No Dia dos Namorados, não é preciso investir muito dinheiro para ter uma casa mais romântica e intimista, preparada para receber a sua cara-metade. Arquitetos e decoradores especializados em ambientação – a “ciência” de mudar a cara dos espaços para ocasiões especiais – nem chegam a cogitar a aplicação de novas cores na parede, por exemplo. “O propósito é o da simplicidade, de criar a atmosfera ideal para o namoro não pecando pelo excesso”, opina a artista plástica e produtora de ambientes Liliane Dornelas. “A dica é destacar detalhes, sem mudanças radicais na casa; sair daquilo que é o dia a dia e mudar um pouco o cenário.” E os cinco sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – devem ser instigados. Na sala, mantas finas e tecidos macios como seda, linho ou algodão vão deixar o ambiente mais acolhedor e aconchegante. “Como o Dia dos Namorados acontece no inverno, você pode usar até lã”, sugere Liliane. As almofadas pedem novas capas para a ocasião especial, em cores quentes vermelho, laranja ou lilás. Flores são essenciais para o clima romântico e se distribuem em todos os cômodos, inclusive no banheiro. Arranjos de rosas criam ambiente arrojado e combinam com as pequenas velas para réchaud: “copos ou vidros com água também fazem suporte para que estas velinhas flutuem”. Outras sugestões de iluminação romântica são abajures de luz mais fraca. Evite usar a luz direta, que vem do teto. Ela quebra o clima. Se o abajur tiver luz muito forte, envolva-o em tecido. Cuide apenas para que o pano não encoste na lâmpada. A sala de jantar é o palco para um jantar a dois. Aposte em pratos leves e com ingredientes afrodisíacos. Para decorar a mesa, invista, ao menos, em um par de taças de cristal, com um arranjo de flores sobre a mesa. Na cama, use travesseiros de pena de ganso, lençóis frescos, perfumados e de algodão bem macio. Se preferir algo mais ousado e insinuante, a dica é seda ou cetim.
O quarto também poderá ter algumas velas e flores. A privacidade será importante em todos os cômodos da casa. Assim, quem ainda não tem cortinas nas janelas, esta é a melhor hora para providenciá-las. Tecidos deverão ser leves, em cores claras, mas que ao mesmo tempo protejam a intimidade.
Cortinas coloridas e com textura diferente podem ser usadas como divisórias de ambientes, em cantinhos especiais, se apoiadas sobre varões ou cordões. “Se gostar da temática indiana, aposte no vermelho ou alaranjado”, conta. Para brindar o olfato, você pode usar incensos, mas com cuidado e parcimônia. “É bom saber se a outra pessoa gosta ou é alérgica”, lembra Liliane. Prefira queimar os incensos antes da chegada do convidado. Se o fizer durante a visita, faça-o perto de uma janela aberta ou varanda. Por fim, para a audição, capriche na seleção musical.
O tipo de música vai depender do gosto e da história do casal, por isso escolha o que considera ideal para dar o clima. Só cuide para que a música esteja no volume correto para que seja incidental e não atrapalhe a conversa.
Créditos: Liliane Dornelas
Tel. (11) 99219-2068