Saiba como instalar piso laminado sem ajuda profissional

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Saiba como instalar o piso laminado sem ajuda profissional

Instalar piso laminado não é tão complicado quanto pode parecer e não precisa necessariamente de ajuda profissional. Apenas é preciso ter coragem para colocar a mão na massa e perder o medo de se aventurar pelo universo da bricolagem.

Para não ter erro, montamos um passo a passo simples e prático para você acompanhar ao instalar piso laminado na sua casa. Além disso, separamos uma lista de materiais que não podem faltar e reunimos todas as dicas necessárias para evitar surpresas desagradáveis. Confira!

Você vai precisar de:

1 – Manta para contrapiso existente em três tipos. A manta lisa serve para contrapisos cimentados. A ventilada é indicada para pisos térreos de madeira, pedra, cerâmica ou vinil. A acústica, por sua vez, é ideal para pisos não térreos e apartamentos, já que contribui para a redução de barulho.

2 – Espaçadores de 1,5 cm. Os espaçadores deverão ser colocados ao longo da parede para deixar espaço para a dilatação do piso.

3 – Perfis, usados para dar acabamento à colocação do piso laminado. O perfil em T deve ser utilizado em todo vão de portas e a cada 8 m²; o perfil piso-parede, como alternativa ao rodapé; o perfil redutor, em áreas frias e na passagem entre ambientes com desnível; e a cantoneira (ou cordão), junto à armários embutidos ou móveis de alvenaria.

4 – Rodapé e cola para rodapé;

5 – Ferramentas como trena, esquadro, fita adesiva, estilete, serra circular (ou serrinha manual ou serra para esquadria), bloco batente, martelo de borracha, ferro em S, pregos sem cabeça e lápis.

Cuidados pré-instalação:

Na hora de calcular a quantidade necessária de material para cobrir o ambiente no qual você deseja instalar piso laminado, o ideal é a usar a fórmula: “(largura do cômodo x comprimento do cômodo) x 1,1” para achar a metragem quadrada correta. Nessa conta, já está inclusa a média de perda de revestimento (10%), para evitar surpresas na hora da instalação.

É fundamental também que o contrapiso esteja limpo e nivelado. A regra para não perceber desnível no final da instalação é: são aceitáveis diferenças de até 3 mm em um espaço de 1,5 m. Se a diferença for maior que isso ao medir com o nível, o aconselhável é consertar a diferença antes de começar a instalação do piso laminado.

Passo a passo para instalar piso laminado

1º passo

Coloque a manta adequada sobre o contrapiso, no sentido oposto ao da colocação das réguas, deixando 1 cm de sobra no canto da parede e unindo as faixas com fita adesiva.

2º passo

Posicione os espaçadores ao longo da parede mais próxima ao local onde vai começar a instalação, que deve ser a de maior largura da sala. Coloque a 1ª régua com o lado macho (o feito para encaixar, não para receber o encaixe de outra placa) voltado para a parede e, em seguida, coloque a 2ª. Durante a instalação, é importante ter certeza de que o desenho da madeira está em sequência.

3º passo

É muito provável que a última régua da primeira fileira precise ser ajustada em relação ao comprimento. Na hora de serrar, é importante que o lado decorativo esteja virado para baixo e que ela fique com, no mínimo, 20 cm. Para instalar, a parte cortada deve ficar voltada para a parede.

4º passo

Comece a segunda fileira utilizando uma régua cortada, colocando-a em um ângulo de 30° e descendo para encaixá-la. Alternar a posição das peças cortadas é uma regra de instalação do piso laminado, por isso faça a terceira fileira como a primeira e a quarta como a segunda até o fim do processo.

5º passo

Assim que todas as réguas forem instaladas, retire os espaçadores e fixe os rodapés na parede com cola e pregos sem cabeça. Para finalizar o acabamento, é só encaixar os perfis descritos acima, de acordo com a necessidade do seu cômodo, e pronto!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo