Tatame ou futon? Conheça as diferenças entre cada um e descubra qual o melhor para o seu conforto

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Tatame ou futon? Conheça as diferenças entre cada um e descubra qual o melhor para o seu conforto

Utilizados há milênios nas casas japonesas, os tatames e futons são tradicionalmente encontrados também na decoração ocidental como elementos para um ambiente mais zen e descontraído. Esses móveis, porém, podem facilmente fazer parte de qualquer tipo de cômodo, unindo conforto, leveza e versatilidade. Entenda um pouco sobre os dois e seus múltiplos usos em vários locais da casa.

Futon: sofá, cama ou puff?

Ao usar um futon, a imaginação não precisa ter limites: modelos maiores se tornam excelentes camas para quartos de hóspedes, também podendo ser dobrados e usados como sofás na sala de estar – o que, em geral, sai mais barato do que efetivamente comprar um clássico. Além disso, o modelo conhecido como “mil folhas” (chamado tradicionalmente de kakibushi) pode servir como um puff de variados tamanhos e alturas. Charmosos e descontraídos, futons podem ter de 4 a 18 cm de espessura e serem facilmente armazenados e transportados.

Tatame ou futon? Conheça as diferenças entre cada um e descubra qual o melhor para o seu conforto

Os futons são muitas vezes preferidos pelos japoneses pelo conforto que oferecem, melhorando até mesmo a saúde das pessoas. Outros modelos tradicionais são o shikibuton (colchão que pode ser dobrado e transformado em sofá), zabuton (almofada para bancos e cadeiras) e pufe turco (almofada grossa utilizada diretamente no chão). O uso do shikibuton no lugar do berço é defendido pelos pedagogos montessorianos como úteis ao desenvolvimento da criança, por permitir movimentos mais amplos e livres desde o nascimento. No quarto dos pequenos, os futons podem ser em cores vibrantes, e para ambientes mais zens, aposte em tons como o rosa claro. Cinza e bege, apesar de sujarem facilmente, são ótimas pedidas para uma decoração mais clean.

Falando em sujeira, este é um fator que deve ser sempre levado em conta quando falamos da manutenção de um futon. Embora modelos de linho e seda já estejam disponíveis, os mais baratos e duráveis são feitos de uma grossa camada de algodão, material avesso à água e umidade, fazendo com que qualquer sujeira deva ser imediatamente limpa com detergente. Também é interessante sempre virar o seu futon, esteja ele no chão ou apoiado em estruturas de madeira ou cadeiras, permitindo que os dois lados se desgastem igualmente.

Tatame ou futon? Conheça as diferenças entre cada um e descubra qual o melhor para o seu conforto

Crie ambientes inspiradores e originais com os tatames

Assim como os futons, os tatames podem ser adequados à vários ambientes, mas são amplamente utilizados em uma decoração mais zen. Para a sala de jantar, por exemplo, é interessante revestir o chão com um tatame e colocar uma mesa baixa, criando um belo e estiloso espaço de inspiração japonesa.

Uma ideia mais fora da caixa é uma cama-tatame, que envolve a disposição do objeto no chão e a colocação de um futon ou colchão em cima dela, sempre deixando um espaço nas margens. Ela também pode envolver um colchão encaixado em uma estrutura de madeira ou alvenaria, que permite a criação de um “esconderijo da bagunça”. Embora sirvam como excelentes tapetes, os tatames não possuem muitos usos quando sozinhos e de forma geral têm de ser ornamentados ou complementados com outros móveis.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo