Cores de quarto de bebê: as melhores ideias e inspirações!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quarto infantil é sinônimo de magia e curtição! Por isso, a decoração precisa ser pautada em elementos que representem toda a vitalidade de uma criança. Para manter a alegria do ambiente, cabe aos pais promover um espaço bem estruturado, organizado e, claro, com o estilo da criança.

As cores usadas no quarto do bebê podem combinar vibração e calmaria na medida certa, entre o universo de cores que você irá criar nas paredes e nos objetos de decoração. Isso porque a cor nos ambientes é capaz de afetar o humor, alterar os sentimentos e mexer com as emoções, conforme pesquisas no campo da psicologia das cores.

Para trazer informações e esclarecer dúvidas sobre cor de quarto de bebê, conversamos com a arquiteta Marina Carvalho, do escritório Marina Carvalho Arquitetura (@marina.carvalho.arquiteta) e com Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil, que nos apresentam um universo de cores para explorar com criatividade e harmonia.

Confira a seguir qual a melhor cor para pintar o quarto de bebê! Para inspirar ainda mais, descubra como fazer a cor dos sonhos com a Fábrica de Cores da Leroy Merlin, através deste vídeo tour especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil. Confira!

• Leia também: 70 opções de papel de parede para quarto de bebê

Qual a influência das cores no quarto de bebê?

As cores influenciam diretamente o comportamento humano. No círculo cromático temos as cores quentes, que são estimulantes, excitantes e energizantes, como é o caso do vermelho, laranja e amarelo; e as cores frias, como verde, azul e violeta, que são tranquilizantes e remetem à paz, calmaria e natureza.

“A Suvinil desenvolveu uma nova forma de observar as tonalidades, facilitando a jornada de pintura e de compreensão das cores. Com esse novo conceito de escolha da cor, a marca dispõe de uma ferramenta que conta com mais de duas mil cores e que tem como objetivo ajudar o consumidor a entender a tonalidade que ele deseja para o ambiente e quais as sensações que procura transmitir”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil.

Essas cores estão divididas em oito paletas, que são: Cinzas Neutros, Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas, Cores prontas para Parede e Cores prontas para Madeira e Metal.

A seguir, confira onde se encaixam as cores e quais os efeitos delas no quarto do bebê.

Branco e off-white

A cor branca nas paredes do quarto infantil é uma das mais populares, pois é neutra e traz iluminação, amplitude e sensação de tranquilidade para o cômodo.

Mas como crianças geralmente gostam de tudo bem colorido, para agradar a vontade dos pequenos, objetos e brinquedos podem complementar a decoração.

Almofadas e adesivos temáticos nas paredes, por exemplo, são ótimos para deixar o ambiente mais personalizado. É possível escolher um adesivo de algum animal ou personagem preferido do seu filho.

A família de cores Brancas e Leves, da Suvinil, tem as cores mais claras do leque e trazem consigo o poder de refletir luz e deixar os espaços mais iluminados e amplos, além de trazerem calma para o ambiente, o que é muito importante para o quarto de bebê, principalmente na hora de descanso e amamentação, por exemplo.

Nessa família, podemos encontrar o Off-White, por exemplo.

Azul

O azul é uma cor fria e tranquilizante. Remete à paz, serenidade e calmaria. No projeto abaixo, a cor Céu de Inverno, da Suvinil, foi utilizada para setorizar o espaço do berço e cômoda, e reforça a tranquilidade e calma ideais para um quarto infantil.

Crédito: Renato Mendonça / Divulgação Suvinil

Amarelo

Amarelo no quarto do bebê pode ser lúdico e divertido, como neste projeto de quarto de bebê unissex que garante muita fofura na sua casa!

Toda a decoração é inspirada nos animais da floresta, desde o tapete infantil até os quadros decorativos.

A cama infantil e a poltrona também são destaques.

Rosa

Esse quarto em tons predominantes de rosa é todo decorado no estilo Montessori, que ajuda a estimular o desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

A caminha no estilo montessori de madeira, que recebeu luminária colorida de bolinhas, faz o par ideal com a parede de arco íris super colorido e estimulante para as crianças.

As almofadas infantis coloridas ajudam na decoração da cama e podem ser usadas durante a brincadeira.

No chão, o tapete que cobre todo piso, junto com os futons, formam o lugar perfeito para horas de bagunça.

Para deixar tudo organizado, a estante tem nichos vazados para livros e nichos com cestinho de vime para guardar jogos, bonecos e outros brinquedos menores.

Marrom

O marrom está na paleta da família Neutras e Clássicas, da Suvinil: atemporalidade é a palavra-chave.

Não é por acaso que essas cores se tornaram clássicas: seus tons chamam atenção na medida certa e garantem um visual que agrada a todos. Essas tonalidades podem permear por diversas fases da vida da criança.

Vermelho

O vermelho, presente na família de cores Intensas e Vibrantes, da Suvinil, traz tons com alta concentração de cor, capazes de injetar energia em um ambiente inteiro ou dar luz a algum espaço do quarto.

Jogo Quarto De Bebê Cômoda E Berço Ternura Branco/rosa – Pn Baby

Verde

Verde é a cor que remete à saúde, natureza e equilíbrio. Pode estar nas paredes, mas também em almofadas e objetos de decoração.

Dentre as famílias da Suvinil, ele aparece no grupo das Acentuadas e Acolhedoras, que trazem um caráter aconchegante até mesmo com matizes mais vibrantes.

São tonalidades elegantes e trazem uma personalidade única para qualquer espaço, inclusive os quartos de bebê, que também podem ter esse toque mais sofisticado.

Cinza claro

O cinza claro entra na família de Cinzas e Neutros, da Suvinil, composta pelas cores pretas e brancas, somente.

Consideradas as mais neutras da paleta, são ideais para compor e ressaltar ambientes em contraste com outras cores mais intensas e de matizes coloridas, ou até mesmo para compor todo o espaço e deixá-lo mais elegante.

Para quartos de bebê, os cinzas dispostos na paleta podem ser combinados com tons mais claros, como rosa e branco, o que vai trazer um equilíbrio ao ambiente e um toque mais clássico.

Crédito: @daviprado.arq Divulgação Suvinil

Tons pastel: rosa, azul bebê, amarelo e verde

As tonalidades da paleta Claras e Suaves da Suvinil trazem alta luminosidade e são mais saturadas.

Contam com nuances atenuadas das tonalidades, que proporcionam ambientes tranquilos e que exalam doçura, como é o caso do rosa (tons pastel), azul bebê, amarelo e verde com um fundo mais claro.

Qual a hora certa para pintar o quarto do bebê?

Marina Carvalho afirma que, embora várias das novas tintas quase não tenham cheiro, o bebê não deve dormir em um quarto com cheiro de tinta fresca, pois é bem provável que cause problemas respiratórios e alergias.

Por isso, o ideal é que a pintura seja feita no segundo trimestre da gravidez ou então até dois meses antes do parto, para evitar que o recém-nascido chegue e tenha contato com o odor da tinta.

Quais as melhores cores de quarto de bebê?

“Cores tranquilas são sempre bem-vindas e já foi aquela história de rosa para meninas e azul para meninos, não é mesmo?!” É isso aí, Marina!

A arquiteta recomenda que podemos ir de verdinhos, amarelinhos ou até fazer misturas mais ousadas, como laranja e azul, fazer desenhos nas paredes, seja com pinturas ou com o papel de parede.

O céu é o limite. Só pense que um quarto com muitas, muitas cores, pode deixar a criança mais agitada e algo com uma paleta mais clarinha e tranquila pode estimular a calma da criança.

Papel de Parede Vinílico Animais Colorido 0,52×9,50m

Qual a importância dos tons suaves para quarto de bebê?

“Se a criança costuma se distrair facilmente ou tem um alto nível de agitação, os tons pastel e as combinações com azul ou verde claros são bem pertinentes”, afirma a arquiteta Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta).

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte milenar e que tem o objetivo de atrair influências benéficas da natureza e gerar vitalidade nos espaços, fazendo com que você tenha mais energia, mais disposição, alinhar seus pensamentos, ajudar você a colocar em ordem a sua cabeça e também o seu coração.

Uma análise de Feng Shui em sua casa é capaz de identificar e ajustar pontos de estagnação ou escape da energia CHI, que é a energia vital que circula por todo o universo e nos espaços (imóveis, ruas, cidades) e flui ao longo dos meridianos de nosso corpo.

Quais as cores no Feng Shui?

As cores no feng shui possuem significados e exercem influência energética sobre o ambiente.

O amarelo, cor do ouro, remete a riqueza e poder.

O azul é uma cor fria. Em tom claro, transmite paz, serenidade e espiritualidade. Em tom escuro, profundo, simboliza intuição e remete ao inconsciente. O azul-petróleo representa o elemento madeira, que está associada a crescimento e compaixão.

O verde é a cor do guá da família e remete à expansão das sementes, frutos e flores rumo ao futuro e à realização de sonhos.

O roxo, que transita do tom clarinho da lavanda ao mais profundo, da berinjela, é a cor da nobreza, da prosperidade e da riqueza.

Regido pelo elemento fogo, o vermelho está entre as cores quentes e é a cor da fama e do sucesso no Feng Shui, que remete à visibilidade e inspiração.

O rosa no feng shui está associado à parceria e ao amor.

O cinza é uma cor neutra e ajuda na conexão com amigos e pessoas úteis em sua vida.

O preto é a soma de todas as cores e representa o elemento água, que está associado à quietude, sabedoria e contemplação silenciosa e profundidade intelectual.

• Leia também: Feng Shui no quarto: 21 dicas simples para começar

Como escolher a cor para quarto de bebê?

Marina Carvalho defende que para escolher a cor do quarto do bebê, não é preciso seguir nenhuma regra. Porém, existem diversas maneiras de criar uma decoração mais sóbria, harmônica e clean.

São fatores que colaboram com uma atmosfera mais tranquila e aconchegante. Mas tudo depende do gosto dos pais e da personalidade da criança.

Muitos pais costumam também levar as referências que mais gostam para o quarto, seja um tema de Star Wars, de floresta etc.

Cores para quarto de bebê feminino

Para a arquiteta Marina Carvalho, o rosa é um clássico nos quartos das meninas, mas existem outras cores que podem fazer parte desse ambiente.

O branco é uma das cores mais utilizadas para pintar o quarto feminino, uma vez que que ajudam a proporcionar a sensação de conforto. Além do branco, o bege, cinza claro e também a paleta de cores em tons pastéis também são boas opções, pois não cansam com o passar do tempo.

E, eu, como uma apaixonada por cor, gosto muito do azul e do verde para o quarto da menina também. É só deixar a imaginação fluir.

Cores para quarto de bebê masculino

“No quarto dos meninos também podemos sair dos tradicionais azul e verde. Branco, bege, amarelo e laranja são boas opções. Gosto muito de equilibrar cores, como o verde, o azul e um toque quente do laranja, por exemplo”, diz a arquiteta Marina Carvalho.

Cores para quarto de bebê unissex

Para Marina, as cores neutras, os cinzas, os beges são as maiores aliadas dos pais na hora de pintar um quarto de bebê unissex. Mas podemos dizer que tanto o verde como o amarelo caminham para todos os lados.

Conclusão

Com tantas opções, você pode escolher com mais segurança a cor do quarto do bebê. Se tiver em dúvida e não quiser errar, aposte em cores claras e suaves, em tons de lilás, azul, verde, rosa e branco.

Leia mais:

15 opções de papel de parede de unicórnio

Cores para quarto: +55 ideias e como escolher!

Quarto de bebe cinza: 20 inspirações com personalidade

Como montar um quarto de brinquedos?

50 Ideias de pintura de parede que você precisa conhecer

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo