7 mudanças que deixariam a sua casa mais sustentável
Por mais difícil que pareça ter uma casa sustentável, você pode fazer pequenas mudanças, tanto na estrutura quanto nos utensílios, para alcançar esse objetivo. A conscientização necessária para isso começa quando você percebe que se algumas tarefas do dia a dia fossem realizadas de maneira levemente diferente, o resultado seria muito melhor para o meio ambiente (imagina se todo mundo fizesse isso também?). Incluir, no seu cotidiano, produtos que têm responsabilidade ambiental é uma das melhores formas de iniciar esse processo. Confira, aqui embaixo, 7 dicas incríveis para isso!
1- Comece de cima com os telhados verdes
Se você estiver no período de construir ou reformar sua casa, pode adquirir a versão sustentável de uma série de materiais, como as telhas. As opções de telhas ecológicas disponíveis no mercado podem ser feitas tanto com fibras vegetais quanto com a reciclagem das garrafas PET. Além de um processo de produção mais sustentável, elas oferecem o mesmo resultado final do que as telhas tradicionais, geralmente feitas de cerâmica.
2- Instale placas de energia solar
A melhor forma de economizar energia e ajudar o meio ambiente quando se trata dos chuveiros elétricos é passar a aquecer a água da sua casa através de placas de energia solar. Ao serem instaladas no telhado, elas absorvem o calor e o transformam em energia para esquentar a água que fica armazenada em boilers. Dali elas chegam até o seu chuveiro em uma temperatura agradável e sem a necessidade de uso da energia elétrica. Quanto maiores forem as placas, maior também será sua capacidade de absorção de calor. Para você, o investimento de compra e instalação de cada uma delas passa a dar retorno com a economia de energia na conta de luz.
3- Reaproveite o lixo orgânico com a compostagem
Uma alternativa bastante válida na hora de descartar seus resíduos orgânicos é realizar a compostagem. O processo, que tem como objetivo reaproveitar os nutrientes da matéria orgânica que vai para o lixo, acelera seu processo de decomposição por meio de bactérias, fungos e microorganismos. Como resultado, você poderá obter o húmus, uma substância que pode ser utilizada para aumentar a fertilidade da terra das plantas do seu quintal, seja no chão ou em vasos. Para começar a reciclar seu lixo orgânico, basta adquirir um recipiente próprio para a realização da compostagem. De um modo geral, o processo é bem fácil e você pode realizá-lo em casa.
4- Economize água no banheiro com a adaptação da descarga
A maior parte das pessoas começa a cuidar do meio ambiente economizando água ao desligar a torneira na hora de escovar os dentes, mas também é possível fazer isso em outros pontos do banheiro, como no vaso sanitário. Afinal, a quantidade de água que é desperdiçada na descarga, geralmente, é alta demais. Para resolver este problema, você pode substituir o mecanismo comum por um com acionamento duplo. Assim, vai ser mais simples determinar a quantidade de água descartada de acordo com a necessidade do momento. A instalação é simples, mas é ideal contar com o auxílio de um profissional da área hidráulica para isso.
5- Opte por lixeiras de coleta seletiva
Coletar o lixo de forma correta também é uma maneira simples e funcional de deixar a sua casa sustentável e isso vai além de apenas separar o orgânico do sustentável. O ideal é que os itens que podem ser reaproveitados sejam armazenados em locais diferentes desde o início e isso se torna possível com as lixeiras específicas para coleta seletiva. Além das cores específicas e pré-determinadas para cada material, esses produtos indicam, na frente, para qual tipo de descarte servem entre plástico, papel, metal, vidro e material orgânico. Depois de um tempo, é normal que você se acostume e nem precise mais checar antes de jogar qualquer coisa fora para acertar a cor da lixeira. Também é importante que este lixo seja descartado no local correto.
6- Utilize arejadores de torneira para diminuir o consumo de água
Os arejadores são pequenas peças instaladas na saída de água da sua torneira. Sua principal função é reduzir o consumo de água. Para isso, ele adiciona ar ao mecanismo e o ar se torna responsável pela pressão de saída da água. Normalmente, essa tarefa é feita pelo próprio líquido e, para um nível satisfatório, você precisa abrir mais a torneira, aumentando o gasto. O arejador faz isso sem que você não note a diferença durante o uso. Existem torneiras que já saem da fábrica com ele, mas no caso das que não vieram assim, é possível instalá-lo separadamente. E tem mais: essa peça pode ser usada tanto na pia da cozinha, quanto na do banheiro, aumentando a economia.
7- Ilumine sua casa com lâmpadas LED
Uma das principais vantagens da lâmpada de LED para você é que ela dura por mais tempo do que a incandescente, que é mais tradicional. Além disso, ela converte toda a energia recebida em luz (enquanto a outra se divide com calor) e isso gera uma economia de energia de até 7% todos os meses. Um outro ponto positivo é que o modelo de LED não emite raios ultravioleta ou infravermelhos na camada de ozônio e também não tem metais pesados em sua composição, poluindo menos o meio ambiente. Ela pode ser encontrada com a luz branca ou amarela, de acordo com o seu gosto e necessidade.