Como limpar piso laminado da maneira correta?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O piso laminado é um dos mais procurados para a casa, já que é prático e seu acabamento ajuda a criar um ambiente caloroso e acolhedor nos ambientes.

Além de bonito, é de fácil manutenção e tem ótima durabilidade, tudo isso a um preço bastante atrativo.

No entanto, na hora de fazer a limpeza e manutenção do piso laminado, é preciso tomar alguns cuidados, já que esse tipo de piso é sensível a alguns produtos e não tolera água, como o porcelanato.

Mas com os itens corretos, é possível limpar o piso laminado, retirar manchas de produtos e devolver o brilho que você tanto gosta ao piso.

Para te ajudar na limpeza do seu piso laminado, separamos algumas dicas incríveis para que você tenha o seu sempre lindo e brilhante.

Quer conhecer mais detalhes do piso laminado? Então confira este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil:

• Leia também: Como limpar porcelanato?

Como limpar piso laminado?

A melhor forma de limpar o piso laminado é com uma solução de detergente neutro (o mesmo que você usa para lavar louça) e água limpa e um pano de microfibra específico para piso. Veja o passo a passo:

Passo 1: Prepare a mistura de detergente com água

Em um balde, faça uma mistura de uma colher de detergente líquido com quatro litros de água, de forma a ficar bem diluído.

Passo 2: Umedeça um pano de microfibra com a mistura

Mergulhe um pano de microfibra na solução e torça bem, até o tecido ficar apenas úmido, não molhado.

Passo 3: Passe o pano por todo o piso (no sentido da régua) e deixe secar

Se preferir, você pode usar um outro pano de microfibra para ajudar na secagem, mas lembre-se de apenas pisar no laminado depois que todos os resíduos de água e produtos tenham saído, ok?

Você pode usar o auxílio de um mop também para tornar a tarefa menos dura.

Passo 4: Se tiver animais em casa, faça uma segunda mistura de vinagre com água

Se você tem animais ou pessoas alérgicas em casa, vale ainda usar uma segunda mistura, feita de três colheres de sopa de vinagre de vinho branco com um litro de água.

Passo 5: Passe-a pelo piso exatamente da mesma forma e espere secar

Pronto! O piso laminado ficará limpinho e brilhando como nunca!

Dicas para a manutenção diária do piso laminado

A limpeza profunda descrita acima deve ser feita pelo menos uma vez por semana, especialmente porque o piso laminado de madeira é sensível e costuma juntar sujeira com facilidade.

Mas, para a manutenção do dia a dia, o ideal é usar um aspirador de pó, porque uma vassoura pode apenas levantar a poeira, sem efetivamente retirá-la.

Use aspirador no piso laminado para garantir que a poeira seja removida

Se você só tiver a opção da vassoura, prefira aquelas que possuem cerdas de pelo, porque as de piaçava, comuns, podem arranhar o piso e até mesmo danificá-lo.

Principais dúvidas sobre limpeza de piso laminado

Os pisos laminados são um pouco sensíveis e podem eventualmente deteriorar se você não cuidar bem dele, especialmente quando os métodos de limpeza empregados são inadequados. Portanto, prevenir é essencial!

Por isso, separamos aqui as respostas para as principais dúvidas sobre limpeza de piso laminado. Não tem segredo, confira:

Como limpar piso laminado encardido?

Se o piso laminado estiver encardido, faça a limpeza com uma esponja macia ou esfregão levemente úmido. No caso de sujeira persistente, você pode usar um produto limpador específico para pisos laminados.

Como limpar piso laminado e deixar brilhando?

Para limpar o piso laminado e deixá-lo brilhando, limpe-o com uma solução de água e detergente neutro, que remove manchas de outros produtos. E para deixar o piso ainda mais brilhante, basta passar uma camada fina de cera própria para piso laminado.

Caso opte por passar uma cera própria para piso laminado, lembre-se de obedecer às recomendações do fabricante

Como limpar piso laminado fosco?

Para limpar o piso laminado fosco, faça uma solução de detergente neutro e água e passe no piso com um pano de microfibra. E, de maneira alguma, utilize a cera, que vai deixar o piso com brilho.

Como limpar piso laminado com querosene?

O uso de querosene não é recomendado para limpar piso laminado. No entanto, quando houver alguma mancha muito insistente de tinta, verniz ou graxa, passe querosene em uma flanela já úmida com água e esfregue suavemente sobre a mancha.

Como limpar piso laminado Durafloor?

Se você precisa de ajuda e está com dúvidas sobre como limpar piso laminado Durafloor, basta seguir alguns passos simples. Comece removendo o pó e a sujeira solta com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó. Evite o uso de vassouras com cerdas duras, pois podem arranhar a superfície do laminado.

Em seguida, misture uma solução de limpeza suave em um balde de água morna. Você pode usar um detergente neutro ou um produto de limpeza específico para pisos laminados, conforme as instruções do fabricante. Mergulhe um pano macio ou um mop de microfibra na solução, torça-o bem para remover o excesso de água e limpe o piso, trabalhando em áreas pequenas de cada vez.

Evite o uso de água em excesso, pois isso pode danificar o piso laminado. Também evite produtos de limpeza agressivos, como água sanitária ou amoníaco. Após limpar o piso, seque-o com um pano limpo e seco para evitar manchas ou danos causados por excesso de umidade.

Lembre-se de nunca esfregar o piso com força e evite o uso de escovas ou esponjas abrasivas. Seguindo essas orientações, você poderá manter seu piso laminado Durafloor limpo e com aparência renovada.

Logo em seguida, siga o passo a passo de limpeza de piso laminado com a solução de detergente neutro e água, finalize com a secagem por meio de um pano de microfibra.

Que produtos NÃO usar na limpeza de piso laminado?

Para começar, jamais despeje água no piso laminado, já que isso pode alterar a aparência inicial do material e ainda estufar o piso. Ainda, evite panos encharcados, pois podem causar o mesmo problema.

Confira a lista completa:

• Água em balde: pode fazer o piso laminado inchar
• Panos encharcados
• Silicone ou produtos que contenham silicone: podem manchar o piso
• Produtos abrasivos: podem desgastar o piso laminado
• Lixas: arranham o piso laminado
• Bicarbonato de sódio: pode deixar o piso esbranquiçado
• Enceradeiras
• Esponjas de aço: podem arranhar o piso laminado

No geral, para preservar o seu piso, utilize apenas água, sabão neutro, panos de microfibra e demais produtos especificamente fabricados para a limpeza de pisos laminados.

Melhores produtos para limpar piso laminado

Descubra agora alguns dos melhores produtos para limpar o piso laminado. Anote aí!

1 – Mop
2 – Pano de microfibra
3 – Destac Piso Laminado
4 – Limpador Pratice
5 – Limpador de laminados e vinílicos WW
6 – Limpador para laminados Duratto
7 – Limpa laminado Sanol

1. Mop

Com o limpador mop você não precisa mais carregar um balde de água e panos para todos os cômodos da casa. Ele é uma espécie de esfregão cujo mecanismo absorve as impurezas, evitando que você tenha contato direto com os resíduos e os produtos de limpeza.

Existem também os mops secos, que você pode usar para a aplicação de ceras e outros produtos.

2. Pano de microfibra

Panos de microfibras são ideais para a limpeza de piso laminado, uma vez que possui fibras microscópicas, 100 vezes mais finas que o cabelo humano, que limpam melhor e não deixam fiapo.

A sua maior vantagem é sua grande capacidade de limpeza e sem agredir o piso laminado, já que são suaves. Além de que não solta pêlos, nem linhas e possui alta resistência a lavagens frequentes, sendo muito durável.

Graças ao pano de microfibra, você pode remover facilmente toda a sujeira do seu piso laminado de madeira com muito pouco esforço e pressão mínima. Não precisa esfregar como um louco: deixe a rodo e a solução de água e detergente fazer todo o trabalho.

3. Destac Piso Laminado

O Destac para pisos laminados é um produto químico, facilmente encontrado em lojas e supermercados, desenvolvido especialmente para limpar pisos laminados, dar o brilho e deixar um agradável perfume. Pode-se dizer que ele funciona como uma espécie de cera.

Entretanto, alguns cuidados devem ser levados em conta para seu uso, dentre eles:

• Não aplicar o produto diretamente no chão, passe em um pano de microfibra primeiro e depois o leve ao chão
• Não dilua o produto
• Não enxague
• Não aplique em excesso

A dica é ler o rótulo do produto atentamente antes de usar tal produto no seu piso laminado.

4. Limpador Pratice

O limpador Pratice é outro queridinho de muitos donos de piso laminado. Assim como o produto anterior, requer cuidados com seu uso e atenção às recomendações do fabricante.

Seu modo de usar é simples: aplique o produto primeiro em um pano limpo e macio, a seguir, passe o pano sobre o piso de laminado de madeira uniformemente e deixe secar.

Evite usá-lo no piso laminado fosco.

5. Limpador de laminados e vinílicos WW

O limpador de laminados e vinílicos, da marca WW, foi desenvolvido propriamente para a limpeza diária de pisos laminados e vinílicos, revestidos com resinas diversas.

É um produto indicado para limpar e ao mesmo tempo conservar a beleza do piso. É importante saber que o produto vem concentrado e deve ser diluído na seguinte proporção:

• Limpeza leve diluição 1:3
• Limpeza média diluição 1:2
• Limpeza pesada diluição 1:1

6. Limpador para laminados Duratto

Outro produto de limpeza industrializado para pisos laminados é o limpador de laminados da Duratto. Formulado especialmente para laminados, limpa as sumidades do dia-a-dia e conserva o brilho.

De acordo com o tipo de limpeza (leve, média ou pesada) siga detalhes da embalagem para a diluição correta do produto e aplicar sobre a superfície. É um produto com excelência em aprovação entre os consumidores.

7. Limpa laminado Sanol

O Limpa Laminado da marca Sanol é ideal para limpeza de pisos laminados de madeira, já que remove as sujeiras sem agredir a superfície. Esse produto é destaque, pois limpa sem deixar embaçado, realça o brilho e não deixa escorregadio.

Perfeito para usar nos pisos Eucafloor, Durafloor, pisos vinílicos, carpetes de madeira, tacos e laminados em geral.

Conclusão

Agora que você sabe limpar pisos laminados como ninguém, poderá conservar seu laminado por muito tempo, sempre limpo e bonito, sem grandes dificuldades.

Atenção para não usar panos molhados ou jogar água diretamente no piso, que podem encharcar o laminado. Outro ponto de atenção são os produtos abrasivos e que podem manchar ou tirar o brilho do piso, como bicarbonato de sódio.

Se a opção é por um produto industrializado, confira no rótulo se ele pode ser usado no piso laminado e confira a maneira indicada pelo fabricante.

Fato é que com os produtos certos e técnicas de limpeza adequadas, manter seu piso laminado nunca foi tão fácil!

Conta pra gente nos comentários qual produto você mais gosta de usar para a limpeza dos pisos laminados.

Leia mais:

Qual o melhor robô aspirador?

Saiba como instalar piso laminado sem precisar de ajuda profissional

Piso vinílico ou laminado: saiba qual o ideal para você e como fazer a manutenção

Qual o melhor robô que aspira e passa pano? Veja os modelos!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo