Bonito e aconchegante, o piso laminado ganha cada vez mais destaque nas decorações, trazendo todo o charme da madeira aos ambientes. Quem está pensando em investir nessa solução, contudo, muitas vezes tem dúvida sobre como colocar piso laminado.
A boa notícia é que esse é um processo simples, sendo possível optar pela instalação por profissionais ou por você mesmo. Isso depende, claro, do tipo de piso laminado a ser colocado.
Veja as dicas que separamos!
Escolha o piso laminado ideal
Saber como escolher piso laminado é fundamental para um resultado esteticamente agradável e também funcional.
Se o ambiente for pequeno e você deseja trazer uma sensação maior de amplitude, prefira pisos laminados claros, com as linhas do laminado voltadas para a porta. Nesse caso, uma ótima sugestão é apostar nas cores bege e cinza, desde que em tons mais claros.
Já se a ideia é favorecer a sensação de aconchego — algo muito interessante para quartos, por exemplo -, prefira os tons escuros, como marrom ou café, com as tábuas mais largas.
Além disso, avalie a forma de instalação. O piso laminado cola é o modelo mais econômico e cuja instalação é feita com uma cola especial, passada na parte “fêmea”, que se encaixa com a parte “macho”, e então é feita a fixação.
Como esse tipo de instalação é mais complexo, é preciso bastante habilidade para instalar o material, pois, se usar muita cola, podem surgir frestas e as réguas acabarem se abrindo.
Uma opção mais prática de instalação é o piso laminado click. Por ser mais simples e dispensar mão de obra especializada, muitas pessoas acabam em dúvida sobre como instalar.
O laminado clicado é instalado por meio do encaixe das réguas, tornando as emendas imperceptíveis e o piso mais uniforme. A instalação é rápida, não gera sujeira e, caso alguma lâmina seja danificada, basta retirá-la e substituí-la por uma nova.
Independentemente do tipo escolhido, contudo, é importante lembrar que os pisos laminados não podem ser usados em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas.
Passo a passo de como instalar piso laminado
Não sabe como instalar piso laminado? Montamos um passo a passo simples para te ajudar nessa tarefa. Confira as informações e atente-se aos detalhes!
Passo 1: separe os materiais necessários
Para ter seu piso laminado instalado, você vai precisar de:
1 – Manta para contrapiso, existente em três tipos: manta lisa, para contrapisos cimentados, manta ventilada, para pisos térreos de madeira, pedra, cerâmica ou vinil, e manta acústica, para pisos não térreos e apartamentos, já que contribui para a redução de barulho;
2 – Espaçadores de 1,5 cm, que deverão ser colocados ao longo da parede para deixar espaço para a dilatação do piso;
3 – Perfis, usados para dar acabamento à colocação do piso laminado. O perfil em T deve ser utilizado em todo vão de porta e a cada 8 m²; o perfil piso-parede, como alternativa ao rodapé; o perfil redutor, em áreas frias e na passagem entre ambientes com desnível; e a cantoneira (ou cordão), junto à armários embutidos ou móveis de alvenaria;
4 – Rodapé e cola para rodapé;
5 – Ferramentas, como trena, esquadro, fita adesiva, estilete, serra circular (ou serrinha manual ou serra para esquadria), bloco batente, martelo de borracha, ferro em S, pregos sem cabeça e lápis.
Vale destacar que você precisará do piso laminado na quantidade certa para cobrir toda a superfície do piso. O material é vendido em m², portanto calcule corretamente a área do ambiente.
Passo 2: faça a pré-instalação
Antes de instalar o laminado, faça a limpeza da superfície onde o laminado será instalado e verifique se existem irregularidades que precisam ser corrigidas no piso ou contrapiso.
Outra dica importante é, nas 24 horas antes da instalação, manter o laminado em temperatura ambiente, na posição horizontal e em uma superfície plana.
Passo 3: prepare o local da instalação
Instale a manta adequada ao contrapiso, colocando-a sempre no sentido oposto da instalação das lâminas. Deixe 1 cm de sobra nos cantos das paredes e atrás dos rodapés e use a fita adesiva para unir os pedaços de manta.
Use os espaçadores ao longo da parede, deixando espaço para a dilatação do piso.
Passo 4: comece a aplicação
Inicie a instalação colocando as lâminas paralelas à parede de maior largura do cômodo. A primeira lâmina precisa estar com o lado macho virado para a parede.
Em seguida, vá encaixando lâmina por lâmina, garantindo que o desenho da madeira está em sequência. Ao terminar a fileira, pode ser necessário fazer o ajuste do comprimento da lâmina final. Corte com o lado decorativo para baixo e posicione a parte cortada voltada para a parede.
Quando for começar a segunda fileira, use uma lâmina cortada ao meio e posicione-a em um ângulo de 30 graus, descendo para encaixá-la — siga dessa maneira até o fim da instalação.
Para fixar as lâminas, dê marteladas suaves nas pontas, de modo a fechar os encaixes. Faça isso com um bloco batente e evite usar o martelo direto sobre as lâminas.
Quando instalar a última fileira, pode ser necessário fazer o ajuste da largura da fileira inteira. Caso seja necessário, meça e corte cada lâmina usando a serra circular. Finalize retirando os espaçadores e fixando o rodapé na parede, usando cola e os pregos sem cabeça. Encaixe os perfis adequados para cada canto da parede.
É interessante contar com a ajuda de outra pessoa na instalação, assim ela poderá observar se existe alguma diferença ou defeito na montagem. Outra dica é começar a segunda, a terceira e as demais fileiras sempre na metade da lâmina da fileira anterior, aproveitando mais lâminas e deixando seu piso mais resistente.
Como manter seu piso laminado sempre novo
Após fazer a instalação, é importante tomar alguns cuidados, garantindo que seu laminado ficará sempre bonito. Uma dica fundamental é usar protetores de feltro ou outros, embaixo dos móveis pesados, evitando arrastá-los sobre o piso, o que poderia causar riscos.
A limpeza também é fundamental, por isso é importante saber como limpar piso laminado. Use uma mistura de 1 colher de sopa de detergente líquido para 4 litros de água. Mergulhe um pano de microfibra nessa mistura e torça até o tecido ficar apenas úmido e não molhado.
Depois, passe esse pano úmido em todo o piso e, se achar necessário, seque o piso usando um pano de microfibra limpo e seco.
Caso você tenha pets em casa ou pessoas alérgicas, poderá usar uma mistura com 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco e 1 litro de água.
Essa é uma limpeza mais profunda, que pode ser feita semanalmente. No dia a dia, o aspirador de pó é suficiente para fazer a manutenção. Caso queira deixar o piso brilhando após a limpeza, use uma cera líquida específica para laminados.
Já sabe como colocar piso laminado? Confira as opções da Leroy Merlin e leve o charme desse piso para sua casa!