Irrigação integrada garante rega correta e sustentável
Saiba mais sobre o sistema que ajuda na manutenção do seu espaço verde.
O jardim, a horta e as plantas precisam de cuidados específicos para manter a vivacidade e a beleza do espaço verde. Para obter esse resultado, conte com um sistema de irrigação integrada. Trata-se de um conjunto de produtos que, juntos, trabalham para a rega controlada e perfeita. Saiba como funcionam os sistemas.
Programadores de irrigação
Você quer comodidade na hora de irrigar seu jardim? Então adquira os programadores. O produto fica ligado à torneira, é interligado aos aspersores ou ao sistema de micro-irrigação e programa a rega. Esse processo pode acontecer de diversas formas: por dias da semana, por horas ou por minutos. Se você vai viajar e quer que seu espaço verde seja regado a cada 48 horas, basta programar o aparelho com essa função e deixar a torneira ligada! Pode ficar tranquilo, pois quando não está em funcionamento, o programador bloqueia a saída de água. Portanto, não há desperdício.
Kits para micro-irrigação e para vasos
Os kits são vendidos com os produtos de que precisa para montar a micro-irrigação, como microaspersores, conexões e mangueiras específicas. Uma peça é interligada à outra e, quando a torneira é acionada, cada produto exerce sua função. Quer um exemplo? O microaspersor irriga as hortas e, simultaneamente, o gotejador rega os vasos.
Além de conjuntos para jardim, há opções destinadas para vasos, compostas, em alguns modelos, por reservatório de água que dispensa a ligação na torneira. Para quem possui um jardim extenso e deseja personalizar o sistema de irrigação, recomenda-se comprar os produtos separadamente de acordo com suas necessidades.
De olho na economia de água
Quando comparado às tradicionais mangueiras, o sistema de irrigação integrada garante maior economia de água. Isso acontece justamente porque há uma programação para a rega de cada parte do seu espaço verde: canteiros, vasos de plantas, gramado e hortas. Para fazer sua parte, não programe o aparelho por mais tempo do que o necessário.
Acompanhe de perto a primeira irrigação das plantas ou do jardim para saber quantos minutos são suficientes. Assim, você evita excessos que podem prejudicar as plantas e acarretam em desperdício de água. Em relação à instalação, seguindo o passo a passo dos manuais, você mesmo consegue montar e ligar as peças.