Argamassa colante: tudo sobre esse material de construção
A argamassa colante é um dos principais materiais de construção. Isso porque ela, que é feita de uma mistura de cimento e areia, permite alta aderência e um melhor assentamento de peças de cerâmica, porcelanato e pedras como mármore e granito, garantindo uniformidade, qualidade e eficiência.
A argamassa, que está disponível em diferentes tipos, é formulada para evitar desperdícios, como um produto prático de utilizar. Seu uso é muito comum e importante em diferentes etapas da construção. No caso de assentamento de pisos ou revestimentos, você pode investir na argamassa colante.
O que é a argamassa colante?
A argamassa colante apresenta um ótimo custo-benefício e muita eficiência e qualidade para uma construção. Seu uso é muito indicado e indispensável na colocação de pisos e revestimentos de cerâmica, porcelanatos e pedras.
Formulada com cimento e areia, além de outros aditivos, a argamassa colante deve ser utilizada com a adição de água, o que permite obter uma massa adesiva de boa elasticidade.
Em comparação com outros tipos de argamassa, ela confere maior flexibilidade, acompanhando o movimento das peças assentadas no piso ou em paredes, mesmo quando há variações de temperatura e ações externas ou do tempo. Além disso, ela permite maior controle da umidade.
Considerar o ambiente de aplicação e os tipos de superfícies e revestimento é importante no momento da escolha da argamassa colante, que pode ser encontrada em diversos modelos.
A argamassa colante para uso interno é uma boa pedida como argamassa colante porcelanato pela sua leveza, pois garante que as peças fiquem no lugar, bem coladas e uniformes. Vale utilizar o produto em cozinhas, banheiros e garagens cobertas, por exemplo.
Vantagens da argamassa colante
Eficiente, resistente e fácil de aplicar, a argamassa colante apresenta muitos outros benefícios, como a secagem rápida e o alto rendimento. Alguns modelos têm rendimento de 5 a 8 kg por metro quadrado, conforme o tamanho das peças instaladas. A flexibilidade do produto, que pode ser usado em áreas úmidas ou molhadas, é outro ponto positivo.
Entre os modelos, a argamassa colante para refratários é excelente para situações em que temperaturas altíssimas se fazem presentes, como churrasqueiras, lareiras, fornos e fogões a lenha. Você pode utilizar essa argamassa para assentamento de placas e tijolos refratários.
Onde usar a argamassa colante?
A escolha da argamassa colante ideal varia conforme o tipo de uso, o local de instalação e o modelo de peça a ser aplicado. Por isso, a dica é avaliar todas essas variantes no momento da escolha.
A argamassa colante para cerâmica é uma das opções mais populares. Como exemplo, a argamassa para cerâmica ACI interno tem, em sua composição, areia, cimento e aditivos que permitem alta aderência. Considere o material para todos os tipos de ambiente em aplicações de cerâmica em pisos e paredes de varandas, salas, quartos, escritórios, banheiros e cozinhas.
Existem também as versões de argamassa colante para porcelanato, como a argamassa para porcelanato interno, que tem aplicação indicada para todos os ambientes, sejam eles molhados, úmidos ou secos, como banheiros, cozinhas, salas e quartos. Ela pode ser utilizada, inclusive, em áreas de alto tráfego de pessoas.
Tipos de argamassa colante
Existem diferentes tipos de argamassa colante de acordo com suas funções e aderência. É possível encontrar opções para uso interno ou externo, utilizando uma classificação que indica a quantidade de aditivo presente na massa. Quanto maior a quantidade de aditivos, mais aderente é a argamassa.
A argamassa AC1 é uma boa pedida para assentamento de pisos e revestimentos emambientes internos. Conforme a indicação do produto, existem opções de argamassa colante AC1 para áreas secas e também para molhadas.
A argamassa ACI cinza é um exemplo disso. Ideal para peças de 60 x 60 cm, o produto é voltado para instalar pisos ou revestimentos cerâmicos em locais úmidos, como banheiros e cozinhas, ou áreas secas, como corredores, quartos e salas.
Já a argamassa AC2 apresenta maior quantidade de aditivos e, por isso, tem maior aderência. Escolha a argamassa colante AC2 para ambientes internos ou externos com temperatura elevada, maior umidade ou ação de vento.
A argamassa ACII interno e externo cinza é muito resistente e pode ser aplicada em piscinas, paredes e lajes, por exemplo. Trata-se de uma opção muito versátil, indicada para pisos de cerâmica de 60 x 60 cm, com ótimo custo-benefício.
A argamassa AC3 é a mais aderente entre os modelos. Logo, seu uso é válido para saunas, piscinas de água quente e locais com grande tráfego de pessoas. É comum encontrar o modelo de argamassa colante AC3 para uso em placas maiores do que 60 x 60 cm.
Entre as opções, a argamassa ACIII interno e externo é interessante para cerâmicas, pisos de pedras naturais e porcelanato. Você pode escolher o produto para peças de 80 x 80 cm, aplicadas em fachadas, paredes, piscinas ou piso.
A argamassa AC3-E é outro tipo do produto. Sua classificação E indica um tempo aberto expandido. Na prática, ela é voltada para assentar grandes peças de revestimento, que exigem um tempo maior de exposição da argamassa.
Considere a argamassa ACIII-E grandes formatos para instalar peças grandes, em espaços internos ou externos. Sua formulação também permite a sobreposição de cerâmicas e porcelanato sobre cerâmicas, especialmente no interior da construção.
Investir em uma argamassa colante de qualidade, incluindo argamassa colante 20 kg, é ideal para o sucesso da sua obra. Por isso, conheça as opções de argamassa Quartzolit e de argamassa Axton e encontre-os com os melhores preços na Leroy Merlin!