Conheça as diferenças entre os canos e conexões para água fria e quente
Dentro do processo de construir uma casa, uma das coisas que mais requer cuidado é a escolha das instalações hidráulicas: os tubos escolhidos para o sistema de encanamento influenciam bastante na agilidade que você vai ter no transporte de água e podem ser decisivos para evitar dor de cabeça alguns anos depois. Entre os disponíveis no mercado, existem as versões de cano para água fria e quente que, apesar de parecidas, possuem algumas diferenças fundamentais. Conversamos com o assistente de vendas Alex Alves, da Leroy Merlin da Barra da Tijuca, para entender as características de cada modelo.
Simples e práticos, os canos de água fria são os mais utilizados
Os canos para água fria são os mais comuns nas residências brasileiras, mas precisam ser escolhidos com cautela para não causar nenhum tipo de vazamento ou infiltração pela casa. Eles geralmente são fabricados em PVC, um material que é considerado forte, mas não apresenta muita resistência ao calor. É por isso que eles precisam ser substituídos caso a pessoa queira instalar em casa um sistema de água aquecido. O Brasil é conhecido por seu clima tropical, aspecto que faz com que o uso de canos para água quente não seja adotado nas casas comuns com frequência. Mas vale lembrar que essa alternativa pode ser de grande utilidade para a temporada de inverno e em áreas mais frias do país (como as cidades da região sul), assim como para a aquisição de um chuveiro elétrico potente.
Como mudar o tipo de cano do sistema hidráulico da sua casa
Se você já conta com os canos para água fria e pretende montar um sistema de encanamento aquecido na sua casa, será necessário trocar o estilo de tubulação. “Se os tradicionais não forem trocados para esse outro tipo de uso, possivelmente irão rachar e depois se romper ou quebrar”, conta Alex. Na hora de adquirir os canos novos, é preciso prestar atenção em alguns detalhes: os tubos que compõem um sistema aquecido devem ser mais grossos para garantir isolamento térmico à peça. “Essa opção de encanamento é mais resistente a temperaturas altas em seu interior, por isso é o mais indicado”, diz Alex. As versões reforçadas chegam a suportar 70ºC em seu interior.De acordo com o assessor de vendas, a conexão entre as peças de PVC pode ser realizada a frio, com cola adesiva. “É importante comprar uma cola adesiva própria para altas temperaturas, porque se a cola comum for utilizada, vai vazar por conta do calor”, diz. Já em modelos mais resistentes, a união entre os tubos é feita a partir de soldagem e aí pode ser que você precise de uma ajuda profissional.
Os canos de cobre, além de resistentes, dão um toque especial na decoração
Para quem pode investir em produtos de custo mais elevado, mas que, por outro lado, oferecem um desempenho superior, a versão do cano em cobre é excelente. “Elas proporcionam longa durabilidade e maior eficiência ao sistema hidráulico como um todo”, diz Alex. Ao contrário do que se pensa, ela não dilata nem deforma a sua estrutura quando é aquecida. Contudo, é recomendada apenas para tubulações permanentes e que não irão ser mudadas por um longo tempo, já que a conexão de seus tubos é soldável e, portanto, mais difícil de ser desfeita. Além do ótimo desempenho, os canos de cobre também promovem uma função estética. A tonalidade está em alta atualmente e cria um clima de elegância no ambiente; por isso, não tenha medo de tornar os canos aparentes nas cozinhas e banheiros, por exemplo. O utensílio super combina com uma decoração de estilo industrial, que cria uma atmosfera moderna e urbana dentro de casa.