As 10 reformas mais incríveis do Paulo Biacchi

Publicidade

Ele é um depósito de criatividade e talento, é dono de um canal de YouTube com quase 500 mil inscritos – até agora – e suas ideias são inspiração para quem está querendo reformar desde uma cozinha minúscula ou quer fazer sua urban jungle em um microcanto da sala.

Estamos falando do Paulo Biacchi. E ele não é mais um produtor de conteúdo que fez sucesso à toa. Ele é designer de formação e compartilha técnicas, testes e muito conhecimento em seus vídeos de DIY, dicas de decoração e antes e depois.

Biacchi é um designer de produtos dos bons. Já apresentou o Decora, no GNT; já ganhou o Prêmio Casa Vogue Design 2018 com uma coleção de revestimento Escamas, ao lado do arquiteto Marcelo Rosenbaum; já faturou o XV Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e trabalhou em Milão com o Arquiteto e Designer italiano Gianni Pareschi.

Ok, vamos parando por aqui, porque o currículo dele é extenso…

Com ideias simples, criativas e fáceis de colocar em prática, ele tem vários vídeos no seu canal do YouTube com mais de 100 mil visualizações, outros com 200 mil, 300 mil… a gente selecionou alguns desses, e a lista segue aí embaixo, para você não perder alguns dos melhores – e mais improváveis – projetos de decoração do Paulo Biacchi.

1 – Reforma de kitnet minúscula

Uma cozinha de 2 metros de comprimento por 1 m de largura – a menor que Biacchi já viu – é a estrela deste vídeo. E onde o designer fez caber geladeira, fogão, bancada, pia e utensílios.

Para dar vida a essa minicozinha, Biacchi pintou paredes, geladeira e portas dos armários de rosa, substituiu puxadores antigos por outros minimalistas, instalou prateleiras e cabideiros.

O tampo de granito da pia foi pintado também. Um cooktop substituiu o fogão tradicional, que limitava o acesso à pia. E o espaço ganhou ainda um carrinho multiuso, uma cortininha de tecido retrô e uma plantinha, que cobriu o registro.

Confira tudo aqui, nos mínimos detalhes:

2 – Cozinha terracota da Liniker

A transformação da cozinha da Liniker teve a paleta terracota como ponto de partida, que foi para o piso e paredes.

Uma tábua de bambu coube certinho no tampo do armário e serviu de tábua de corte. A geladeira antiguinha ganhou a mesma tinta da parede e praticamente “desapareceu” no contexto da cozinha.

A janela ganhou uma persiana de bambu branquinha, que deixou uma passagem controlada de luz na cozinha.

A bancada antiga da pia ganhou um armário feito com mini deck de varanda. Cadeiras dobráveis foram parar na parede, para ampliar o espaço de circulação. Tudo isso e muito mais em:

3 – Varanda de apartamento

Varanda pequena com piso frio, mesinha de jantar e plantas mal distribuídas viraram passado e ganharam outra cara com o toque do Paulo Biacchi.

O hobby da moradora era a jardinagem, então nada como estimular esse trabalho com plantas.O piso da varanda ganhou deck de madeira e os espaços vazios foram preenchidos por pedrinhas brancas de mármore.

Na parede, Biacchi criou um jardim vertical com palete de madeira envernizado. E um varal de luz transformou o ambiente, dando um certo aconchego.No cantinho, não poderia faltar uma minifloresta verde com diferentes tamanhos de vaso e alturas de planta. Confira:

4 – Home office decorado do Biacchi

Quando o escritório vira depósito e não se enxerga mais a mesa de trabalho, é hora de chamar o Paulo Biacchi.

Nesse vídeo, ele consegue transformar um cantinho de 2 x 2 m mal aproveitado em um home office charmosinho e funcional. O espaço foi otimizado, privilegiando a circulação do ambiente com uma bancada sobre cavaletes.

Pequenos objetos foram para o gaveteiro volante, com rodízio. Prateleiras sem mão francesa deixaram o ambiente bem limpo. O espaço ganhou também uma estante pequena e funcional – branquinha, claro.

Um mural de cortiça com varal de fotos ajuda na organização do dia a dia. Um planner de adesivo preto deu o tom da organização.

O home office ganhou ainda uma cadeira levinha e um tapete em tom terroso, para deixar o ambiente mais quentinho e agradável.

5 – Hall de entrada sem graça

Sabe aqueles lugares difíceis de combinar charme com bom gosto? O hall de entrada é bem assim. Nessa reforma, Paulo Biacchi apostou em uma pintura amarela vibrante e inspiradora para esse hall de entrada com espaço reduzido.

Só a porta ficou branca, e foi pintada com tinta magnética, que serve para fazer a dupla função de mural.

A luminária deu um clima urbano ao ambiente. Cabideiros funcionais e versáteis ajudaram a deixar cada coisa em seu lugar. Um luminoso moderninho a pilha foi para a parede. E, para finalizar, uma passadeira preencheu a parte de baixo, com plantas e uma sapateira.

6 – Lavanderia pequena sem graça

Lavanderia minúscula, sem prateleira, sem armário e com um aquecedor gigante? Help, Paulo Biacchi! Confira neste vídeo como o designer deixou essa lavanderia mais organizada, com marcenaria básica e bem baratinha.

Prateleiras com fitas de LED deixaram o ambiente funcional até de noite. Não faltou nem um cesto para roupa suja, com muito estilo e pegada industrial.Uma tábua de passar dobrável e fixada na parede deixou a área de trabalho livre. E, para finalizar, plantinhas muito fofinhas deram vida ao ambiente.

7 – Urban jungle na salinha

Imagine fazer caber uma urban jungle em uma quitinete de 38 m². Pode isso? Pode. Paulo Biacchi prova que em qualquer cantinho da sua casa é possível montar a sua. E ensina: a largura e o comprimento da sala não importam tanto para fazer sua florestinha urbana, mas sim o pé direito.

É essencial também brincar com alturas, volumes e preenchimentos de plantas. Para isso, ensina Biacchi, use banquinhos de diferentes alturas, apoios e suportes de parede.

Plantas tropicais e de sombra, como as jiboias, que dão caimento perfeito para uma prateleira e samambaias ajudam a dar volume. Quer mais dicas? Assista:

8 – Sala de vinil

Quem curte música, não pode deixar de ter um cantinho em casa para escutar vinil no maior sossego. Paulo Biacchi transformou uma sala estilo “picolé de chuchu”, de tão sem graça, num cantinho charmoso, vintage.

O dono tinha uma vitrola antiga e muitos vinis, que foram o ponto de partida para essa decoração. Na composição, Biacchi apostou em uma poltrona, pôsteres psicodélicos e sem moldura na parede, prateleira de metal para colocar vinis, cactos com personalidade e bambu mossô.

9 – Decoração com blocos de concreto

Como inovar na decoração de casa gastando nada ou quase nada? Fácil! É só usar tijolos de concreto, que dão o toque rústico que faltava à sua decoração.Há vários tipos: abertos, fechados, grandes, pequenos, com um ou dois furos… só depende da sua criatividade transformá-los em vaso, revisteiro, adega modular e até pequenos móveis, como um rack supermaneiro.

10 – Sala pequena com rack de TV de R$100,00

A hora de comprar os móveis da casa pode ser traumática: gasta-se um dinheirão com itens nem sempre se qualidade. Neste projeto, Biacchi ensina a fazer um rack super criativo e resistente gastando apenas R$100,00. Para isso, ele usou apenas tábuas de madeira e blocos de concreto.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo