Decoração de cozinha americana: 3 ideias para o seu espaço não brigar com a sala
Com inúmeras vantagens, a cozinha americana está nos projetos de design de interiores há algumas décadas, sem nunca ficar de fora das tendências. O ambiente promete integrar a sala e a cozinha, o que cria um espaço de socialização funcional e aconchegante – mesmo nos menores apartamentos. Mas como fazer com que a decoração e móveis de espaços tão contrastantes se integrem? É essencial ter em mente alguns fatores na hora do planejamento da sua cozinha americana e, para te ajudar um pouco nisso, separamos essas dicas:
Dê utilidade e valorize a ilha da sua cozinha
Uma das principais marcas da cozinha americana é a bancada ou ilha no meio. Embora essa não seja a única forma de dividir o espaço (alguns projetos colocam pisos diferentes, por exemplo), é a mais tradicional e é possível dar toques especiais. A escolha da própria bancada pode ser um deles: mármore é uma das tendências de 2017 e criar um ponto de cor com um tom vibrante é um truque queridinho dos designers. Caso você vá utilizar a bancada como mesa ou bar, é interessante colocar um lustre ou pendentes que, além de trazerem uma iluminação especial, colocam o espaço em destaque.
Cuidado com os contrastes entre os ambientes
Uma das principais dicas para que a cozinha americana se integre bem com a sala é coordenar o máximo possível as cores e materiais dos dois espaços. Um ambiente no estilo Nordic (tons claros e itens confortáveis como tapetes e mantas) dificilmente combinará com uma cozinha com muitos itens em inox. Diferenças entre os tipos de madeira utilizados nos dois ambientes também geram conflitos visuais. Por isso, garanta a unidade visual do seu cômodo ao utilizar itens em tons parecidos como armários em cores iguais e madeiras neutras.
Tome cuidado especial com as particularidades de cada espaço
Esse é um dos grandes desafios da cozinha americana: integrar a finalidade dos espaços. Ainda que essa junção seja ideal para receber amigos e família, ela traz alguns problemas práticos. Um dos principais é o odor de comida e gordura que pode vir da cozinha e impregnar os tapetes e cortinas. Ainda que você não faça muitas frituras em casa, uma coifa é fundamental para amenizar esse inconveniente. Outro problema que acontece é a diminuição de espaço para os armários na cozinha – nesse caso, dá para soltar a imaginação e usar alguns truques que são tendência como, por exemplo, utilizar penduradores para panelas e utensílios.
Fique atento a algumas tendências para cozinha americana:
1- O estilo minimalista é ideal para cozinhas americanas! Com tons de branco e móveis básicos, você integra os dois ambientes de forma fácil. Os toques pessoais ficarão por conta de acessórios como, por exemplo, fotos de família ou souvenirs de viagem.
2- A foto ao lado, retirada da coleção Reconect da Leroy Merlin para 2018, traz madeiras em tons neutros – ideal para integrar os dois cômodos e decorar a casa dos adeptos aos ambientes zen.
3- Uma decoração excelente para as cozinhas americanas é a industrial. Próprio para espaços mais abertos como studios, ele inclui azulejos metro white, que são fáceis de combinar e ótimos para áreas úmidas.