Dicas

Qual o tamanho de tapete ideal para salas, cozinhas e banheiros?

Os tapetes são importantes itens de decoração para qualquer cômodo da casa e podem ser encontrados nas mais diversas cores, texturas, formas e tamanhos. No entanto, na hora de escolher um modelo, é comum surgirem dúvidas referentes aos tamanhos de tapetes, suas medidas e a posição ideal em que ele deve ser colocado.

Isso porque o tapete, além de ser decorativo, traz funcionalidades extra para o cômodo e, se escolhido do tamanho adequado, ajuda a trazer amplitude para o ambiente e mesmo delimitar algum espaço.

Por isso, separamos aqui todas as dicas para você não errar na escolha da medida dos seus tapetes e conseguir a harmonia perfeita no seu cômodo – seja quarto, cozinha, sala de estar, sala de TV, sala de jantar, escritório ou banheiro.

Leia também:

37 tipos de tapete para usar em todos os cômodos

Capachos divertidos: 30 ideias para decorar a casa

50 dicas para decoração de sala pequena

Tamanhos de tapetes: conheça as medidas padrão

Antes de tudo, conheça as medidas padrão de tamanhos de tapetes! Isso ajudará você a restringir suas escolhas para que seja mais fácil começar a vasculhar os estilos e cores que mais combine com a sua decoração.

Tapetes 0,40 m por 0,60 m: banheiros e lavabos

As medidas de tapetes de 0,40 m por 0,60 m são as mais indicadas para banheiros e lavabos, já que são menores. Assim, trazem conforto aos seus pés, aquecem o ambiente e decoram o cômodo.

Tapetes de 1,60 m por 0,50 m: passadeiras

Os tapetes com tamanho de 1,60 m por 0,50 m são em sua maioria as famosas passadeiras. E, como o próprio nome já diz, servem como forma de passagem , em corredores e halls de entrada, mas também são ideais para cozinhas, especialmente os modelos antiderrapantes.

Tal qual esse tapete passadeira Jannat, 1,60 m por 0,50 m em impressão digital de alta resolução com antiderrapante.

Tapetes de 1,00 m por 1,50 m: salas pequenas e quartos

Os tapetes padrões que medem 1,00 m por 1,50 m funcionam muito bem em salas e quartos menores. Por isso, eles têm grandes saídas de vendas.

O tapete de 1,00 m por 1,50 m moderno, com estampa geométrica, é ideal para sala ou quarto de casal grande, onde pode ser colocado sob os pés da cama.

Tapetes de 1,50 m por 1,50 m: sala de jantar e varandas

Outra medida extremamente popular são os tapetes de 1,50 m por 1,50 m. Assim como os anteriores, eles são peças coringas que caem superbem tanto em salas de estar, quarto, salas de jantar e áreas externas cobertas, como varandas e quintais.

O tapete Via Star Fantasy, produzido 100% em polipropileno, nessa medida, o torna adaptável a todos os cômodos e combina com diversas decorações. Seu toque é suave e a estampa degradê incorpora relevos que ajudam a compor o ambiente.

Tapetes de 1,50 m por 2,00 m: salas e quartos

Tapetes medindo 1,50 m por 2,00 m também têm bastante saída e são ideais para cômodos médios, principalmente em salas, quartos, salas de jantar, escritórios e varandas.

O tapete Chevron prata com medida de 1,50 m x 2,00 m é um dos modelos mais vendidos nessa medida. Ideal para quem tem móveis e objetos decorativos em tons mais neutros e quer dar um up no ambiente com o tapete.

Por ter medidas medianas é um tamanho que se adequa bem a vários espaços da sua casa.

Tapetes de 2,00 m por 2,00 m: salas grandes

Os tapetes de 2,00 m por 2,00 m são considerados de porte médio e são recomendados para salas de jantar e salas de estar com metragem maiores.

A versão redonda traz charme e estilo para o cômodo, como este o modelo Blend, antiderrapante, produzido com fios 100% polipropileno, da marca Jolitex.

Tapetes de 2,00 m por 2,50 m: salas grandes

Os tamanhos de tapetes 2,00 m por 2,50 m também são boas opções para revestir salas de estar, sala de jantar e quartos também com metragens maiores.

Esse modelo de tapete belga com base em chenile, da marca Abdalla, com desenhos em relevo de visco, no estilo contemporâneo, traz um toque macio, sedoso e supercharmoso a qualquer cômodo.

Tapetes de 2,00 m por 3,00 m: salas muito grandes

As medidas de tapetes 2,00 m por 3,00 m são indicadas para cômodos maiores, especialmente salas de estar, salas de jantar, escritórios e quartos.

O tapete Cotele colorido de tamanho 3,00 m x 2,00 m é feito no Egito em tecido polipropileno de alta qualidade e possui estampa em relevo listrado com pelo baixo e um toque macio.

Tapetes de 2,50 m por 2,50 m: cômodos maiores

Outra opção de medida padrão de tapetes é 2,50 m por 2,50 m. Recomendada para cômodos e espaços maiores, também é bastante flexível e se adapta a vários cômodos, como salas, escritórios, quartos e áreas externas – a depender do modelo.

O tapete Bali com listra azul, tamanho 2,50 m x 2,50 m, apresenta desenhos e texturas inspiradas na cultura indígena, conferindo um toque artesanal à decoração.

Tapetes de 2,50 m por 3,00 m: salas muito grandes e ambientes integrados

Tapetes com 2,50 m por 3,00 m já são considerados de tamanhos grandes. Essas medidas são ótimas para ajudar a definir o estilo do cômodo. Por isso, uma dica é aproveitar para usá-los em ambientes integrados, como salas, cozinhas e salas de jantar, ou mesmo em cômodos grandes, para conferir design ao ambiente.

O tapete Antuérpia apresenta desenhos em estilo moderno, toque macio e 725 mil pontos por m², levando beleza e sofisticação para todos os ambientes.

Tapetes de 2,50 m por 3,50 m: salas muito grandes e ambientes integrados

Se você quer cobrir uma área grande, como uma sala, quarto ou escritório, escolha um tamanho de tapete extragrande, que meça em torno de 2,50 m por 3,50 m. Eles são enormes, chamativos e conferem estilo decorativo como nenhuma outra peça.

O tapete modelo Pixel Cashimir, em vermelho e marrom, com medidas de 3,50 m x 2,50 m, roubou a cena nessa sala de estar. Fato é que sua estampa patchwork de arabescos e toque belga deixa a décor de quartos, salas e escritórios impecável.

Como calcular o tamanho do tapete?

Para ajudar você a saber como calcular os tamanhos de tapetes ideais para seus cômodos, um truque fácil e rápido é usar uma fita adesiva para visualizar qual a melhor medida para seu espaço.

Assim, use uma fita adesiva com as medidas de tapete que você quer e crie um esboço no chão. Mantenha pelo menos 40 centímetros de piso à mostra para enquadrar o layout do ambiente. Caso seu cômodo seja pequeno, pode deixar cerca de 20 centímetros de piso à vista.

Depois de colocar a fita exatamente onde desejar, anote as dimensões. Use-as para ajudar você a escolher entre os tamanhos padrão de tapetes. Prontinho!

Como escolher o tamanho do tapete?

Não existe segredo! Para saber como escolher os tamanhos de tapetes para seu cômodo, siga as dicas abaixo. Mas, lembre-se: não existe regra aqui, apenas indicações, siga seus gostos pessoais e crie o seu design favorito com tapetes.

• Maior, é melhor! Alguns centímetros podem fazer toda a diferença, por isso certifique-se de que o seu tapete seja pelo menos 20 centímetros mais largo, em todos os lados, que a sua mobília de referência, seja sofá, poltrona, mesa ou cama;

• Ao escolher o tamanho e a orientação do tapete, certifique-se de que seja proporcional ao espaço (cômodos grandes = tapetes grandes) e colocado de acordo com suas dimensões (ambientes longos = colocação longitudinalmente);

• Lembre-se de sempre deixar algum caminho de passagem para não dar a sensação de ambiente tumultuado e ficar desproporcional;

• Conforme já mencionado, meça o tamanho desejado do tapete com fita adesiva para ter uma noção de como será a sensação.

Qual o tamanho do tapete para sala de TV?

Para saber o tamanho do tapete para sala de TV é preciso prestar atenção ao tamanho do cômodo para que ele seja proporcional ao espaço. Com as mobílias posicionadas, o tapete deve ser maior que o centro da sala, de modo que algumas mobílias, como mesas de centro, fiquem por cima dele.

Além disso, é importante deixar que o tapete seja grande o suficiente para terminar, pelo menos, até o encontro do sofá.

Se você tiver um rack na sua sala de TV, deixe o tapete chegar até embaixo dele também para evitar a confusão de imagem entre o piso e o tapete. Se a sua sala for grande e tiver um estilo mais chique, deixar o tapete cobrir toda a mobília central também é uma boa opção.

Caso você ainda não tenha sua decoração pronta e possua um tapete especial que queira usar, faça a ordem inversa: busque mobílias que conversem com o acessório, tanto em cor quanto em tamanho e personalidade.

Qual o tamanho ideal de tapete para quarto

Para saber o tamanho ideal de tapete para quarto, considere as dimensões da sua cama. No geral, há basicamente três maneiras de usar esse tipo de tapete.

• A primeira opção, e uma das mais comuns, é usar um tapete pequeno ao lado da cama. Seu tamanho deve ficar em torno de 0,50 m x 1,00 m. Essa dica é perfeita para quem tem um piso bonito e prefere um tapete menor apenas para dar um pouco de conforto térmico na hora de levantar da cama.

• Segundo, se seu cômodo for grande, considere um tapete maior que seja suficiente para abranger a extensão da sua cama e mesinhas de cabeceira, caso queira cobrir todo o espaço. Deixe uma margem de 50 centímetros em todos os cantos.

• A terceira opção seria colocar o tapete da metade da cama até cerca de 80 cm do final da cama e uma sobra de cerca de 30 cm nas laterais. Essa técnica pode dar a você espaço na frente da cama para criar uma disposição com cadeiras de assento ou um banco, adicionando mais funcionalidade ao seu quarto.

Tamanho ideal de tapete para sala

Não existe um tamanho ideal de tapete para a sala, já que esse tipo de ambiente pode ter tamanhos e layouts diferentes. Por isso, veja algumas opções para acertar na escolha do tamanho do tapete, de acordo com o seu tipo de sala.

Caso queira criar uma aparência unificada em sua sala de estar, escolha um tapete grande o suficiente para acomodar todos os seus móveis (sofá, mesas de centro, mesas laterais e rack de TV).

Em salas pequenas deve ser considerado o tamanho do sofá ou poltrona. Uma das formas de colocar o tapete no ambiente é centralizá-lo na sala, usando um modelo menor.

Outra dica é colocar o tapete embaixo do sofá ou poltronas que estejam no espaço, deixando 10 cm de sobra para fora dos móveis.

Por outro lado, em salas grandes, podem ser usados tamanhos de tapetes que preencham todo o ambiente, somando 40 cm para cada lado, em que todos os móveis devem estar dentro dele.

Um tapete de 2,50 m por 2,50 m se encaixa perfeitamente em uma sala de 5 m2 ou um pouco maior. Já um tapete de 1,50 m por 1,50 m funciona melhor em uma sala de cerca de 4 m2 ou menor. Isso deixa cerca de alguns metros de piso contornando o tapete de cada lado.

Que tamanho de tapete usar em salas pequenas

Em salas pequenas, uma dica é apostar em tapetes redondos. Eles tendem a dar um pouco mais de trabalho na hora de escolher a posição, mas um bom truque é colocá-los em áreas específicas: se você tiver uma mesinha e uma cadeira separadas, coloque o modelo circular bem embaixo delas para dar mais atenção apenas àquela parte.

Tamanho de tapete para porta

Não se esqueça de colocar tapetes para porta na sua casa. Os tapetes de entrada ajudam a criar um ambiente acolhedor quando os hóspedes passam pela porta da frente.

Eles não são apenas uma opção prática para proteger o chão da sujeira, mas também são uma introdução imediata ao estilo da sua casa.

Assim, um tamanho de tapete para porta ideal é aquele que centraliza o espaço do seu hall de entrada, em frente às portas, criando um caminho claro de um cômodo para o outro. Os mais indicados são os capachos que medem cerca de 0,60 m por 0,40 m.

Tamanho de tapete para sala de jantar

Na sala de jantar, os tamanhos de tapetes perfeitos são aqueles que ficam alinhados à mesa e centralizados no espaço. Deixe as cadeiras de jantar assentarem completamente no tapete, com espaço suficiente para puxar as cadeiras e ainda assim permanecer no tapete.

Normalmente, isso significa que o tapete é maior do que a mesa de jantar em 60 cm nos quatro lados. Isso protege o piso e acomoda os hóspedes que entram e saem da mesa de jantar. Em caso de dúvida, opte pelo tamanho de tapete maior. A forma também é um fator chave ao comprar o tapete certo para a sua sala de jantar.

Uma mesa para 8 ou mais cadeiras se encaixa melhor em um tapete de 2,50 m por 3,00 m, oferecendo espaço suficiente para todas as cadeiras ficarem no tapete, mesmo quando empurradas para trás.

Uma mesa para 6 pessoas se encaixa melhor em um tapete de 2,00 m x 2,50 m. Isso deixa espaço em todos os lados para que as cadeiras de jantar sejam movidas facilmente enquanto permanecem no tapete.

Uma mesa para 4 pessoas se encaixa melhor em um tapete redondo de 1,5 m por 2,00 m.

Semelhante às mesas quadradas, as mesas redondas de jantar podem ser complementadas por tapetes quadrados e redondos. Um se adapta ao formato da sua mesa de jantar para criar um design visual harmonioso.

Qual o tamanho padrão de tapete de cozinha

Colocar um tapete em sua cozinha confere estilo e aumenta o conforto sob os pés durante as rotinas diárias, como cozinhar e lavar pratos.

Independentemente do tamanho da cozinha, colocar um tapete tipo passadeira em frente à pia da cozinha é o lugar melhor e mais funcional. Para isso, basta medir o tamanho da sua pia e comprar o modelo que fique proporcional.

Apenas cuidado para não dificultar a área de circulação. Por isso, meça a área da cozinha onde pretende colocar o tapete e cheque as especificações do modelo de seu interesse.

As passadeiras são as melhores opções para cozinha, assim como os jogos de tapetes. Busque peças cuja largura dos tapetes menores seja parecida com a de sua geladeira, pia de cozinha e fogão.

Tamanho certo de tapete de banheiro

Os tapetes de 0,40 m por 0,60 m têm o tamanho padrão para banheiros e lavabos. Mas, se seu espaço for grande, abuse dos modelos maiores, colocando na frente da banheira ou chuveiro.

Em banheiros, também escolha tamanhos de tapetes que não atrapalhem a área de circulação no cômodo. Dessa maneira, uma boa ideia é prestar atenção ao comprimento da bancada e do box do chuveiro e se basear por essa medida.

Você também pode optar por diversos tapetes para banheiro e distribuí-los na frente do vaso, perto do chuveiro e próximo da pia.

Tamanho de tapete passadeira

É possível encontrar vários tamanhos de tapetes tipo passadeira. Eles não são apenas bonitos, mas também protegem o seu piso do desgaste excessivo.

Há modelos que vão desde as medidas de tapetes de 0,40 cm a 2,00 m. Basta escolher aquele modelo que melhor se encaixe no seu ambiente e que deixe todas as proporções harmônicas. Para isso, observe as dimensões do ambiente e escolha aquele que melhor se encaixe na sua decoração.

Com essas recomendações em mãos, agora ficou fácil escolher as medidas de tapetes para sua casa!

Leia mais:

37 tipos de tapete para usar em todos os cômodos

Tapete capacho colorido com stencil para entrada da casa com Matheus Iltchechen

Porta pivotante: o que é e como funciona esse modelo

Como escolher entre os modelos de portas

Tipos de fechaduras para portas de madeira

Qual a melhor fechadura digital?

Como fazer painel de entrada de madeira

Decoração de hall de entrada pequeno: cor forte, plantas e sapateira deram o tom do projeto

Aprenda como limpar manchas de tapetes e carpetes

Paulo Biacchi ensina como usar tapete na decoração

Como escolher tapetes grandes para a sala

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo