Tijolos são a unidade básica da sua casa e podem comprometer boa parte do orçamento da sua obra. Saber qual o melhor tijolo para a sua construção pode te poupar muito dinheiro e não tem forma melhor de fazer isso do que com a ajuda de um bom profissional. Para te ensinar um pouco a respeito dos principais tipos de tijolos, Lucas Salles conversou com um assessor de vendas da Leroy Merlin. Dá uma olhada:
Descubra qual o melhor tijolo para sua casa
Você sabe qual o melhor tijolo para sua obra? Isso pode não ser tarefa fácil, por isso, preste atenção nos modelos a seguir e escolha o ideal para você.
Feito de concreto aerado, o bloco celular é um dos tijolos mais comuns na construção civil, pois tem um excelente custo-benefício e serve para quase qualquer necessidade. Mas não o deixe sem revestimento.
Poroso, ele tem alta taxa de absorção de água, então é preciso ter pressa para revesti-lo, principalmente em épocas chuvosas. Experimente também pintar a sua parede por cima, usando uma tinta resistente à água do lado externo!
Outro modelo bastante utilizado é o bloco baiano, que se caracteriza por sua estrutura vazada e cor terrosa. Ele é ideal para andares extra na casa, por ser extremamente leve. O bloco baiano também pode ser utilizado para reforçar estruturas.
Decoração rústica com tijolos e elementos vazados
Outro tijolo comum é o bloco cerâmico. Estiloso, ele pode servir para fazer as famosas paredes de tijolos aparentes, bastante utilizadas em decorações industriais e rústicas. Mas, se você quiser colocar um revestimento por cima, ainda é possível utilizar essa opção como uma estrutura comum – são necessárias cerca de noventa unidades por metro quadrado.
Um elemento que também pode servir para uma decoração rústica é o tijolo de ventilação. Vazado, ele fica lindo em ambientes como cozinhas e salas, dividindo as duas parcialmente. Também pode ser usado em jardins e quintais, criando áreas específicas para recreação, chuveiros ao ar livre ou até mesmo um pequeno jardim ou horta fechado.
Traga cor e sofisticação com cobogós e blocos de vidro
Os cobogós são uma tendência resgatada nos últimos anos. Com um estilo vintage, eles são uma versão um pouco mais sofisticada do elemento vazado. São feitos, em geral, com cores vibrantes/esmaltadas e caem muito bem dividindo cozinhas de lavanderias, seções da sala e dando um pouco de privacidade a determinadas áreas.
Um tijolo que também pode servir para essa “privacidade parcial” é o bloco de vidro. Extremamente estiloso e moderno, ele tem várias vantagens, como a de otimizar o conforto térmico do ambiente em dias quentes e proporcionar muito mais iluminação do que sua versão de alvenaria. E o melhor: com alguns conhecimentos de bricolagem, dá para fazer isso em casa! Cheque nosso passo-a-passo.
Depois dessas dicas, ficou mais fácil decidir qual o melhor tijolo parCheque nosso passo-a-passoa sua obra?