Lâmpada LED tubular: passo a passo de como instalar
Seja para áreas internas, seja para áreas externas, a lâmpada LED tubular está ganhando cada vez mais espaço e proporcionando versatilidade para decoração e maior conforto graças à qualidade da iluminação.
Com um processo de instalação simples e muitos benefícios, a escolha da lâmpada de LED tubular tem sido recorrente tanto por quem está construindo quanto por quem vai reformar a casa, o escritório ou até mesmo o galpão da empresa.
Vantagens da lâmpada LED tubular
As lâmpadas comuns estão sendo substituídas pelas lâmpadas de LED tubular, e o motivo é forte: são mais econômicas e têm maior durabilidade, seja em espaços comerciais, seja em ambientes residenciais.
Em comparação com as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas LED tubular podem alcançar uma durabilidade até 25 vezes maior e proporcionar uma redução de aproximadamente 80% no consumo de energia.
Mas suas vantagens não param por aí:
Passo a passo de como instalar lâmpada LED tubular
As lâmpadas tubulares têm um mecanismo de instalação diferente das convencionais, e o modelo de LED tubular também tem um esquema próprio, sem reator, sendo necessário ajustar a estrutura elétrica para uso desse modelo.
Outro ponto importante na hora de instalar a lâmpada tubular LED, incluindo lâmpada tubular LED 18W e lâmpada tubular LED 40W, é se certificar de que o encaixe dela é compatível com o ponto de instalação — caso contrário será necessário trocar mais do que a lâmpada.
Passo 1 — Faça identificação dos cabos
A primeira coisa a fazer é identificar os cabos de retorno e neutro. Em seguida, marque-os para não haver confusão.
Passo 2 — Desligue o disjuntor
Nunca trabalhe em circuitos elétricos com a energia ligada. Então, antes de qualquer coisa, desligue o disjuntor e certifique-se de não haver corrente elétrica nos fios.
Passo 3 — Ligue os cabos de alimentação
Observe o esquema de ligação da lâmpada de LED tubular e ligue os fios respeitando o esquema padrão. Caso tenha um reator instalado na estrutura antiga, remova-o.
Passo 4 — Plugue a lâmpada
Feito o ajuste do esquema, certifique-se de que os fios estão isolados e de que o local de encaixe da lâmpada está com as devidas fixações. Feito isso, plugue a lâmpada de LED tubular.
Passo 5 — Religue o disjuntor
Instalação concluída, é hora de ver se está tudo funcionando. Para isso, ligue novamente o disjuntor e acenda a lâmpada.
Dicas e cuidados ao instalar a lâmpada LED tubular
A instalação de lâmpadas LED tubular apresenta suas particularidades e alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo:
Tomando esses cuidados, a instalação poderá ser feita com sucesso e você vai aproveitar os benefícios da lâmpada de LED tubular.
E para que você possa ter o melhor custo-benefício, veja também estas dicas bem interessantes:
Como descartar lâmpada LED tubular corretamente
Basicamente, 98% dos componentes das lâmpadas de LED são recicláveis e em sua composição não existem metais pesados, mas o Brasil ainda não conta com um mercado capaz de lucrar com esse tipo de reciclagem.
Para descartar as suas lâmpadas de LED tubulares ou qualquer outro modelo de LED, a recomendação é que você procure a prefeitura da sua cidade ou postos que aceitam lâmpadas para dar a elas o destino adequado.
Mas, se você tiver uma loja Leroy Merlin perto da sua casa, pode levar suas lâmpadas de LED e deixar conosco. Cuidaremos do descarte correto e seguro para você.
Agora que você já sabe o potencial econômico e durável da lâmpada de LED tubular e como ela pode melhorar a qualidade da iluminação de residências e espaços comerciais, o que acha de substituir as lâmpadas tradicionais na sua casa?
Na Leroy Merlin, você encontra o que há de melhor e mais moderno em lâmpadas LED tubulares, das melhores marcas e com uma variedade de modelos capaz de atender desde os pequenos cômodos até os galpões comerciais.
Venha conferir nossa linha completa de lâmpada LED tubular e se surpreenda com a diversidade e os preços!