos a partir do “do it yourself” (DIY), é possível aproveitar materiais, personalizar a decoração e conseguir itens com ótimo custo-benefício.
Materiais para fazer um porta-facas magnético
Alguns materiais e ferramentas serão necessários para você fazer o seu porta-facas magnético. Confira!
Materiais para fazer um Porta-facas Quadrado
Tradicional, o porta-facas quadrado é uma boa pedida para diferentes estilos de cozinhas. Porém, é preciso ter em mente que esta versão é mais elaborada porque exige o uso de ferramentas de corte.
Essa é uma excelente opção para quem deseja um porta-facas novo e personalizado para deixar seu jogo de facas sempre pronto para uso.
Ao fazer esta versão, é preciso um pouco de habilidade com ferramentas de corte, para garantir segurança e um bom resultado. Além disso, outros materiais necessários para essa atividade são:
Materiais para fazer um Porta-facas Rústico
Uma alternativa para quem busca um porta-facas de madeira é o porta-facas rústico. Esta versão, que também é uma opção de barra magnética para facas, é um pouco mais simplificada, já que não tem a necessidade de uso de uma ferramenta de corte.
Neste caso, você também vai precisar de:
Passo a passo: como fazer porta-facas magnético
O porta-facas magnético é um item que traz praticidade, funcionalidade e beleza para a sua cozinha. Quando é feito manualmente, por você mesmo, o produto se torna ainda mais especial.
Veja como fazer porta-facas magnético:
Passo a passo porta-facas quadrado
Para fazer o modelo de porta-facas quadrado, comece medindo o pedaço de madeira. Use como base a quantidade e os modelos de facas que você deseja armazenar. Coloque as facas sobre a madeira e tire as medidas, deixando alguns centímetros de sobra nas extremidades.
Depois, é hora de cortar a madeira, seguindo as marcações. Corte dois pedaços e faça as cavidades para encaixar a faca. Antes, coloque as facas sobre uma das tábuas de madeira e faça um desenho delas com lápis.
Uma dica importante é começar a fazer as cavidades com a ajuda de um estilete e, na sequência, utilizar o formão.
Agora, é hora de fazer o acabamento nas cavidades. Uma lixa vai te ajudar a remover qualquer imperfeição. Na outra tábua de madeira, faça marcações com base no que já foi feito na tábua anterior.
Com as tábuas posicionadas e uma broca chata, prenda os ímãs. É importante escolher uma broca e um ímã com diâmetro de mesmo tamanho. Utilizando a cola instantânea, cole uma chapa na outra.
Para a base do seu novo porta-facas, cole duas peças de madeira e, depois, trace uma linha bem no meio. Com a broca escariadora, faça mais três furos e parafuse para centralizar as peças. Na etapa de acabamento, lixe e envernize o porta-facas.
Passo a passo Porta-facas Rústico
Um porta-facas rústicos é bonito e impactante. Logo, você deve dar atenção especial para a escolha da bolacha de madeira. Optar por um modelo com veios aparentes é interessante.
Escolha o lugar de cada faca na bolacha de madeira, posicione-as sobre a peça e marque com lápis. Para cortar a madeira, pegue a serra tico-tico e tire a parte inferior da madeira. Os grampos sargentos ajudam a manter a peça imóvel durante o trabalho.
Agora, é hora de lixar para fazer o acabamento. Por último, e não menos importante, fure o lugar dos ímãs com a broca chata. Mas, antes, faça as marcações. Pronto! Esta é uma maneira simples e bem legal de ter um novo e lindo porta-facas.
Todos os materiais que você precisa para seu porta-facas magnético estão com os melhores preços na Leroy Merlin! Além disso, há diferentes modelos de porta-facas que você pode escolher de acordo com a decoração da sua casa!
Confira e aproveite para comprar os produtos na Leroy Merlin!