Almofadas para decorar gastando pouco
Publicidade
Renovar um ambiente sem gastar muito é o desejo de todo mundo, para atingir essa máxima nada melhor do que investir em almofadas. Afinal, quando bem dispostas e bem escolhidas podem se tornar as estrelas de um ambiente, fazendo com que a decoração fique harmoniosa, desempenhando papel de liderança na definição de um interior.
Capazes de mudar a cara de uma sala apenas com a troca de capas por cores e acabamentos, o importante é atentar para pontos como tecido, estampa, diferentes acabamentos, disposição e até mesmo o tamanho do enchimento. Uma dica é encarar as almofadas como oportunidade para adicionar um toque diferenciado ao ambiente.
Tendência em decoração, é a mistura de estampas que pode compor um mix de produtos e, para não sobrecarregar o ambiente, uma alternativa é escolher uma cor predominante para estar presente em todos os objetos estampados.
Tecidos e texturas
Para determinar o tipo de tecido deve-se identificar o estilo da decoração. Para ambientes casuais, o linho é o mais indicado.
Para toques clássicos e tradicionais, é possível investir em lã com cashmere. Para visuais glamorosos, a seda texturizada e o cetim são boas pedidas.
Os tecidos lisos, neutros, preferencialmente de algodão, dão um toque mais suave e evitam que a pessoa apoiada na almofada sinta calor.
Há ainda as almofadas de futton, perfeitas para aqueles que querem renovar o estilo do cômodo sem abrir mão da qualidade. Essa tecnologia se adapta a qualquer estação como também a qualquer ambiente, adquirindo aspecto clássico ou descontraído.
Almofadas tatames se incorporam muito bem em ambientes descontraídos e vibrantes, devido ao seu ar despojado.
Cores
Durante o inverno, o caramelo, marrom e laranja podem deixar a casa com aspecto de mais confortável, causando o “efeito quente”, perfeito para um ambiente tradicional. Por outro lado, se a ideia é “refrescar” a casa, almofadas com branco, azul ou verde, deixarão o ambiente leve e fresco, abordando aspecto mais natural.
No caso de um ambiente mais “clean”, muitas almofadas e grande variação de cores podem ir de encontro ao efeito desejado, gerando confusão visual. Por exemplo, a casa de praia pede matizes claros e tecidos mais leves. Já no campo, as almofadas revestidas com veludo, linho rústico e camurça são as mais indicadas. Já um visual clássico ou contemporâneo pede tons sóbrios, como bege e cinza combinados a tons vibrantes e quentes.
No entanto, se seu estilo é hype e você segue uma linha despojada de decoração, a sugestão é arriscar sem medo de errar. Abusando das estampas e cores, o seu ambiente ficará urbano e criativo, no entanto, não pode ser desconexo com o espaço ao redor. O estilo tem de ser aplicado em um cômodo, e não somente à um móvel.
Quantidade
Para escolher o número de almofadas, deve-se verificar todo o ambiente: a quantidade, volume, cor e textura dos objetos que o compõem para não sobrecarregar a decoração. Se o ambiente for moderno, o recomendado são números ímpares de almofadas grandes quadradas ou retangulares com cores fortes ou padrões geométricos.
No caso do espaço adotar um design clássico e contemporâneo, o recomendado é utilizar números pares de almofadas que sejam proporcional ao número do móvel em que estejam, abusando de estampas florais, xadrez ou listradas, brincando com combinações de cores e texturas. Atente para não embaralhar as estampas e tornar o ambiente agressivo visualmente.
Publicidade