Como fazerDecoração e Tendência

Como combinar tapete para sala e sofá?

O tapete para sala é um item que não pode faltar. Afinal, ele é capaz de adicionar aconchego. Mas, você sabe como combinar tapete para sala e sofá? Essa é uma dúvida muito comum e para respondê-la, é preciso considerar alguns pontos, como a cor do sofá, a cor do piso e o quanto de destaque você deseja dar ao tapete de sala.

Além desses, ainda, é preciso avaliar outros detalhes do espaço, como as cortinas e as paredes, elementos que contribuem diretamente para uma sala mais harmoniosa, relaxante e convidativa.

Parece muito complicado? Veja as dicas abaixo!

5 dicas para combinar tapete para sala e sofá

O tapete para sala é um objeto importante, que ajuda a trazer conforto e a delimitar a área (principalmente em salas de estar e jantar integradas). Para que esse espaço fique harmonioso e agradável, contudo, você deve avaliar as cores de tapete e de sofá, criando uma conexão entre elas.

1) Cores neutras para sofá e tapete

Quando sofá e tapete estão em cores neutras, é possível destacar outros aspectos da sua decoração. Por exemplo, as paredes, a cortina, as almofadas, a manta de sofá etc.

Basicamente, a principal característica das cores neutras é que elas não brigam por atenção — por exemplo, as diversas tonalidades de cinza, bege, branco, off-white, preto e marrom.




Como as cores neutras são discretas, elas permitem que você ouse mais em outros detalhes. Caso a sua sala seja pequena, uma dica é usar cores neutras e claras, como branco, cinza claro ou bege.

2) Destaque para o tapete, o piso ou o sofá

É essencial entender o que você deseja destacar na decoração da sua sala, para escolher as cores, estampas e outros detalhes de tapetes, sofás e demais elementos.

A visibilidade do tapete tem muita relação com a cor do piso. Se o piso for escuro, você pode criar contraste com um tapete claro. Já se quiser expandir visualmente sua sala e ela já tem um piso claro, adicione, também, um tapete claro.






Os tapetes em evidência são ótimas ideias para decorar. Principalmente, porque você pode ter alguns tapetes em casa — e mudar sua decoração apenas alterando este elemento.

Nesse caso, escolha cores que contrastam com o piso ou com o próprio sofá. Por exemplo, um sofá cinza claro e um piso também claro podem ser destacados com um tapete de uma cor escura, colorido ou estampado.



Os tapetes lisos são boas ideias quando você quer fazer o contrário: suavizar sua decoração. Caso queira uma decoração mais clean e minimalista, pode usar sofá, tapete e piso na mesma cor — só em tonalidades diferentes — ou em cores próximas.

3) Combinações com outras cores da sala

Além de pensar nas cores do sofá, do tapete e do piso, é possível criar harmonia na sua sala usando as cores de outros itens que compõem o ambiente.




Por exemplo, considere que você tenha um painel de madeira em uma parede da sua sala. É possível usar um tapete com estampas em marrom, conversando com esse detalhe. Como o marrom é neutro, a cor do sofá pode ser mais vibrante, ficando em destaque.

Se for usar um tapete estampado, avalie as demais linhas que compõem o espaço. Caso a sua sala tenha linhas retas na arquitetura, um tapete com estampas geométricas destacará esse ponto, criando unidade na sua decoração.

Outra ideia é combinar a cor do tapete da sala de estar com a cortina. Se ambos estiverem em uma tonalidade neutra, como um bege, você poderá usar um sofá de cor diferente ou até mais frio ou quente que o restante do espaço.




Caso vá usar um tapete colorido ou estampado, certifique-se que as cores usadas no tapete apareçam em algum outro ponto da sua sala de estar.



É importante que todas as cores usadas na decoração da sala tenham, de alguma forma, repetição. A não ser que você queira que um certo item seja, por sua cor, o ponto focal do ambiente.



Para este caso, use um sofá neutro, como o sofá cinza, que permite que os detalhes do tapete brilhem mais.

Essas dicas de harmonia também são válidas no caso de usar o tapete em outros ambientes. Por exemplo, o tapete para sala de jantar, que precisa combinar com o piso e a mesa de jantar — ou até os demais elementos da sala de estar, caso elas sejam integradas.

4) Escolha as medidas certas para o tapete

Além das cores, é muito importante que você escolha as medidas certas para o tapete, de forma que ele tenha harmonia com o espaço.

O tapete precisa cobrir, no mínimo, toda a largura do sofá. O ideal é que ele seja, pelo menos, 20 cm mais largo. Para deixar o espaço mais aconchegante, outra dica é que o tapete continue abaixo do sofá entre 15 a 20 cm.

Um tapete grande para sala, por exemplo, valoriza a sua decoração. Mas precisa fazer sentido com o tamanho do restante do espaço e dos móveis. Os tamanhos mais usados são: tapete para sala 200×250, para uma sala pequena a média, e tapete para sala 300×250, para uma sala grande.

Sempre meça a área que precisa ser coberta pelo tapete, lembrando dessas dicas.

5) Explore sua criatividade e novas tecnologias

Quem adora espaços criativos, pode usar o tapete para conseguir trazer originalidade à decoração.

O tapete redondo para sala, por exemplo, é uma solução original para espaços pequenos, assim como tapete oval para sala. Caso opte pelo tapete redondo, só tome cuidado para que ele consiga abrigar a maior parte dos móveis.


Sala da Katia Antes e Depois (Simples Decoração)


O tapete quadrado para sala e o tapete retangular para sala são versões mais tradicionais e ideais para quem não quer errar. Eles devem ser escolhidos sempre seguindo o formato do cômodo. Para salas que acomodam sofás de até 3 lugares, prefira um tapete retangular.

O tapete triangular para sala, por outro lado, é uma versão bem ousada — que combina perfeitamente com quem não tem medo de criar espaços únicos e cheios de personalidade.

Além dos formatos, você pode ser criativo usando tapetes de diferentes materiais — desde que façam sentido no seu estilo decorativo.

O tapete de sisal é fácil de manter e traz uma textura mais rústica e natural, que pode ser o destaque da sua decoração. O tapete felpudo para sala é ideal para quem quer algo mais aconchegante e combina com sofás neutros e claros, e também com versões mais coloridas.

Como escolher as melhores cores de tapete

As cores do tapete precisam fazer sentido com o sofá e com os demais elementos do espaço. Para lhe ajudar, veja as combinações mais usuais.

Tapete para sofá cinza e tapete para sofá bege

Os sofás cinza e bege são os mais usados atualmente, variando desde as opções mais claras até as mais escuras. Todas elas, contudo, são neutras e, por isso, fáceis de combinar.

As cores que mais combinam com esses sofás são, também, as neutras, como bege, cinza, preto, branco e marrom. Os estampados com essas cores, em geral, também funcionam.




O ideal é evitar usar um tapete liso em uma cor muito similar ao sofá, pois sua sala vai parecer um bloco de uma cor única. É interessante usar a mesma cor, mas em tonalidades diferentes — por exemplo, cinza claro no sofá e cinza escuro no tapete.



Você pode acrescentar à estampa dos tapetes, uma ou mais cores das que já existem no ambiente. Quanto menos cores o ambiente tiver, mais tonalidades é possível usar no tapete, desde que, claro, haja um equilíbrio entre elas.



Praticamente todas as cores podem ser combinadas com sofás cinzas ou beges, incluindo tons de azul ou marrom, que são fáceis de combinar e trazem um toque diferenciado.

Tapetes para sofás azuis



O sofá azul combina, também, com tapete cinza ou bege. Além desses, os tapetes estampados com o próprio azul ficam interessantes, além de opções com cores neutras, marrons ou terrosos atenuados.

Tapetes para sofás marrons

Os sofás marrons combinam com tapetes cinzas e beges. Caso queira usar tapetes estampados, prefira as opções com detalhes em marrom ou bege, porque são da mesma família de cores e fáceis de combinar.



Outra opção é combinar com tapete azul. É possível usar um tapete azul claro com um sofá marrom escuro ou vice-versa.



Um sofá marrom é perfeito para ambientes boho ou industriais, com cores terrosas (inclusive no tapete) e muito verde.

Essas são as cores de sofás mais usadas atualmente e com as dicas deste post você não terá dificuldades para escolher a cor perfeita do seu tapete para sala, seja qual for a cor do seu sofá.

Sobre o autor

Texto escrito em parceria com Rosana Silva, do Blog Simples Decoração. Rosana é decoradora, especializada em Design de Interiores e tem a pintura acrílica como hobby. Criou o Simples Decoração há 13 anos com o objetivo de facilitar a compreensão, o acesso e a utilização dos conceitos do bom Design de Interiores a todas as pessoas, seja qual for o tamanho dos seus lares e condições financeiras. Rosana acredita e demonstra que uma casa bela, segura e funcional é direito de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo