Conheça os tipos de pilhas, tamanhos e como fazer descarte

Publicidade Cupom Leroy Merlin

As pilhas são indispensáveis no nosso dia a dia, fundamentais para alimentar inúmeros dispositivos. Mas será que você sabe a diferença entre os vários tipos de pilhas, quando usar cada um deles e ainda como descartá-los de forma correta?

Tipos de pilhas: Bateria Ledlenser De Lítio 5000 Mah

Tão essencial quanto escolher corretamente os modelos, é saber realizar o descarte das pilhas. Afinal, caso ele não seja feito adequadamente, poderá trazer enormes prejuízos ao meio ambiente, como a contaminação de solo e da água.

Quais são os tipos de pilhas e baterias?

Escolher corretamente os modelos de pilha é fundamental. Afinal, essas fontes de energiavariam conforme a forma de funcionamento e também a indicação de uso.

Há dois tipos principais: as Pilhas Descartáveis (primárias) e as Pilhas Recarregáveis (secundárias). Dentre esses tipos, há algumas categorias de pilhas, como:

  • Pilhas Leclanché (pilha ácida): também chamada “pilha seca”, muito usada em equipamentos portáteis
  • Pilha Alcalina: também conhecida como uma das pilhas mais duráveis
  • Pilha de Lítio/dióxido de manganês: desenvolvida para ser usada principalmente em marca-passos cardíacos
  • Pilha de Hidreto metálico/óxido de níquel: é exclusivamente recarregável e uma das mais usadas atualmente
  • Pilha de Íon lítio: tem uma vida útil maior e mais capacidade de carga
  • Pilha de Níquel cádmio: é um modelo recarregável e com baixo custo
  • Pilha de Chumbo: um modelo recarregável, para uso automotivo e industrial
  • Pilhas Descartáveis (primárias)

    As pilhas descartáveis são também chamadas “pilhas primárias”. Nesses modelos, quando o reagente é todo consumido e a reação de oxidorredução que acontece dentro das pilhas cessa, é hora de fazer o descarte.

    Um modelo da pilha comum é a pilha de Leclanché ou “pilha seca”. É a mais usada em lanternas, rádios, equipamentos portáteis e aparelhos elétricos. Apesar do nome, essa pilha não é seca, pois tem dentro uma pasta aquosa de cloreto de amônio.

    Tipos de pilhas: caixa com 12 pilhas comuns D Rayovac

    O eletrodo positivo é composto por uma placa de carvão colocada dentro de um vaso poroso de porcelana cercada de uma massa negra (formada por uma mistura de pó de carvão e dióxido de magnésio). O eletrodo negativo é uma vara de zinco e o despolarizante é o dióxido de manganês.

    O seu funcionamento cessa quando todo o dióxido de manganês é convertido em trióxido de manganês. Como a reação é irreversível, essa pilha não pode ser recarregada.

    Outro modelo descartável é a pilha alcalina, que funciona à base de uma solução de hidróxido de potássio ou soda cáustica e óxido de manganês. Quando em contato, essas substâncias criam uma reação química que fornece energia para o aparelho. A combinação dessas substâncias é que faz a pilha alcalina ser a mais durável.

    Além dessas, ainda existe a pilha de lítio, muito leve, já que o lítio é um material menos denso. O modelo mais conhecido é a pilha de lítio-iodo, desenvolvida para ser usada principalmente em marca-passos cardíacos, devido a características como leveza, segurança, boa durabilidade, voltagem e alta densidade de carga.

    Tipos de pilhas: Bateria Pilha Litio Nao-recarregavel intelbras CR 2016 3v made in china

    As pilhas comuns, ou descartáveis, divergem em relação aos tamanhos. Os tamanhos de pilha mais usados são: AA (ou 2A) e o AAA (ou 3A).

    As pilhas AA têm tamanho médio e são usadas em brinquedos, pequenas lanternas e alguns modelos de controle remoto. Já as pilhas AAA são menores, por isso também são chamadas “pilhas palito”, e consomem baixa energia.

    A diferença entre esses modelos é apenas o tamanho, já que os dois têm a mesma voltagem.

    Existe ainda a pilha C, com um formato médio, inventada para ser usada em alguns modelos de brinquedos e lanternas. As maiores de todas são as pilhas D (ou bujão), usadas em lanternas profissionais e aquecedores, com um tempo de funcionamento maior.

    Tipos de pilhas: Pilha Alcalina D 2 Unidades Lexman

    Embora esses sejam os mais usuais, há outras possibilidades, como a pilha 9V, que tem uma durabilidade maior que as pilhas comuns. Esse tipo de pilha pode ser usado em brinquedos, controles remotos, consoles de jogos portáteis, fechaduras eletrônicas, lanternas, entre outros.

    Tipos de pilhas: Bateria Alcalina 1 Unidade Duracell 9v

    Por fim, ainda existe a pilha tipo botão, com um formato cilíndrico e achatado. Como seu volume é pequeno, é indicada para alimentar produtos de pequeno porte, como calculadoras, relógios, aparelhos auditivos, placas de informática e marca-passos.

    Recarregáveis

    As pilhas recarregáveis, também chamadas “pilhas secundárias”, são indicadas para aparelhos com alto consumo de energia, já que, neste caso, as pilhas teriam de ser trocadas muitas vezes em um curto período (mesmo usando a pilha alcalina). É o caso de equipamentos fotográficos, mouse e teclado sem fio, por exemplo.

    As primeiras pilhas desse tipo que surgiram foram as pilhas NiCd (Níquel-Cádmio). São modelos mais baratos, mas com menor capacidade de carga e vida útil.

    Outra opção é a pilha Lilon (Lítio-Íon), vantajosa porque apresenta uma vida útil maior e mais capacidade de carga, embora tenha um preço mais elevado e seja mais difícil encontrar diferentes formatos.

    Tipos de pilhas: Pilha Alcalina AAA Recarregável 4 peças Lexman

    Existem ainda as pilhas de Níquel Metal Hidreto (NiMH), que são os modelos mais usados atualmente. Elas oferecem grande capacidade de carga, maior tempo de vida, suportam mais recargas e são menos poluentes, por não usarem cádmio.

    Dentro dessa categoria, podemos incluir as baterias de chumbo para uso automotivo e industrial. Ela é exclusivamente recarregável e apresenta um potencial de 2V (quando carregada) e até 1,98V (quando descarregada). Quando usada em série, pode atingir até 12V.

    A dica para escolher as pilhas recarregáveis é sempre conferir a capacidade que ela apresenta, indicada em mAh, que deve ser compatível com o aparelho que você for usar. Além, é claro, do tamanho.

    Por exemplo, se a pilha que você comprar tiver uma capacidade de 1000 mAh e o aparelho consumir 200mAh, a duração média será de 5 horas (é só dividir 1000 por 200).

    Como fazer o descarte de pilhas?

    Na hora de descartar os materiais elétricos, é muito importante seguir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as demais resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

    Essas diretrizes não existem por acaso, afinal o descarte incorreto pode fazer com que os líquidos de dentro das pilhas vazem. Como essas substâncias não são biodegradáveis, elas se acumulam na natureza e podem contaminar o solo e a água, além de causar problemas de saúde.

    Nos aterros, as pilhas também podem ser perfuradas ou esmagadas, aumentando o risco de incêndios.

    Armazenamento das pilhas

    Antes de realizar o descarte, o armazenamento deve ser feito adequadamente. O recomendado é embalar as pilhas em plástico resistente, para evitar vazamentos. O recipiente usado para o armazenamento deve ser destinado apenas às pilhas usadas, sem misturar com outros materiais.

    Descarte correto de pilhas

    É muito importante que você nunca descarte no lixo comum ou reciclável as pilhas e baterias usadas, evitando que esses materiais sejam direcionados para os aterros, o que pode causar vazamentos e contaminação.

    O recomendável é levar as pilhas até um posto de coleta de baterias – vale lembrar que a responsabilidade por recolher e encaminhar corretamente as pilhas após o uso é do fabricante, de acordo com o PNRS.

    Por isso, quando for descartar as pilhas usadas, entregue-as em estabelecimentos que comercializam esses materiais ou em assistências técnicas, pois essas empresas farão o repasse dos resíduos aos fabricantes e importadoras.

    Com esse material em mãos, os fabricantes podem reciclar ou reutilizar as pilhas e baterias, ou ainda passar cada uma delas por um tratamento para que, ao serem descartadas, não tragam danos ao meio ambiente.

    Agora que você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de pilhas, que tal colocar nossas dicas em prática? Confira as opções de pilhas descartáveis e recarregáveis da Leroy Merlin!

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo