Mesa para sofá: passo a passo para aprender a fazer um modelo de encaixe que facilita a vida

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Móveis feitos com canos de cobre são o sucesso de 2018. Então, que tal se jogar nessa tendência para criar o seu próprio objeto personalizado? A mesa de apoio para sofá é um item que vai trazer muito conforto e comodidade ao seu dia a dia. Ela é ótima para apoiar notebooks, livros e até mesmo pratos de comida. A Karla Amadori já nos ensinou a fazer uma mesinha com caixotes de madeira e agora nos mostra o passo a passo de como montar uma mesa para sofá. Dá uma conferida:

Você vai precisar de:

Cano de cobre 22 mm cortado nas medidas:

2 pedaços de 60 cm2 pedaços de 27 cm2 pedaços de 47 cm2 pedaços de 25 cm

8 conexões de cobre do tipo cotovelo 90 graus (para cano 22 mm)

Tábua de pinus nas medidas 35×40 cm (18 mm espessura)

Stain para madeira na cor imbuia (ou na cor que você preferir)

Rolinho de pintura para madeira

5 braçadeiras em “U”

Parafusos para madeira 16mm

Cola instantânea

Colocando a mão na massa…

1 – Comece pintando a madeira para deixá-la com um toque mais rústico e elegante. Aqui, nós usamos o stain para dar cor e proteger a superfície, mas você também pode utilizar outra resina de sua preferência, ok? Na hora de aplicar o produto, basta usar o rolinho de pintura e uma luva para proteger as mãos. Caso a mesinha seja destinada à área externa da casa, também é necessário aplicar o verniz marítimo. Assim, a madeira fica bem protegida contra a umidade. Depois de seca, a tábua ganha uma coloração de imbuia incrível e já pode ser manuseada sem medo de manchar.

2 – Chegou a hora de encaixar os canos de cobre! Eles estão em alta na decoração, porque remetem à época industrial e trazem brilho ao ambiente. Para montar a base inferior, você vai usar os 2 pedaços de 47 centímetros ligados a um cano de 25 centímetros, formando um “U”. Para encaixá-los, você vai usar 2 conexões do tipo cotovelo. Agora iremos montar a base superior, que servirá de suporte para a tábua de madeira. Aqui, você vai usar os 2 canos de 27 centímetros ligados ao de 25 centímetros. Também use 2 conexões para formar o clássico “U”.

Mesa para sofá: passo a passo pra aprender a fazer um modelo de encaixe que facilita a vida

3 – Com as bases prontas, você já pode montar a altura da mesa: pegue os dois canos de 60 centímetros e encaixe perpendicularmente com a base inferior, também usando 2 conexões. Não se esqueça de encaixar com precisão! Assim, você garante que a estrutura fique retinha e mais estável. Faça o mesmo para encaixar a base superior.

4 – Para unir bem as peças, você vai precisar aplicar a cola instantânea em todas as conexões. Aqui, você deve desmontar a estrutura para também aplicar o produto na parte interna do cano – pode caprichar!

Mesa para sofá: passo a passo pra aprender a fazer um modelo de encaixe que facilita a vida

5 – Base montada! Agora você deve colocar a tábua em uma mesa (ou superfície bem plana) e posicionar o lado menor da base logo acima. Para fixar as duas partes, iremos usar as 5 braçadeiras de metal. Na hora de prender essas peças, use parafusos menores que a espessura da madeira para que eles não ultrapassem (aqui, usamos parafusos de 16 mm).

Prontinho! Agora é só desvirar a mesa e curtir o seu móvel totalmente exclusivo. Viu como é fácil?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo