O que guardar na geladeira e o que não precisa refrigerar?
Organizar a cozinha pode ser uma tarefa complicada. Graças ao número de utensílios presentes e a necessidade de praticidade no cômodo, tudo precisa ser extremamente funcional e fácil de limpar. Quando falamos da geladeiras, não é diferente: quem nunca se viu tentando enfiar alimentos nos cantinhos mais remotos do eletrodoméstico para que tudo caiba? Esse hábito não é só pouco prático, ele também pode fazer com que vários desses alimentos não visíveis estraguem. Felizmente, vários dos alimentos que guardamos na geladeira após as compras não precisam, na verdade, estar lá. Quer saber quais comidas precisam de refrigeração e quais podem ficar do lado de fora? Confira:
Sal, açúcar e acidez evitam que os alimentos estraguem
Ao comprar condimentos como ketchup e mostarda, guardá-los na porta da geladeira é uma reação natural. Mas não é bem assim: o nível de acidez e quantidade de sal e/ou açúcar nesses alimentos os tornam auto-conservantes, o que dispensa a refrigeração. Aliás, o mesmo se aplica a maior parte dos molhos e as conservas – que são uma forma muito antiga de evitar que as comidas estraguem.
Conservas salgadas com verduras e doces com frutas são, portanto, uma excelente e deliciosa forma de evitar o desperdício! Instale nichos na cozinha para comportar isso tudo: é uma ótima forma de armazenar com estilo.
Os maiores erros: cebola, alho e batata
Cebola, alho e batata são alimentos conhecidos através da história por sua resistência – então por que colocá-los na geladeira? Todos eles devem ser guardados em um local longe da umidade e da luz, com o alho preferencialmente em um saco de papel. De quebra, aproveite para organizar a sua dispensa com cestos e caixas organizadores, deixando-a ainda mais organizada. Mas atenção: depois de cortada, armazene a cebola na geladeira em um potinho fechado, consumindo em até dois dias.
Alimentos de armazenamento opcional
Alguns alimentos vão depender das suas preferências e, por consequência, do espaço que você tem na sua cozinha. Melão, banana e abacate são frutas que devem amadurecer fora da geladeira, mas que, se colocados maduros dentro dela, podem ter uma vida útil maior. Ovos podem ficar tanto do lado de dentro quanto do de fora, mas variações de temperatura podem não ser muito boas para esse alimento. Na dúvida, armazene na geladeira, retirando um pouco antes para receitas que exijam temperatura ambiente.
Falando de gosto, pão, tomate e manteiga podem perder um pouco do seu sabor se deixados na geladeira. O pão pode ser congelado se comprado em excesso; já os tomates podem ser colocados em uma área externa seca. A manteiga é uma exceção dentre os laticínios que deve ser colocada fora da geladeira: ela fica muito mais gostosa se não refrigerada, processo que pode ser feito por no máximo dois dias. A sugestão é colocar a quantidade geralmente consumida em um potinho, repondo depois desse período de tempo.