Compressor de ar: como escolher a ferramenta corretamente
O compressor de ar é uma ferramenta que pode tanto ser usada em indústrias quanto em atividades domésticas. Com ele, fica mais fácil calibrar pneus de carros e bicicletas, encher objetos infláveis, pintar e até alimentar as ferramentas em consultórios odontológicos ou outros maquinários em indústrias.
Devido a essa versatilidade, é fundamental saber como escolher o compressor de ar certo, entendendo as diferenças entre os modelos e aplicações. Não sabe como fazer isso? A Leroy Merlin ensina!
O que você precisa saber antes de escolher o compressor de ar?
Os compressores de ar são equipamentos que produzem energia pneumática, ou seja, energia obtida por meio do ar comprimido.
Para escolher os melhores compressores, você precisa considerar pontos essenciais como a capacidade do reservatório, a tensão elétrica, a pressão do ar comprimido e as marcas mais confiáveis. Veja em detalhes.
Capacidade do reservatório
A capacidade do reservatório dependerá muito da aplicação que você fará do seu compressor. Em geral, quanto maior o reservatório, maior a capacidade do compressor de atingir uma pressão elevada.
Por exemplo, o compressor de ar de 1 litro é um modelo de mini compressor de ar, indicado para usos domésticos e mais simples.
Já os compressores de ar de 25 litros e os compressores de ar de 50 litros podem ser usados para trabalhos em que a demanda de ar é maior.
Os compressores de ar de 100 litros, por sua vez, são indicados para usos industriais, como para pinturas automotivas.
Existe, ainda, o modelo sem reservatório, conhecido como compressor de ar direto, com pressão que pode atingir até 40 libras. Ele é mais indicado para usos simples e domésticos.
Tensão elétrica do compressor
A tensão elétrica do compressor de ar deve ser compatível com a rede onde ele ficará ligado.Por isso, existem opções de compressor de ar 220V, muito usado em indústrias.
Também há compressor de ar 110V (127V) e compressor de ar bivolt, mais indicados para usos hobbistas e domésticos.
Pressão do ar do compressor
Quando for escolher um compressor de ar, você terá que definir a pressão do ar. Ela deve ser compatível com o equipamento que será ligado no compressor, visando evitar danos ou mau funcionamento por pressão abaixo da ideal.
Os compressores de ar 120 psi são os modelos mais usados para a maioria dos equipamentos profissionais.
Já para áreas industriais, os compressores de ar 175 psi são os mais indicados.
Os compressores de ar 40 psi, por sua vez, são boas opções para usos simples e domésticos.
Existem, inclusive, modelos com dois estágios. O primeiro estágio acumula até 90 PSI; no segundo estágio, pode acumular até 175 PSI.
Marcas de compressor de ar
Não se esqueça de optar por compressores de marcas conhecidas e relevantes no setor. Assim, você garante um produto de qualidade, com boa rede de assistência técnica e durabilidade.
As melhores opções são: compressores de ar Schulz, compressores de ar Motomil, compressores de ar Chiaperini e compressores de ar Vonder.
Tipos de compressor de ar
Os compressores de ar não são todos iguais. Os modelos variam conforme os usos que você fará deste equipamento. Veja os principais.
Compressor de ar de uso doméstico
O compressor de ar para uso doméstico é mais simples, não precisa de tanta pressão nem de um grande reservatório. Geralmente, ele é usado para tarefas pontuais como calibrar o pneu da bicicleta ou encher de ar alguns objetos infláveis. Também pode ser usado em limpeza de objetos.
O compressor de ar pequeno e o compressor de ar portátil são ótimas opções, porque são leves e fáceis de transportar, ajudando a realizar uma série de tarefas — assim como o mini compressor de ar portátil, que pode até ser levado no carro, caso precise calibrar o pneu rapidamente.
Você também pode usar os compressores para hobby, por exemplo, caso faça pequenos projetos de pintura, para jateamento e outros serviços mais simples. O compressor de ar direto Schulz é muito procurado para esse tipo de atividade.
Compressor de ar industrial
Os compressores industriais são usados em hospitais, indústrias farmacêuticas e consultórios odontológicos. Eles também podem ser usados para pinturas profissionais.
Em geral, são produtos mais potentes, chegando a aguentar 8 horas de utilização diária.São equipamentos maiores, com pressão média de 175 HP e com um grande volume de reservatório, geralmente acima de 100 litros. Por isso, têm dimensões mais amplas, são pesados e tendem a ser mais ruidosos.
Compressor de ar profissional
Os compressores profissionais são modelos bastante versáteis, capazes de ajudar em diferentes tipos de serviços. Eles podem ser usados em oficinas mecânicas, indústrias, na construção civil e em diversos setores, para pintura, calibragem de pneus, como pistola de ar ou para alimentar maquinários e equipamentos.
Alguns modelos são projetados para dupla finalidade. Por exemplo, podem ser usados para trabalhos profissionais e residenciais, mas nem sempre. Por isso, verifique essa questão.
Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o compressor de ar? Na Leroy Merlin, você encontra diferentes modelos e marcas para todas as necessidades, com preços imperdíveis. Confira!