Dicas

Melhores produtos para controle de pragas

O controle de pragas é extremamente importante, seja nas residências, seja nas empresas e fábricas. Ele evita a propagação de pragas urbanas, que podem causar doenças e diversos problemas.

frasco de cupinicida de 100ml Citromax

São muitas as formas de realizar esse controle, desde o uso de soluções caseiras, como o inseticida caseiro para plantas, o repelente natural ou o repelente caseiro, como o repelente citronela, até opções mais profissionais.

Quer entender melhor todas essas alternativas de controle de pragas urbanas? Siga a leitura.

A importância do controle de pragas

O controle de pragas urbanas é essencial, tanto em ambientes residenciais quanto comerciais e industriais. Antes apenas silvestres, esses insetos e animais se adaptaram aos centros urbanos. Por isso, passaram a dividir espaço com os ambientes internos de casas, galpões, prédios, fábricas, restaurantes etc.

Além do incômodo que essas pragas podem causar, elas também são importantes vetores de doenças — como dengue, hepatite, leptospirose, zika, filariose e inúmeras outras.

Dependendo do tipo de comércio que você tem, como os que lidam com alimentos, o controle de pragas e vetores se torna ainda mais importante, assegurando um ambiente salubre para a manipulação desses itens.

Conheça os Melhores Produtos para Controle de Pragas
1 – Inseticidas
2 – Repelentes eletrônicos
3 – Repelentes
4 – Tochas
5 – Velas Repelentes



Melhores produtos para controle de pragas

O controle de pragas pode ser realizado com diferentes produtos. Para encontrar o ideal, é preciso avaliar suas necessidades, as características do ambiente e os tipos de animais ou insetos que deseja exterminar.

1. Inseticidas

O inseticida é um composto químico ou biológico capaz de causar a morte dos insetos quando aplicado direta ou indiretamente. Esse é o produto mais comum usado no controle de pragas.

O inseticida para plantas é usado para o controle de pragas que podem afetar as lavouras e também os jardins e plantações caseiras.

jardim com plantas, acessórios e inseticida spray óleo de neem sendo aplicado

Existem vários tipos de inseticidas, dependendo do inseto que você deseja controlar — por exemplo, o inseticida para pulgas. E também versões que conseguem matar diversos tipos de insetos, como baratas, moscas e formigas. Muitos têm ação preventiva, impedindo que esses animais entrem no ambiente.

inseticida Raid embalagem econômica

As formas de apresentação podem ser múltiplas, com versões em sprays, pastas, líquidos e sólidos.

2. Repelentes eletrônicos

Os repelentes eletrônicos são ótimas alternativas para quem deseja ver sua casa livre de insetos, mas não quer sofrer com nenhum tipo de química.

Muitas pessoas têm dúvidas se o repelente eletrônico funciona. E a resposta é sim.

Os repelentes elétricos podem funcionar de 3 maneiras distintas. Eles podem atrair os insetos por meio de raios UV e depois eletrocutá-los em sua grade elétrica. Podem sugar ou, ainda, repelir os insetos por meio de ondas sonoras. Este último também é conhecido como repelente ultrassônico.

ilustração de aparelho elétrico repelente de mosquitos

Há quem chame esses aparelhos de inseticida de tomada ou repelente de tomada, já que os aparelhos precisam ficar ligados à tomada para funcionar. Apesar do nome “inseticida”, os repelentes eletrônicos não usam nenhum tipo de química, sendo bastante seguros.

3. Repelentes

Os repelentes são alternativas muito conhecidas. Eles usam substâncias que podem entupir os microscópicos poros das antenas dos insetos, fazendo com que eles não consigam se aproximar de nós.

Para escolher o repelente, é preciso considerar o princípio ativo do produto, já que existem várias opções.

O mais comum é o repelente com DEET, que protege o corpo contra os insetos por 2 a 8 horas. Porém, se usado exageradamente, essa substância pode ser tóxica.

repelente em spray Off com tampa ao lado

O repelente com icaridina é o mais indicado como repelente infantil, repelente para bebê e repelente para gestante, porque ele é menos agressivo. E ainda existem as versões de repelente caseiro, como de citronela, que funcionam por menos horas.

Os repelentes são os mais indicados para evitar pernilongos e mosquitos, especialmente o transmissor da dengue. Você encontra diferentes marcas, como repelente Off, repelente Exposis e outros. Todos em diversas apresentações, como repelente spray ou em creme.

4. Tochas

As tochas repelentes são boas opções para ambientes abertos e maiores. Elas podem ser usadas com óleo de citronela e, dessa maneira, manter os insetos, especialmente os mosquitos, longe do espaço.

tocha de bambu inclinada

5. Velas Repelentes

As velas repelentes, geralmente, são produzidas de citronela. Elas fazem com que os insetos evitem entrar no ambiente, principalmente moscas e mosquitos.

vela repelente em vaso

Além disso, deixam o espaço com uma fragrância agradável e, por serem feitas de citronela, são mais naturais.

Cuidados ao usar produtos para controle de pragas

Para que o controle de pragas seja bem feito, é fundamental ter alguns cuidados. O primeiro é escolher o produto certo conforme o inseto a ser eliminado e também conforme as características do local e do público.

Por exemplo, alguns repelentes não são indicados para as crianças e grávidas. Assim como alguns inseticidas, exigem cuidado no caso da presença de pets no ambiente.

Tenha atenção aos princípios ativos e as orientações da cada fabricante, especialmente em relação à aplicação. Por exemplo, usando máscaras ou luvas, quando necessário. Alguns repelentes precisam ser reaplicados após determinada quantidade de horas.

duas imagens de aparelho armadilha de sucção

Após usar inseticidas ou outros produtos químicos fortes, abra as portas e janelas para criar um fluxo de ventilação natural no ambiente e aguarde algumas horas para retornar ao espaço. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma limpeza em pias e no chão com pano úmido.

Agora que você já sabe tudo sobre controle de pragas, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto?

Saiba como escolher o repelente e entenda qual produto é ideal para suas necessidades.

É claro que, tudo o que você precisa para o controle de pragas, encontra na Leroy Merlin, com preços imperdíveis. Confira!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo