Como escolher uma janela para ventilação?

Publicidade

Na hora de escolher uma janela é preciso observar seu tamanho, material de que é feita, além, claro, de sua beleza. Todos esses aspectos são importantes, mas é sempre válido ressaltar que esses não são os únicos critérios que merecem sua atenção. As janelas devem ser escolhidas para favorecer a ventilação, contribuindo para que a casa tenha uma boa circulação de ar.

Esse cuidado ajuda a garantir uma residência com mais conforto térmico, além de prevenir problemas relacionados a mofo ou mau cheiro, que podem comprometer a higiene dos ambientes e a saúde dos moradores.

Escolha da janela ideal

Se você quer saber como escolher uma janela voltada para a promoção da ventilação é só continuar lendo o nosso artigo para conferir nossas dicas!

1. Reconheça sua importância

As janelas são elementos importantíssimos nas edificações, pois são responsáveis pela entrada de luz, de calor e ventilação nos ambientes. Elas também interferem na segurança e na privacidade domésticas, afinal, cumprem o papel de isolar os ambientes, fechando-os para invasores. Para completar, as janelas também possuem um viés estético, já que têm o poder de deixar os ambientes mais alegres ou sérios, clássicos ou modernos.

2. Considere as características do ambiente

Para acertar de vez na escolha das janelas, considere o estilo decorativo do ambiente, as dimensões do espaço e a privacidade que o cômodo demanda. Vale ressaltar que, em locais sombreados, o ideal é optar por janelas maiores, a fim de aproveitar ao máximo a ventilação e a luminosidade.

Já se no local naturalmente venta muito, as janelas podem ser um pouco menores. Ambientes abafados pedem janelas maiores, com uma boa abertura e sem coberturas de metal que podem bloquear a entrada de ar e luz.

Nas salas, prefira janelas de correr, justamente para garantir uma luminosidade perfeita. Nos quartos, as venezianas são bem-vindas, uma vez que em ambientes de descanso a luminosidade é necessária, mas não em excesso. Os banheiros pedem os tipos de janelas basculantes, que permitem a circulação de ar enquanto mantêm a privacidade com vidros canelados.

3. Leve em conta condições climáticas

Se você não quer errar na escolha das janelas, veja também as condições climáticas do local onde a edificação se encontra. Em casas no litoral, por exemplo, madeira e ferro não são materiais indicados por causa do desgaste causado pela maresia. Nesse caso, as esquadrias de alumínio são sempre as melhores pedidas. Leves e super duráveis, essas janelas são garantia de ventilação aliada à resistência.

4. Lembre-se da segurança

Se você tem crianças e animais de estimação em casa, não se esqueça de redobrar os cuidados com a segurança dos ambientes. Para isso, instale redes, telas de proteção ou grades e evite acidentes sem comprometer a luminosidade e a ventilação da casa. Vale a pena investir!

Cortinas

Por último, vale lembrar que, independentemente do material e do modelo de janela escolhidos, para assegurar uma boa ventilação, deve-se evitar as cortinas pesadas a todo custo. Nesse caso, o ideal é preferir persianas ou cortinas de tecidos fluidos.

Agora que você já está pronto para escolher a janela para ventilação mais adequada para sua casa!

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo