Qual é o melhor porcelanato para ambientes pequenos?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A escolha adequada do porcelanato para ambientes pequenos dá sensação de amplitude e favorece a luminosidade (Projeto: Portobello S.A.)

A escolha de um revestimento deve ser feita com cuidado. Afinal, dependendo do material, da cor e da paginação, é possível fazer com que os ambientes pareçam maiores ou menores.

Por isso, entender qual é o melhor porcelanato para ambientes pequenos é fundamental.

Basicamente, um porcelanato adequado fará com que o seu espaço pareça mais amplo, iluminado e aconchegante. Além, é claro, de ficar em sintonia com a sua personalidade e o seu estilo. Confira as dicas que reunimos a respeito desse assunto!

Lastras Avorio di Brescia usadas em piso e parede, dando continuidade ao ambiente (Projeto: Portobello S.A.)


Tamanho ideal do porcelanato para ambientes pequenos

O tamanho do porcelanato para ambientes pequenos é algo que gera bastante dúvida. Isso porque não existe uma regra sobre o assunto. Mas existem dicas para ambientes pequenos que podem transformar o espaço.

Quanto maior for o tamanho das peças, mais amplo o ambiente parecerá. Haverá uma necessidade menor de rejunte, o que cria uma sensação visual de amplitude. Contudo, se a placa for muito grande, também será preciso fazer vários recortes.

Portanto, a dica é sempre observar a planta do espaço, analisando as metragens e o formato. Depois, é só comparar esses dados com os formatos de porcelanato que você mais gostou, avaliando se será necessário fazer muitos recortes.

De qualquer forma, prefira o porcelanato retificado. A borda reta dele permite assentar as peças bem próximas, com uma quantidade mínima de rejunte, o que chamamos de “junta seca”. O resultado é a impressão de uma superfície contínua.

Veja também: 7 dúvidas sobre o uso do porcelanato retificado

Lastras: porcelanatos em grandes formatos

Uma alternativa bem interessante é investir nas lastras. Elas são superfícies contínuas, de porcelanatos em grandes formatos, que ajudam a dar essa sensação de amplitude.

Veja também: perguntas e respostas sobre as lastras

O mais bacana é que as lastras são extremamente versáteis. Existem opções para pisos e paredes — e também para revestir bancadas e produzir nichos de banheiros, entre muitas outras aplicações.

Grandes formatos contribuem para ganho de amplitude. Na imagem, porcelanato Pierre Belle Blanc, disponível na Leroy Merlin (Projeto: Portobello S.A.)


Paginação adequada do porcelanato para ambientes pequenos

A paginação é a forma como o revestimento será assentado, formando um “desenho”. É ela que define onde a peça deverá começar a ser colocada e onde ficarão os recortes.

Por isso, a escolha da paginação deve estar em sintonia com o tamanho do porcelanato para ambientes pequenos.

Você poderá optar entre diferentes alternativas de paginação, como:

  • transpasse: colocando duas peças lado a lado, sem que os finais delas fiquem na mesma linha. Há o transpasse padrão, no qual o distanciamento das placas varia de 10 a 50%, mas com todas tendo o mesmo distanciamento, e o transpasse aleatório, ideal para produtos menores;
  • espinha de peixe ou zigue-zague: é usada com porcelanatos retangulares e indicada para locais com maior movimentação, como nas salas, pois confere mais sofisticação ao ambiente. Essa paginação pode ser usada em pisos e paredes;
  • Paginação espinha de peixe (Projeto: Portobello Shop Catalão)

  • vertical: utiliza peças retangulares e tem como eixo o lado que apresenta maior medida, conferindo o efeito de verticalidade. É uma técnica muito usada para ambientes compridos e fica excelente com o revestimento amadeirado, como o porcelanato que imita madeira;
  • horizontal: peças alinhadas de acordo com o eixo horizontal, o que aumenta a largura da superfície. Por isso, é uma boa ideia para ambientes compactos. O porcelanato polido fica excelente com essa paginação;
  • alinhada: as peças apresentam os mesmos tamanhos e formatos. Além disso, mantêm um alinhamento constante. Costuma ser mais indicada para locais amplos e sem muitos obstáculos;
  • escama de peixe: também usada para porcelanatos retangulares, porém as peças são assentadas na horizontal e na vertical, formando ângulos de 90°;
  • diagonal: costuma apresentar um corte mais elevado de peças, o que pode significar desperdício, mas tem um efeito visual bem marcante.
  • Todos os ambientes podem ser favorecidos com o porcelanato certo. Na imagem, linha de porcelanato Atlântico (Projeto: Portobello S.A.)

    Dimensões do porcelanato para espaços pequenos

    Antes de escolher uma paginação, considere as dimensões do porcelanato e do ambiente, tentando respeitar o tamanho e o formato original da peça.

    Se quiser dar mais personalidade, misture materiais, tamanhos e padronagens diferentes. Só tome cuidado para isso não causar um efeito visual muito pesado e, assim, diminuir o ambiente.

    No caso de revestimentos para paredes, quando aplicados na direção vertical dão a impressão de que o pé-direito é mais alto.

    Uma dica interessante é usar o truque da continuidade entre parede e piso, dispensando o uso do rodapé. Basta aplicar o mesmo revestimento nas duas superfícies e em um só sentido — isso ajuda a ampliar o espaço.

    Aplicar o mesmo porcelanato em piso e parede ajuda a dar uma sensação de continuidade. Ris e Cement, produtos da linha Nord, disponíveis na Leroy Merlin (Projeto: Portobello S.A.)


    Cores e padrões de revestimentos para ambientes compactos

    Quando o assunto é porcelanato para ambientes pequenos, não podemos desconsiderar as cores para espaços pequenos e os padrões, já que eles influenciam diretamente na sensação que temos ao entrar em um espaço.

    De forma geral, os tons claros e neutros favorecem a luminosidade, fazendo o ambiente parecer visualmente maior do que é.

    Nesse sentido, os porcelanatos em tons de branco, off-white, bege, cinza-claro e paletas de nudes são os mais usados.

    Outras opções interessantes além do piso branco são os revestimentos marmorizados, com fundos mais claros, e os porcelanatos amadeirados, em tons abertos de marrom.

    Caso pretenda usar porcelanato estampado, como de mármore ou de madeira, você poderá aplicar em piso e parede. Como vimos, isso também traz uma maior sensação de continuidade.

    Em imóveis muito pequenos, vale a pena usar o mesmo revestimento em todos os cômodos, pois isso traz mais amplitude visual.

    Se você tem medo de o ambiente ficar monótono, pode investir no tom sobre tom, com porcelanatos da mesma cor, apenas alternando a tonalidade. Para dar destaque a algum ponto especial, use um revestimento colorido.

    Em banheiros, as superfícies contínuas ajudam a dar sensação de amplitude. Na imagem, foi usada a lastra Michelangelo (Projeto: Portobello S.A.)


    Rejuntes

    A cor do rejunte para porcelanato é algo que deve ser pensado com cuidado, pois esse elemento tende a interferir totalmente no resultado.

    Se a ideia é destacar o seu porcelanato em apartamento pequeno, por exemplo, opte por um rejunte de cor contrastante.

    Porém, se você deseja uma impressão de uniformidade, escolha uma cor de rejunte mais próxima da tonalidade da borda do revestimento escolhido.

    Tons claros, como as nuances da Artsy Cement, são excelentes para ampliar ambientes (Projeto: Portobello S.A.)


    Outros pontos a se considerar

    Além dessas dicas, existem outras importantes para a escolha do porcelanato para ambientes pequenos. Uma delas é sempre se atentar ao acabamento do revestimento e conferir se ele é indicado para a área onde você deseja instalá-lo.

    Os porcelanatos para ambientes internos podem ser:

  • Polidos: possuem brilho intenso e dão um ar sofisticado. Contudo, são mais escorregadios quando em contato com a água. Por isso, não devem ser usados em áreas molhadas, apenas em salas, quartos, escritórios, corredores etc;Saiba mais sobre os porcelanatos polidos da Portobello
  • Naturais: têm cobertura fosca e são menos escorregadios, sendo ideais para áreas úmidas, como banheiros, cozinhas, lavanderias etc.Saiba mais sobre os porcelanatos naturais da Portobello
  • Por fim, tente combinar o porcelanato com o estilo definido para o ambiente. Por exemplo, um cômodo com decoração rústica ou industrial será valorizado com o uso de um revestimento que recria a aplicação do cimento queimado, e assim por diante.

    Exemplo de aplicação do porcelanato Mont Blanc em parede, criando amplitude e sofisticação. (Projeto: Portobello S.A.)


    Agora ficou mais fácil escolher o porcelanato para ambientes pequenos? Se você gostou dessas dicas, acesse o Archtrends da Portobello agora mesmo e se inspire com lindos projetos e aproveite as ofertas da Leroy Merlin para comprar os melhores revestimentos!

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo