Móveis

Poltrona para idoso: como escolher o modelo ideal?

Para ler, assistir a um programa preferido ou mesmo tirar aquela sonequinha que chega sem avisar, uma poltrona é sempre uma boa opção. Mas quando o assunto é poltrona para idoso, a escolha pede alguns cuidados a mais, principalmente em relação à ergonomia e ao conforto.

Poltrona Reclinável Couríssimo Marrom

Vantagens de uma cadeira para idoso

Com o passar do tempo, as preocupações com a segurança e o conforto dos idosos vêm ganhando mais atenção, não apenas em espaços públicos, mas também dentro dos lares. Prova disso é que adaptar a casa para idoso não é mais tão difícil, nem exige um investimento absurdo.

Contar com um banheiro acessível e outras instalações que facilitam o dia a dia é necessário – e isso também vale quando o assunto são os móveis; é aí que entra a importância de ter uma poltrona para idoso.

A poltrona retrátil é ideal para idosos pois apresenta a estrutura que você já conhece, mas com atributos que trazem mais conforto, segurança e ergonomia. A estrutura e a tecnologia envolvidas na fabricação ajudam no controle da pressão do organismo, no ajuste de encostos e outros aspectos.

Poltrona Do Papai Retrátil E Reclinável Corino Preta

A poltrona reclinável para idoso ainda pode ser usada em uma variedade de posições e, além de ser ergonômica e oferecer bem-estar, promove outro importante benefício: contribui com a sensação de independência, proporcionada pelo conforto.

Como escolher poltrona confortável para idoso

Para escolher uma boa poltrona confortável de descanso para idoso, é preciso considerar alguns critérios que vão ajudar o usuário a ter mais bem-estar e ergonomia. Os joelhos, por exemplo, precisam ficar afastados de 3 a 5 cm da beirada da poltrona, a fim de manter os pés no chão.

Também é recomendado que haja espaço suficiente na poltrona para que o idoso consiga colocar uma mão de cada lado do quadril. Já o encosto deve ser alto para dar apoio à cabeça.

Poltrona Reclinável Imperial Suede Liso Cinza

Lembre-se também de conferir se a poltrona comporta bem o peso e a altura do usuário para garantir bem-estar a ele e tenha atenção para que o idoso se levante do encosto em um ângulo de 90 graus, ereto, o que evita lesões.

Uma poltrona para sala com variedade de posições, que seja regulável e que tenha suporte lateral, o que ajuda a manter a postura, também é bem-vinda. Além disso, a altura, a largura e a profundidade do assento devem ser escolhidas conforme o biotipo do usuário, já que impactam na ergonomia e no conforto.

Qual a melhor poltrona para idoso?

Existem várias poltronas e, para escolher a melhor, é importante analisar alguns critérios, a começar pelo tipo de uso.

Muitas dessas cadeiras apresentam o chamado “controle de pressão”, uma funcionalidade que evita que os órgãos sofram pressão por permanecerem na mesma postura o tempo todo. Essa função é indicada principalmente para idosos em idade mais avançada.

Outra escolha é a tonalidade, já que há poltronas em várias cores, das mais neutras, como preto e bege, às mais vibrantes, como verde e azul.

O material da estrutura também deve ser avaliado e varia com opções em madeira e metal, mais resistentes, além de outros materiais.

Poltrona Reclinável Couríssimo Pinhão

Ao escolher qual a melhor poltrona reclinável para idoso, outro critério muito importante a conferir é a capacidade de peso: há modelos que suportam até 130 kg e é importante verificar esse aspecto.

É essencial que, ao escolher entre os tipos de poltronas, além do design e do conforto, se considere a usabilidade e as necessidades do usuário. Entre as poltronas confortáveis para idosos, a poltrona reclinável promove mais bem-estar por permitir ajudar o encosto.

Você também pode optar por poltronas com rodas ou sem rodas e poltronas com braços ou sem braços. As rodas ajudam a movimentar o móvel com mais facilidade, o que ajuda na limpeza. Já os braços contribuem para oferecer conforto e segurança durante o uso.

As poltronas de repouso, aliás, podem ser manuais mas também há versões de poltrona reclinável elétrica. A diferença é que as últimas são mais largas e ideais para casos de perda de mobilidade, já que facilitam o controle de comandos.

Cadeiras para idosos

Além das poltronas para idosos, existem também cadeiras para banho, usadas para facilitar essa tarefa; e também para higiene, utilizadas no banheiro.

Há, ainda, a cadeira de rodas, usada para a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção, e a cadeira higiênica, usada para oferecer acessibilidade ao usuário durante a higiene.

Poltrona para idoso na Leroy Merlin

A poltrona para idosos oferece ergonomia e conforto para esse público. E agora que você já sabe como escolher a melhor opção, veja os modelos disponíveis para comprar online na Leroy Merlin e garanta esse cuidado a mais na sua casa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo