Entenda combinação de cores na decoração e crie harmonia em qualquer cômodo

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Montar a combinação de cores na decoração de um cômodo pode ser um grande desafio para quem está começando do zero e não tem ajuda profissional. Decidir as tonalidades principais nem é a parte mais difícil: o problema está em coordenar as cores complementares e secundárias dos acessórios de forma harmônica.

Por isso, Paulo Biacchi, designer do canal Casa de Verdade, deu algumas dicas certeiras e fáceis de como não errar mais na combinação de cores da sua casa. Confira!

Entendendo como funciona a combinação de cores

Em vez de quebrar a cabeça tentando lembrar das cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e secundárias (laranja, verde e violeta), o que vai te auxiliar muito no momento de escolher a combinação de cores ideal é o círculo cromático. Nele você vai encontrar as cores primárias, secundárias e terciárias, que são geradas a partir da mistura dos dois primeiros tipos.

Combinação de cores para decoração: Paulo Biacchi ensina como fazer para criar harmonia em qualquer cômodo

Com o círculo, você consegue identificar diversas combinações de tonalidades, de acordo com o lugar em que estão posicionadas. As cores complementares são as opostas no círculo, por exemplo, verde e rosa, amarelo e roxo ou azul e laranja. As cores análogas, por sua vez, ficam lado a lado, por exemplo, laranja e amarelo, verde e azul ou roxo e rosa. Essas duas opções de combinações do círculo cromático dão sempre certo.

Colocando em prática a técnica do círculo cromático

Em um dos vídeos para o Casa de Verdade, Paulo Biacchi transformou um quarto totalmente branco num ambiente muito mais moderno e com personalidade, misturando tons de rosa e verde.

Primeiro, um tom de rosa claro preencheu uma das paredes. Depois, ele dividiu essa parede na metade, com prateleiras de um lado a outro e, na parte de baixo, utilizou um papel de parede com folhas verdes (que acabou servindo como uma espécie de cabeceira para a cama box também). Para finalizar, os detalhes: quadros, uma luminária, um abajur e livros na mesma paleta de cores.

Combinação de cores para decoração: Paulo Biacchi ensina como fazer para criar harmonia em qualquer cômodo

Uma boa dica que você pode tirar dessa reforma é como brincar com os tons: o rosa claro fez um ótimo contraponto com o verde mais forte do papel de parede. No restante do quarto, os elementos são mais básicos, pois a intenção é não brigar com a parede que ganhou o destaque.

Levando em consideração a incidência de luz

Olhar uma tinta aplicada na loja, se apaixonar, chegar em casa e perceber que ela ficou completamente diferente na sua parede é algo muito mais comum do que você imagina. Na maioria dos casos, isso acontece por conta da iluminação, já que a sua percepção das cores pode ser alterada de acordo com a luz do ambiente.

Existem luzes amarelas, brancas ou naturais e, através de cada uma delas, a cor será enxergada de forma diferente. Por isso, no momento de escolher a tinta no catálogo, lembre-se de levar em consideração o tipo de iluminação da sua casa!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo