Tipos de fechaduras para portas de madeira

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Há itens numa casa que são imprescindíveis para o nosso dia a dia. As fechaduras estão nessa categoria de “itens de sobrevivência”, afinal, elas dizem respeito à nossa segurança e ao nosso conforto.

Mas para comprar fechaduras, não se pode levar em conta apenas o design. Isso porque existem tipos de fechaduras adequadas para cada tipo de porta.

Além disso, existe uma norma brasileira, que é a ABNT NBR 14913, que especifica os requisitos mínimos para fabricação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento de fechaduras de embutir.

A arquiteta Claudia Lopes, especialista da Assa Abloy Brasil, empresa fabricante das marcas Papaiz, LaFonte e Yale, entre outras, e que é referência em fechaduras, ajudou a gente a desvendar o segredo das fechaduras.

Confira os principais tipos de fechadura para portas de madeira, suas características, quando optar por ela, suas vantagens e desvantagens.

Quais os tipos de fechaduras para portas de madeira?

Existem tipos de fechaduras para portas de madeiras que podem ser usadas em ambientes internos ou externos, e de acordo com o cômodo: de entrada, de passagem ou de banheiro.

Fechaduras para portas de entrada

As fechaduras de entrada são as responsáveis por fazer a segurança na entrada da sua casa, sendo instaladas nas portas que dão acesso à rua, e também aos demais cômodos.

A maior preocupação desse modelo é garantir a segurança e dificultar o acesso à residência. É ideal que esse tipo de fechadura tenha nível de segurança médio ou alto.

Para escolher esse tipo de fechadura, observe a resistência do material, principalmente se a residência estiver em região litorânea, sujeita à corrosão.

O cilindro (ou miolo) é fechado e vem com chave. Cilindro é onde a chave será encaixada e ele possui medidas que variam de acordo com a distância entre o centro do buraco da chave até a chapa da fechadura.

A chave tem segredo, o que dificulta a abertura, além de ser mais resistente. Você vai girar a chave e ela vai travar, trancando a porta.

Existem vários tipos de fechadura de entrada: multipontos, três pontos ou com uma só lingueta. Escolha de acordo com o grau de segurança que você precisa. Quanto mais pontos, mais segurança.

Fechadura multipontos: quanto maior o número de pontos, mais segurança

O grau máximo ou alto em segurança garante a qualidade do material utilizado e um número maior de combinações por cilindro, ou seja, um número maior de segredos por chave.

É recomendável utilizar para fechaduras externas um alto grau de segurança, como a Fechadura para Porta de Entrada Antique Hebe Arouca pois, isto dificulta a ação de “michas” ou cópias, o que dificulta o arrombamento.

Já a fechadura para Porta de Entrada Cromado 55mm Comum com Roseta Slim Papaiz tem alta durabilidade, sendo ideal para locais com grande fluxo de pessoas, como escritórios, colégios e lojas.

Além das tonalidades tradicionais, como o prateado, é possível investir em uma peça mais moderna. Um exemplo é a fechadura para porta de entrada preta fosca, que combina com decoração estilo industrial.

Fechaduras digitais

A desvantagem das fechaduras de entrada convencionais é que elas utilizam chave. Se você perder as chaves, precisa acionar o chaveiro para abri-la. Quem nunca passou por um perrengue desse, não é mesmo?

Esqueça as chaves! Fechaduras eletrônicas ou fechaduras digitais são aquelas que dispensam totalmente o uso de chaves.

Elas funcionam por meio de senhas, com display sensível ao toque; com chaveiros de aproximação ativados por RFID (identificação por radiofrequência), com APP ou ainda com biometria (por meio do cadastro de digitais), garantindo mais segurança, praticidade e conforto.

Mas é importante saber escolher a fechadura ideal. As fechaduras eletrônicas digitais podem ser acionadas por senha, cartão ou biometria, dando enorme conforto para toda a família. Por ser um item tecnológico, esses modelos ajudam a valorizar a decoração e o estilo.

Elas trancam sozinhas, automaticamente, sem que o usuário precise se preocupar com isso.

Outros pontos positivos deste modelo de fechadura são o alarme de segurança, que evita arrombamentos, o fato de dispensar o uso de energia elétrica, funcionando com pilhas de longa duração, e o sensor de temperatura, que oferece segurança também contra incêndios.

• A fechadura biométrica funciona a partir da leitura da impressão digital, é uma ideal para casas, estabelecimentos comerciais e condomínios, principalmente pela praticidade.

• A fechadura digital com bluetooth pode ser utilizada com um aplicativo específico instalado no smartphone e que permite, inclusive, programar a abertura e o fechamento das portas.

• A fechadura de abertura com cartão ou tag é um dos modelos mais comuns no setor de hotelaria. Ao aproximar o cartão pré-configurado, a fechadura se abre.

• A fechadura com senha, provavelmente a opção mais popular, tem ótimo custo-benefício e, dependendo do modelo, permite gravar até 3000 combinações distintas.

• Por fim, a fechadura eletrônica com Wi-Fi é uma opção interessante para quem deseja acionar o sistema à distância, por meio da conexão com diferentes dispositivos, como o Alexa, por exemplo.

Se você não quiser ter preocupação com chaves, pode partir para modelos de fechaduras eletrônicas digitais que você pode abrir mediante senha, cartão ou aplicativo de celular.

Com tamanho compacto e teclado touch, a fechadura digital FR 101, da Intelbras, para portas de madeira é compacta e tem o melhor custo-benefício da categoria.

Já a fechadura digital YMF40, da Yale, pode ser aberta tanto com senha quanto com a digital, o que torna seu uso ainda mais prático.

No entanto, é preciso estar atento na hora de comprar uma fechadura eletrônica. Isso porque existe um tipo diferente para cada tipo de porta: de entrada, de vidros, de correr etc. As especificações em geral estão no próprio nome do produto ou descrição.

Fechaduras para porta de passagem ou porta interna

A fechadura de passagem ou fechadura interna é instalada em portas internas da residência, como na sala, cozinha e quartos.

Precisa ser uma peça versátil e funcional. Requer segurança leve, pois está mais relacionada à questão da privacidade dos cômodos. Ela também contribui para a decoração e o estilo da casa.

Outro aspecto importante nessas fechaduras é a ergonomia, porque você vai estar mexendo sempre com elas, abrindo-as e fechando-as.

Não se pode dizer que existem desvantagens nesses modelos, mas é importante observar o uso do produto.

Portas de circulação interna exigem tipos de máquinas mais simples, sem cilindro. Primeiramente, observe o tamanho da máquina da fechadura, que é a parte interna da peça. As fechaduras costumam ter máquinas de 40, 45 e 55 mm.

Agora escolha o acabamento da peça. Isso é uma questão de gosto, e depende muito do estilo que você curte e da combinação com o restante da decoração da casa.

Por fim, observe que as fechaduras têm estruturas chamadas rosetas e espelhos:

Roseta é uma peça quadrada ou redonda, que circunda apenas o cilindro e, no caso das fechaduras de entrada com roseta, a maçaneta é instalada separadamente.

Espelho é uma peça retangular, que conecta a maçaneta ao cilindro e ocupa uma parte maior da porta, por isso, nas fechaduras de entrada com espelho tanto a maçaneta como o cilindro vêm juntos.

A Fechadura para Porta Interna 40mm Aço Acetinado Chess Arouca é um exemplo de fechadura de passagem com roseta.

Fechaduras para portas de banheiro

Em banheiros, o mais comum é usar uma tranca que você fecha apenas por dentro ou a fechadura fixa, um modelo que dispensa o uso de chave para trancar a porta, como a Fechadura para Porta de Banheiro Cromado Papaiz.

Por fora você consegue abrir a fechadura e ter acesso ao ambiente usando apenas uma chave allen. Essa facilidade para acessar o banheiro é uma questão de segurança para quem está dentro do banheiro: se você passar mal ou se uma criança se tranca dentro do banheiro, quem está fora precisa ter facilidade de acesso.

Se você for instalar fechadura de banheiro em sua residência, opte por fechaduras indicadas para tráfego leve, que suportam em torno de 35 mil ciclos de abertura e fechamento.

Mas se o uso for em áreas comerciais, escolha uma fechadura mais resistente, como as de tráfego médio, que aguentam até 75 mil ciclos de abertura e fechamento.

Para escolher o modelo adequado ao seu uso, identifique o tamanho da máquina ideal para a porta. Para isso, basta medir a distância entre o furo da fechadura até a lateral da porta.

Existem opções de 30 a 35 mm, 40 a 45 mm, 50 a 55 mm, 60 a 65 mm e de 70 mm.Observe qual tipo de acabamento você prefere para a fechadura de banheiro. Existem vários, e isso depende do seu gosto: fechaduras de cromado, cromado acetinado, oxidado, polido, escovado, latonado ou antique.

A Fechadura Pado Zamac Banheiro Karli 55mm, por exemplo, é indicada para banheiro. Vem com roseta e espelho, que é o acabamento que tem a função de cobrir os furos na porta referentes ao cilindro e ao buraco da maçaneta.

A fechadura para banheiro tem diversas opções decorativas, ajudando a deixar esse ambiente da casa ainda mais bonito.

Se a porta do seu banheiro é de correr, utilize uma fechadura específica, chamada de fechadura bico de papagaio. Ela tem esse nome graças ao seu sistema de funcionamento que conta com um gancho responsável por fechar a porta, formando uma espécie de bico.

Fechadura bico de papagaio: ideal para banheiros com porta de correr

Outra opção bastante procurada é a fechadura de banheiro com roseta, que conta com o acabamento apenas com as duas áreas circulares, ao invés do tradicional espelho.

Quatro aspectos que você precisa saber na hora de comprar fechaduras para sua casa:

1 – Frequência de uso

Intenso: residências, consultórios, escritórios, hospitais, shopping centers

Médio: residências, consultórios, escritórios

Leve: residências, comunicação entre cômodos

2 – Ambiente

• Externo

• Interno

• Banheiro

3 – Grau de segurança

Mínima: para portas internas e de banheiro

Média: para portas externas, internas e de banheiro

Alta: para portas externas, internas e de banheiro

Muito alta: para portas externas, internas e de banheiro

Máxima: para portas externas, internas e de banheiro

4 – Grau de resistência à corrosão

As fechaduras são classificadas numa escala que vai do 1 ao 4:

Grau 1 – para ambientes internos, salas e dormitórios

Grau 2 – para ambiente interno com possibilidade de condensação (gotas de umidade que se formam em dias úmidos ou frios) cozinhas e banheiros

Grau 3 – para ambiente externo com condições de temperaturas típicas

Grau 4 – para ambiente externo com condições excepcionalmente severas quanto à corrosão, como regiões litorâneas e industriais, garantindo o seu perfeito funcionamento e aparência

Conclusão

Na hora de escolher um tipo de fechaduras para a sua porta, a principal regra é: use a fechadura de acordo com o ambiente.

Numa porta de entrada é preciso usar uma fechadura com cilindro, para ter uma resistência maior e garantir máxima segurança.

Nas portas internas, você tem que usar uma fechadura de passagem, conforme previsto na norma NBR 14913.

As portas de banheiro precisam possibilitar facilidade de acesso ao interior do ambiente, por uma questão de segurança a quem está do lado de dentro.

“É preciso entender o uso, para escolher o produto de maneira correta. Às vezes o cliente pede pra colocar fechadura de entrada no quarto, então se acontece alguma coisa e a pessoa está lá dentro, é um problema para resolver”, afirma Claudia.

O tipo de porta também é determinante para o tipo de fechadura que você vai escolher.

Quando a gente pensa em porta pivotante, pense numa porta com trinco rolete, como essa Fechadura Trinco Rolete para Porta Pivotante Cromado 45mm 1550 CR Imab, porque ele desliza e recolhe a lingueta, quando está deslizando, para facilitar a abertura da porta.

O trinco rolete utiliza puxador ao invés de fechadura comum, e como a porta não possui fechadura, para que ela não fique solta, o rolete segura a porta no batente.

Para portas de correr, você precisa de um trinco bico de papagaio, como o modelo Cromado 29mm Comum 6929z Arouca, que agarra no batente, garantindo a privacidade.

Outra questão que diz respeito ao aspecto das fechaduras são as maçanetas e rosetas. É preciso observar o conjunto como um todo, para ver qual estilo mais combina com seu gosto e sua decoração.

Leia mais:

Casa Conectada em Promoção na Semana do Consumidor

Qual a melhor fechadura digital?

Como limpar fechadura de porta

Porta pivotante: o que é e como funciona esse modelo

Tipos de portas e janelas: guia completo para a sua reforma

Qual a melhor fechadura digital?

Como escolher entre os modelos de portas

Como impermeabilizar porta de madeira do banheiro e outras áreas úmidas

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo