Piso de porcelanato ou cerâmica: como escolher o melhor?
Na hora da reforma ou construção, escolher o revestimento do piso é uma das tarefas mais importantes e também que causa muitas dúvidas. Se a decisão já tiver sido tomada por pisos frios, o piso de porcelanato e a cerâmica ganham a preferência. Mas como escolher entre eles?
Para acabar com a dúvida, a arquiteta Fabíola Nardino explicou as diferenças e semelhanças e ainda deu dicas infalíveis para saber o que você deve considerar na hora de bater o martelo na escolha do piso.
O que é preciso na hora de escolher o piso ideal?
Tanto os porcelanatos quanto os pisos de cerâmica são ótimas escolhas quando a busca é por um piso frio, pois ambos os revestimentos são muito semelhantes. Por isso, é importante considerar as características de cada ambiente da casa para avaliar qual deles será mais viável.
O revestimento do piso precisa ser escolhido com base na adequação do ambiente, considerando se será uma área molhada, seca, externa, coberta ou descoberta. Neste caso, tanto na cerâmica quanto no porcelanato, existem diferentes modelos e com níveis de resistência e impermeabilidade e essas características precisam ser consideradas na hora da compra.
Os pisos de porcelanato e de cerâmica, segundo a arquiteta Fabíola Nardino, têm como principal diferença o processo de fabricação, o que pode interferir no acabamento e no preço de cada peça.
A diferença básica entre esses pisos e revestimentos se dá na fabricação, pois, “enquanto a cerâmica tem um processo mais simples e algumas vezes rústico, o porcelanato passa por um processo mais controlado e sofisticado, o que garante maior resistência e menor porosidade”, explica.
Por que escolher o revestimento de porcelanato?
Apesar de o preço do piso de porcelanato ser um pouco mais alto em alguns casos, ele pode ser a opção ideal para ambientes com mais umidade. “Por conta da menor porosidade, o porcelanato absorve menos água, o que o torna ideal para áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e ambientes externos, conta a arquiteta.
Além disso, o porcelanato também tende a ter maior resistência, devido a seu processo de fabricação controlado. Uma ótima opção para locais com grande fluxo de pessoas e cargas, como lojas e shopping centers.
Por que escolher o revestimento cerâmico?
Já o piso cerâmico é um produto mais barato que o porcelanato e muito versátil, pois conta com maior variedade de modelos, que vão dos mais rústicos e artesanais até as versões esmaltadas. Além disso, eles se adequam bem a todos os ambientes de uma casa.
O revestimento em cerâmica, apesar de ser menos resistente que o porcelanato, também é muito durável, desde que aplicado em projetos residenciais ou comerciais com menor fluxo de pessoas.
Tipos de piso de porcelanato
Se após pesquisar todas as características do cômodo e as qualidades dos revestimentos, a escolha for pelo piso de porcelanato, então é hora de decidir entre os diferentes modelos do piso frio de acordo com cada ambiente da casa.
“Usar o mesmo porcelanato na casa toda implicaria em ter um ótimo desempenho em um ambiente e não tão bom em outro. O porcelanato polido, por exemplo, pode ser bem escorregadio e, por isso, não é ideal para áreas molhadas, como o banheiro”, alerta Fabíola Nardino.
O porcelanato polido tem uma superfície mais lisa, brilhante e, normalmente, escorregadia. Por isso, é indicado para ambientes secos, como salas, corredores e quartos.
Tanto o porcelanato brilhante quanto o porcelanato fosco são variações do porcelanato polido e que se diferem pelo tipo de textura.
O porcelanato acetinado é outra opção confortável e ideal para salas e quartos, uma vez que esse revestimento já tem um brilho mais discreto, com uma aparência acetinada.
Já o porcelanato esmaltado é aquele que recebe uma camada de esmalte por cima da massa, o que permite a estampa do desenho desejado. Ele pode ter acabamento liso, áspero, matte ou brilhante.
No caso do porcelanato com acabamento natural, tem uma superfície com acabamento matte, o que o torna mais resistente e pouco escorregadio, perfeito para áreas comerciais ou externas da casa.
O piso epóxi ou piso porcelanato líquido, por sua vez, consiste em um produto de vedação e impermeabilização que dá resistência aos pisos da casa. Ele pode criar uma camada de até 3mm de espessura em relação ao chão, funcionando como uma cerâmica brilhante e sofisticada.
Revestimento cerâmico ideal para cada ambiente
Mas se a opção ideal for a cerâmica, é importante saber que vai encontrar muitas opções e modelos, já que esse é um tipo bem democrático de revestimento. Muito utilizado no Brasil, ele tem várias texturas, tamanhos, qualidade e preços.
O piso cerâmico para salas, quartos, cozinhas e banheiros, ou seja, ambientes internos, pode ganhar espaço na decoração da casa com diferentes opções de cores e estampas, que imitam pedras, madeiras, cimentos, pastilhas e mármores, trazendo um toque bem confortável e cheio de estilo ao ambiente.
E para áreas externas, como o quintal, garagem ou área da piscina, o ideal é buscar os revestimentos cerâmicos mais resistentes, para suportar o grande fluxo de pessoas e também as variações do clima. Além disso, para aumentar a segurança, os pisos antiderrapantes são uma excelente escolha.
O piso cerâmico acetinado, cerâmico brilhante, cerâmico esmaltado, cerâmico polido ou cerâmico esmaltado polido são os diferentes tipos de
acabamentos da cerâmica possíveis de uso em qualquer ambiente da casa. Basta seguir o estilo de decoração proposto no ambiente e dar aquele toque de estilo trocando, muitas vezes, apenas o revestimento do piso.
Com todas essas dicas, fica fácil escolher qual o piso de porcelanato e cerâmico ideal para sua reforma ou construção. E a Leroy Merlin tem todas as opções para tornar a sua compra ainda mais acertada e deixar o piso da sua casa lindo e durável. Confira as ofertas e escolha o seu hoje mesmo!
Confira o vídeo e entenda as diferenças entre pisos e porcelanatos: