Dicas

Saiba quando e como usar transformadores de energia

Produtos transmitem energia de um ponto para outro, disponibilizando, por exemplo, tensões mais potentes. Saiba mais

Transformadores de energia

Responsáveis por transmitir energia modificada de um ponto para outro, os transformadores de energia estão disponíveis na Leroy Merlin em dois modelos: autotransformadores e inversores de tensão.Indicados para transformar as tensões de energia (de 110 V para 220 V e vice-versa), os autotransformadores possuem variadas potências (de 300W a 5000W). Essa característica determina a sua compra. Isso porque você precisa analisar a potência dos aparelhos que serão ligados ao produto e confirmar se há compatibilidade. O ideal é o que o autotransformador tenha sempre 30% a mais de potência do que equipamento conectado a ele. Essa margem é importante para que não haja sobrecarga de tensão.

Quer um exemplo simples de quando utilizar o produto? Sua casa só possui tomadas 110 V, porém a geladeira é 220 V. Nesse caso, é indicado usar um autotransformador, de acordo com a potência (300 W, 500 W, entre outros) do eletrodoméstico.

E quando utilizar o inversor de tensão?

O inversor de tensão assume a função de receber aparelhos mais potentes (seja 110 V ou 220 V) e inverter a energia para que esses equipamentos funcionem em fontes mais fracas, como 12 V.

Um exemplo prático de seu funcionamento é conectar o inversor de tensão em um acendedor de cigarros de carros, que funciona com tensão 12 V. O aparelho vai disponibilizar uma fonte de energia mais potente, sendo possível carregar a bateria do seu notebook no carro. Fique atento: para a utilização do produto, é importante verificar se ele será instalado em um local bem ventilado e protegido de água.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo