Esmerilhadeira: use com cuidado
Indicada para profissionais, a esmerilhadeira exige conhecimento do funcionamento e acessórios como roupas e capacetes adequados para utilizá-la. E, claro, ter consciência dos perigos de eventuais acidentes, para evitá-los.
Por isso, cautela e muita atenção. Para quem já sabe os macetes de se trabalhar com essa ferramenta entende as vantagens de ter uma por perto para ajudar no acabamento e no corte de chapas metálicas, alumínio, ferro fundido e outros materiais como pedras, tijolos, blocos e cerâmicas. Para o arremate e o desenho desses materiais, ela é a ferramenta ideal.
Se você nao conhece mas ficou curioso, saiba que ela é elétrica, portátil e composta por um pequeno motor elétrico que aciona um disco, conhecido como esmeril, que faz o acabamento personalizado do que se deseja cortar. No entanto, ela vem com discos específicos para cada tipo de trabalho, e o que vai definir a calibragem é o material a ser cortado. Vale ressaltar, mais uma vez, que a esmerilhadeira exige atenção no manuseio, pois o disco possui uma rotação muito forte, é afiado e, em contato com o metal, solta fagulhas que se espalham aleatoriamente. Importante também é utilizar sempre a proteção do disco ao manusear a ferramenta, pois se o disco quebrar evitará que acerte o operador, evitando assim acidentes.
Por isso, não esqueça de sempre usar luvas, óculos de proteção, avental de couro e sapatos especiais e, antes de começar a manusear o aparelho, verifique se não existem materiais inflamáveis por perto. Com esses cuidados, você pode usá-la sem medo.